You are on page 1of 3

Diluições em porcentagem

Você já deve ter visto que algumas técnicas de laboratório falam para fazer diluições de substâncias e as expressam em porcentagem, como no caso da técnica de Coombs, que pede uma suspensão de hemácias a 5%(v/v). E você se pergunta “E agora?” Calma, seus problemas acabaram. Veja como preparar diluições como essa. A porcentagem (partes por cem) de uma substância em uma solução frequentemente exprime-se como porcentagem em peso. O uso de p/p serve para denotar que a razão nesta unidade de concentração é peso/peso. Por exemplo: uma solução de etanol a 40% (p/p) em água contém 40g de etanol em 100g (NÃO mL) de solução, e se prepara misturando 40g de etanol com 60g de água. Outras unidades comuns são: volume por cento (% v/v) e peso-volume (% p/v) por cento. As unidades p ou v, então, sempre devem ser especificadas. Quando não se especifica, assume-se que a unidade é p/p.

AB
Vamos aos cálculos. Vou usar o exemplo da técnica de Coombs, que pede uma suspensão de hemácias a 5%(v/v).

5%(v/v) significa que são necessários 5mL de sangue em 100mL de água (solução salina, no caso do Coombs). Mas essa quantidade é muito grande, então temos que diminuir, proporcionalmente.

Então faça assim: Então você precisará de 150µL de Sangue e 2. No teste de Coombs 3mL de solução (volume final) são suficientes.  suspensão de hemácias a 5%. • O fator da diluição é o volume final dividido pelo volume da alíquota. pois você utilizará um tubo de ensaio.85mL de Solução Salina para ter uma suspensão de hemácias a 5%. Nesse caso o volume final é 3mL e o da alíquota (sangue) é 0.15mL. Utilizando regra de três. já que você aprendeu aqui no blog como fazer e calcular diluições. então: . você irá determinar o volume de sangue necessário. Para saber o fator dessa diluição é fácil.

9%.Outro caso bem conhecido é o da solução salina que é NaCl a 0. então usaria a regra de três para achar a quantidade de NaCl necessária: . Agora ficou fácil né?! Se você quisesse preparar apenas 80mL de solução salina.