! "#$%#&!'(!)&%*'#!

"#$%$&#'!(!)*+#*$!,-.#$!

! !

Sucessão Ecológica. 1) O que é ? 2) Diferenças: a) Comunidade Pioneira b) Comunidade Clímax ! Estabelecer a relação com a cadeia e teia alimentar/ diversidade e biomassa c) Sucessão Primária d) Sucessão Secundária ! Estabelecer a relação entre o bioma da Floresta da Tijuca. 3) Características abióticas que a comunidade pioneira se adapta. 4) Influência da parte biótica na abiótica / Exemplos. 5) Diferenciar: i) Comunidade/ População/ Espécie

Questão: (UNESP) Uma ilha situada a 20 km de distância do continente, após a explosão de um vulcão, foi coberta por uma camada espessa de cinza quente e nenhuma planta ou animal sobreviveu. Alguns anos após, observou-se a presença de líquens seguidos de outras plantas. Posteriormente, foi possível verificar também a presença de pequeno animais e, tempos mais tarde, a presença de animais de maior porte. Após várias décadas, a ilha estava coberta por uma floresta jovem, mas densa. Pergunta-se:! a) como se chama o fenômeno ecológico ocorrido a ilha, a partir da erupção vulcânica? b) Por que, no processo de reorganização das comunidades na ilha, os organismo heterótrofos não poderiam ter sido os pioneiros?

! "#$%#&!'(!)&%*'#!

"#$%$&#'!(!)*+#*$!,-.#$!

! !

Ciclos Biogeoquímicos 1) Representar os Ciclos a) Oxigênio e do Carbono ! Relacionar com a fotossíntese e com a respiração. ! Diferenciar: autotróficos e heterotróficos b) Ciclo da água ! Relacionar com as plantas. ! Relacionar com a importância das florestas. 2) No Ciclo do Nitrogênio. i) Importância do Nitrogênio para os seres vivos. ii) Importância das bactérias fixadoras - Azotobacter (aeróbias) e Clostridium (anaeróbias) iii) Importância das leguminosas. ! Correlacionar com a rotação de culturas. 3) Correlacionar os ciclos da água, do carbono e oxigênio com o terrário. 4) Definir: a) Ecossistema: b) Nicho Ecológico c) Habitat

Questão: (PUC-RJ 2012) “Cientistas do mundo inteiro pesquisam bons processos que permitam armazenar – no jarga!o te!cnico, ‘sequestrar’ – carbono no solo, para evitar que esse elemento seja liberado na atmosfera e colabore para o aquecimento global. A presenc!a de mate!ria orga!nica no solo, ale!m de reter carbono com efica!cia, e! essencial para aumentar sua fertilidade”. (Biocarva!o – as terras pretas dos i!ndios e o sequestro de carbono”. Cie!ncia Hoje, n.o 281, maio de 2011.) Explique o que e! sequestro de carbono e como esse processo pode contribuir para a diminuição do aquecimento global.

! "#$%#&!'(!)&%*'#!

"#$%$&#'!(!)*+#*$!,-.#$!

! !

Cadeias Alimentares e Pirâmides Ecológicas 1) Explique o comportamento da matéria e energia na cadeia alimentar. 2) Explicar os níveis tróficos: a) Produtor- Consumidor – Decompositor ! Correlacionar com os termos: " Herbívoro " Carnívoro " Autotrófico " Heterotrófico 3) Pirâmides Tróficas – Definir os tipos. a) Explicar: A pirâmide de energia não pode ser invertida. 4) Montar pirâmide de número com: " 1 árvore – 300 insetos – 4 pássaros ! Explicar a pirâmide.

Questão: Observe as pirâmides abaixo, relacione com os tipos e explique a sua resposta.

! "#$%#&!'(!)&%*'#!

"#$%$&#'!(!)*+#*$!,-.#$!

! !

Relações Ecológicas 1) Diferenciar: a) relações intraespecíficas harmônicas/ relações interespecíficas harmônicas b) relações desarmônicas/ harmônicas 2) Relações importantes: a) Sociedade b) Colônia i) Dar exemplos ! São harmônicas ? Intra ou Interespecíficas? c) Mutualismo / Protocooperação. i) Dar exemplos: ! São harmônicas ? Intra ou Interespecíficas? 3) Diferenciar : Predação de Parasitismo. i) Dar exemplos. 4) Definir e dar exemplos: a) Comensalismo: b) Amensalismo:

Questão: Como se justifica que a interação entre as abelhas e as plantas com flores seja classificada como mutualismo?