You are on page 1of 1

Carga e Descarga de Capacitores

O capacitor é constituído de duas placas condutoras separadas por um isolante (dielétrico) e tem a propriedade de armazenar energia elétrica. Fase de Carga: Em um experimento de carga de capacitor, o circuito é formado de uma associação em série do capacitor (C) com uma resistência elétrica (R), alimentado por uma fonte de tensão de corrente contínua. O circuito é mostrado na figura 1. No instante em que a chave comutadora S for ligada em A, o capacitor começa a ser carregado através da corrente i, que circula pela resistência R, com a fonte previamente ajustada a um valor de tensão nominal Vf.

No nosso experimento foram ligados 2 circuitos:   Circuito 1: Resistor de 470KΩ e um Capacitor 470µF; Circuito 2: Resistor de 110KΩ e um Capacitor 470µF;

Fase de Descarga: O descarregamento acontece quando se é retirado a fonte do circuito, então fica-se apenas o capacitor e o resistor, assim o capacitor é descarregado através do resitor. No experimento de descarga foi feito com o Circuito 2. Segue em anexo as Curvas de carga e descarga dos circuitos.