LUMISOFT

(Guia do usuário)

* O guia de utilização do Novo Lumisoft fornece informações completas sobre o seu uso, orientando os usuários sobre os novos recursos do programa, instruções, dicas e muito mais.

11 2 . 3 Interface do programa --------------------------------------------------------------.Pág.Sumário Iniciando um novo projeto ---------------------------------------------------------.Pág.Pág.Pág. 1 !icas -----------------------------------------------------------------------------------. 6 Selecionando luminárias ----------------------------------------------------------. 9 Inserindo luminárias ----------------------------------------------------------------. 5 Ferramentas --------------------------------------------------------------------------.Pág.Pág.

" Informe as caracter/sticas do am&iente$ dimensionamento$ tipo de forro$ reflet0ncia$ par0metros onde ser'o instaladas as luminárias$ ilumin0ncia desejada e flu1o total da luminária e cli%ue no &ot'o visuali(ar. 3 .-.-$ entrando na tela de projeto principal. Sempre %ue necessitar inserir uma nova luminária ao seu projeto$ cli%ue no &ot'o$ adicionar luminária ao projeto$ %ue está locali(ado na parte inferior direita da sua tela. Se o resultado estiver de acordo com o esperado$ confirme no &ot'o . 2onfirmar .Iniciando novo projeto 1" Para come#ar um novo projeto$ cli%ue no &ot'o novo$ locali(ado na parte superior direita da sua tela. )&rirá uma tela para escol*a do modelo da luminária %ue será utili(ada no projeto$ ap+s escol*ida$ confirmar no &ot'o .

4ste relat+rio cont5m todas as caracter/sticas do seu projeto como6 7omografia$ descritivo t5cnico da8s9 luminária8s9$ Ilumin0ncia etc. .3" 2aso esteja satisfeito com seu projeto$ cli%ue no &ot'o calcular$ situado na parte inferior direita de sua tela$ podendo visuali(ar os resultados. Se desejar poderá tam&5m salvar seu projeto$ para futuras modifica#:es e 8ou9 atuali(a#:es.erar relat+rio no <ord Iniciar cálculo 4 . Pronto$ agora voc3 já pode gerar o relat+rio do seu projeto clicando no /cone$ gerar relat+rio $ situado na parte superior da sua tela.

A47.A47. 4SP42IFI2)CD.Interface do programa )=>?I@.S B?FIGH=I)S 74B) !4 P=. P)=EF47=. P=. =4S?B7)!. 5 .

rid de posicionamento das luminárias ao projeto atrav5s de coordenadas F 1 F. • Para a&rir o %uadro de par0metros do grid$ clicar na Ifle1aJ a&ai1o do /cone. • 2licando no /cone$ o grid pode ser ativado ou desativado. . • Para a&rir o %uadro de par0metros do grid$ clicar na Ifle1aJ a&ai1o do /cone. • Inserir as luminárias nas interse#:es das lin*as do grid. . 6 . • 2licando no /cone$ o grid pode ser ativado ou desativado.rid de posicionamento das luminárias ao projeto por espa#os igualmente distri&u/dos. • Para a&rir o %uadro de par0metros do grid$ clicar na Ifle1aJ a&ai1o do /cone. • 2licando no /cone$ o grid pode ser ativado ou desativado. • Inserir as luminárias nas interse#:es das lin*as do grid.rid de posicionamento das luminárias ao projeto atrav5s de modula#:es de forros padroni(adas.Ferramentas Arquivo Novo 2riar novo projeto !"rir )&rir projeto e1istente Sa#var Salvar projeto em e1ecu#'o Projeto .

7am&5m pode ser acionado atrav5s da tecla IdeleteJ do teclado. Klo%uear ou permitir inserir novas luminárias ao projeto. >uando acionado$ e1i&e a descri#'o$ 0ngulo e altura de instala#'o das luminárias do projeto. 7 . Iniciar o processamento de cálculo. )pagar as luminárias selecionadas. @elocidade de processamento do cálculo$ %uanto maior o desempen*o$ mel*or a %ualidade de visuali(a#'o da tomografia. 4n%uadrar a tela de projeto na posi#'o e escala ideal. )rrastar a tela de projeto em %ual%uer dire#'o. =otacionar as luminárias selecionadas$ utili(e o %uadro a direita para definir o 0ngulo de rota#'o. Resultado Permite mudar a escala de cores do projeto$ para mel*or visuali(a#'o dos contrastes. )pro1imar ou afastar a tela de projeto$ desli(ando o cursor pela tela.• Inserir as luminárias no centro da modula#'o do forro.

.erar a especifica#'o completa da luminária selecionada. 8 .@isuali(a#'o simples da ilumin0ncia do am&iente.erar relat+rio completo do projeto$ pronto para impress'o. 41portar ar%uivo fotom5trico da luminária selecionada. . @isuali(a#'o em 3! da ilumin0ncia do am&iente.

Se#ecionando #uminárias Para selecionar uma ou mais luminárias$ deve-se fa(er uma IjanelaJ de sele#'o en%uadrando-as inteiramente$ conforme figura acima. 9 . Para desfa(er a sele#'o$ deve-se utili(ar a tecla IescJ do teclado.

Inserindo #uminárias O fundo azul corresponde ao modelo selecionado em uso. 2aso o grid seja de modula#'o do forro$ as luminárias devem ser inseridas entre os espa#os. Para inserir uma luminária ao projeto$ selecione o modelo desejado e cli%ue com o &ot'o es%uerdo do mouse em uma das interse#:es do grid$ conforme figura acima. 10 .

$icas Dica ! 7ela de projeto 7ela de resultado 7ela de especifica#'o 11 .

8Para utili(a#'o em outros softMares luminot5cnicos. Informar consumo total do reator e ignitor se *ouver. N@erificar valores no catálogo do fa&ricante da l0mpada. . N @erificar valores no catálogo do fa&ricante do e%uipamento.)o finali(ar o processamento do cálculo$ a tela de projeto automaticamente será trocada pela tela de resultado. Dica " )o passar o cursor do mouse por %ual%uer ferramenta do programa$ aparecerá uma legenda correspondente L fun#'o do mesmo$ conforme e1emplo a&ai1o6 Dica # 41portando ar%uivo I4S. Geste campo deverá constar apenas o flu1o de uma l0mpada$ mesmo %ue a luminária escol*ida possua outras. usuário poderá navegar entre estas 3 telas sempre %ue desejar$ pois as ferramentas est'o relacionadas L tela selecionada.9 Informar a descri#'o da l0mpada. Exemplo 12 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful