You are on page 1of 4

Placa de Orifícios Objetivo

Verificar a funcionalidade da Placa de Orifício como medidora de vazão.

Introdução
Medida de Vazão A vazão é uma grandeza dentre as mais medida nos processos industriais. As aplicações são muitas, indo desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições complexas. A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores. Dentre estes, pode-se destacar:       exatidão desejada para a medição tipo de fluido: líquido ou gás, limpo ou sujo, número de fases, condutividade elétrica, transparência, etc. condições termodinâmicas: por exemplo, níveis de pressão e temperatura nos quais o medidor deve atuar espaço físico disponível custo, etc.

O medidor de vazão tipo placa de orifício é o mais indicado para esta aplicação por ser um sistema básico para a determinação dos coeficientes de correção dos demais medidores e por ser utilizado em trabalhos de normalização.

Medidor tipo Placa de Orifício O medidor tipo placa de orifício consiste em uma placa perfurada com grande exatidão e normalizada, a qual é instalada perpendicularmente ao eixo da tubulação indunstrial. Geralmente é fabricado em aço inox, monel, latão, dependendo do fluido. Neste experimento foi examinado o escoamento de um fluido incompressível através do orifício da placa, instalada na parede lateral de um reservatório.

gases e vapores que nõ tenham sólidos suspensos. Desvantagem: Alta perda de carga. econômica. manutenção e troca simples. O orifício tem bordo delgado (aresta viva). É destinada para uso em fluidos laminados ou com alta porcentagem de sólidos em suspensão. b) Orifício excêntrico: Utilizado quando tivermos fluido com sólidos em suspensão. sendo o orifício posicionado na parte de baixo do tubo. de forma que HP (energia por unidade de peso dissipada ao longo da instalação) na equação da energia seja nula. Logo: H1=H2 ou Como V1 = 0. baixa rangeabilidade. Equações para os Cálculos Supondo que inicialmente o fluido seja ideal.Vantagem da placa de orifício : Istalação fácil. z1 – z2 = h e p1=p2=atm 0 0 0 . contrução simples. reduzindo assim o atrito. c) Orifício segmental: Esta placa tem a abertura para a passagem de fluido disposta em forma de segmento de círculo. para que o fluido tenha contato somente com a aresta do orifício. Tipos De Orifício a) Orifício concêntrico: Este tipo de placa é utilizado para líquidos. os quansi possam ser retidos e acumulados na base da placa.

à contração do jato na saída da placa. E o segundo. Define-se “coeficiente de contração” como sendo a relação entre a área do jato na veia contraída e a área do orifício. a velocidade real no orifício será menor que a calculada devido às perdas dado origem ao coeficiente de velocidade. pudermos obter o valor de V2. a certa distância do orifício. Houve dois efeitos que fizeram com que a vazão escoasse através do orifício da placa de forma diferente.Lembrando que o fluido foi considerado ideal. Portanto a velocidade teórica pode ser calculada por: Para o calculo da velocidade real nesta experiencia é velado em consideração o movimento do jato de água: Substituindo t em vr: A hipótese de um fluido ideal não condiz com a realidade. apresentando uma seção constante. O jato contraiu-se e. As partículas do fluido. O primeiro foi devido ao fato da velocidade teórica não corresponder à velocidade real. Define-se o coeficiente de velocidade como: Cv=Vr/Vt Onde: Vr = velocidade real e Vt = velocidade teórica. É a chamada ‘veia contraída’. que é indicado por Vt= velocidade teórica. tenderam a ocupar no jato uma seção menor que a do orifício. devido à inércia do movimento. Cc=Ac/Ao com Cc<1 Onde Ac= area contraido e Ao= area do orificio .

a vazão é dada por: Croqui: Ao: área do orifício D Ac: área contraída D (1 h D t ( y Dres x .Cc=Qr/Qt Logo.O produto dos coeficientes de velocidade e de contração dá origem ao coeficiente que corrige a vazão. Este é o denominado coeficiente da vazão ou descarga: CD=Cv.