GUERRA DE INDEPENDÊNCIA DOS EUA (1776 – 1783) Os Estados Unidos então sofria de diversos problemas, como a falta de infraestrutura

e uma gigantesca dívida pública. Os problemas econômicos do país eram enormes. O país também estava dividido em dois: em um Norte cuja economia baseava-se primariamente no comércio doméstico e na indústria de manufaturação, e cuja população era primariamente contra o trabalho escravo, e em um Sul cuja economia dependia pesadamente da agricultura, cujos produtos primariamente algodão - eram primariamente vendidos em outros países, e utilizava mão-de-obra escrava. Outro problema foi o início de uma nova guerra, entre a França e o Reino Unido e a Espanha. A França esperava ajuda militar dos americanos. Porém, alguns grupos políticos eram a favor, e outros eram contra. George Washington decidiu-se pela neutralidade, causando atritos políticos e militares entre a França e os Estados Unidos. Divergências entre diferentes grupos políticos levaram à criação de dois partidos políticos - o Partido Federalista e o Partido Democrata-Republicano. Diversos políticos queriam que o governo controlasse ativamente a economia do país. Outros eram contra a qualquer tipo de intervenção do Estado na economia dos Estados Unidos. O Secretário de Estado americano Alexander Hamilton, que era a favor da intervenção do governo dentro da economia nacional, sugeriu aumentar impostos em certos produtos agropecuários, para a arrecadação de mais fundos, que seriam utilizados para o pagamento da dívida. Thomas Jefferson, um dos líderes do grupo contra a intervenção governamental na economia do país, foi contra inicialmente. Porém, Jefferson concordou em apoiar Hamilton, caso este decidisse apoiar a mudança da capital americana para o sul. O Congresso americano aprovou o plano financeiro de Hamilton, e também em mudar a capital americana, que se mudou definitivamente para Washington, Distrito de Columbia, em 1800. Em 1800, Thomas Jefferson foi eleito Presidente dos Estados Unidos, tendo sido reeleito em 1804. A ideologia político-social de Jefferson era um fraco governo centralizado, e politicamente democrático e balanceado, bem como ampla liberdade aos habitantes do país. Este ideal ficou conhecido como democracia jeffersoniana. Em 1803, Jefferson autorizou a compra de um enorme território, a Louisiana, que dobrou a extensão territorial do país. A Constituição americana não autorizava a compra de territórios estrangeiros, e diversos grupos políticos questionaram a validade da compra. Outro destaque durante o governo de Jefferson foi a ascensão da Suprema Corte.

Os Estados Unidos instituíram um embargo contra os dois países. O embargo causou grande recessão econômica nos Estados Unidos. O Reino Unido. frase de propaganda política do século XIX que usava sua cultura para que pessoas de outros países achassem que os Estados Unidos eram o melhor país do mundo. e tiveram pouco efeito tanto nos ataques quanto na economia britânica e francesa. e nenhum lado oficialmente venceu a guerra. uma calmaria se notou nos Estados Americanos. O Destino Manifesto se tornou um termo histórico padrão. continuou ativamente com estes ataques. entre a população do país. A Guerra de 1812. contra-ataques britânicos forçaram os americanos a recuarem. desencadeou a Guerra de 1812. porém. mas eventualmente. frequentemente usado como um sinônimo para a expansão territorial dos Estados Unidos pelo Norte da América e pelo Oceano Pacífico. virando essas pessoas até contra seus países de origem. Ambos os países atacaram navios mercantes americanos. e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento da vontade Divina. e a França concordou em parar de atacar navios mercantes americanos. porém. aliado com rumores que constantes ataques indígenas no norte do país estavam sendo incentivados pelos britânicos. A guerra terminou em 1815. que passaram a se dedicar aos assuntos ‘internos’. DC. em 1807. Os Estados Unidos declararam guerra oficialmente em 12 de junho de 1812. que perdeu a Batalha de Waterloo. Eventualmente. o aparecimento de doutrinas que incentivavam a tomada do oeste. porém. Isto. "Be strong while having slaves".Em 1803 França e Inglaterra entram novamente em guerra. os americanos e os britânicos chegaram a um acordo. Os defensores do Destino Manifesto acreditavam que os povos da América não poderiam ser colonizados por países europeus. James Madison tornou-se Presidente em 1809. criou um grande senso de orgulho e de nacionalismo americano. em 1814. Após o fim da guerra europeia entre Inglaterra e a França de Napoleão em 1815. Daí. . mas deveriam governar a si próprios. EXPANSÃO DO OESTE Destino Manifesto O Destino Manifesto é o pensamento que expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus para civilizar a América. Os britânicos capturaram e incendiaram prédios governamentais importantes de Washington. por exemplo. Tropas americanas atacaram o sul do atual Canadá.

. hispânicos. Quando os estadunidenses referem-se a si mesmos como americanos somente repetem a frase mais conhecida do presidente James Monroe. foram exterminadas muitas nações indígenas que viviam há milhares de anos naquelas terras.  A não criação de novas colônias por países europeus na América.. Nestas batalhas. Capítulo à parte era o sentimento de superioridade racial dos estadunidenses sobre os negros . segundo muitos estudiosos da época.  A não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre estes países e suas colônias A invasão do Texas . que é seguida até a atualidade. Esta superioridade acabou se transformando com o tempo na ideologia do Destino Manifesto. A esta linha de pensamento denominou-se Doutrina Monroe. poderemos transformar seus Bolívares em Washington". A doutrina Monroe consistiu basicamente em três questões:  A não intervenção nos assuntos internos da América por países europeus. Edward Everett. O comércio e a indústria estavam crescendo rapidamente."Nem com todos os tratados que possamos fazer. Ao se libertar da Inglaterra. nem com todo o dinheiro que emprestarmos.No início de sua história. Com o passar do tempo. Realimentando o sentimento expansionista. iniciou um sentido maior de patriotismo no povo das treze colônias. firmava-se um sentimento de superioridade sobre os outros povos. que se realimentou e gerando uma ideia fixa da predestinação dos estadunidenses da época sobre os outros povos americanos descendentes de indígenas. O avanço pelo continente gerou muitas batalhas contra os índios americanos. os Estados Unidos eram formados pelas Treze Colônias. havendo portanto a necessidade de aumentar os seus limites de atuação. demonstrando o pensamento estadunidense sobre os seus vizinhos da América Latina declarou: (sic). Cada vez que havia uma vitória contra o inimigo.estes. proferida no congresso estadunidense em 1823: "A América para os americanos [estadunidenses]". eram considerados um elo entre os animais e os seres humanos. houve a necessidade da expansão para o Sul e para o Oeste. Doutrina Monroe Em 1821 o senador por Massachusetts. e escravos negros.

uma união aduaneira. Os estadunidenses acabaram declarando guerra ao país vizinho invadindo seu território e "libertando" a Califórnia. os territórios espanhóis no Caribe e no Pacíficoforam invadidos. GUERRA DE SECESSÃO (1861-1865) Guerra contra a Espanha e invasão dos territórios hispânicos Em 1898. sendo liberada pelos estadunidenses depois da aprovação da emenda Platt. e grande parte do povo latino da região. Metade do território mexicano foi perdida para os Estados Unidos. Novo México. ou expulso para o que restou do México. Nevada. os EUA declaram a guerra contra a Espanha. Esta lei permaneceu mantendo Cuba um protetoradoestadunidense até 1933. Novo México. com a explosão de um navio estadunidense chamado Maine em Cuba. No México não havia escravatura. Em 1898 o congresso estadunidense aprova a anexação das Ilhas do Havaí. muito baratas. Guerra do México e anexação da Califórnia. houve um conflito de fronteira entre os Estados Unidos e o México. Em 1846. Em 1835. Arizona e Utah. aconteceu a primeira Conferência Pan-americana. Formou-se então a República da Estrela Solitária.Entre 1820 e 1830. que passou a ser um protetorado dos Estados Unidos. era uma invasão benigna através da compra de terras. reforçando a proibição da escravidão em território daquele país. o governo mexicano aprovou a Constituição Centralista Mexicana. além . o dólar. Ao entrar em território mexicano. A emenda Platt era uma lei que dava direito aos estadunidenses de invadir Cuba a qualquer momento em que interesses dos Estados Unidos fossem ameaçados. pois era proibida pela Constituição. Esta propunha uma moeda comum no continente americano. ou foi morto. grandes latifundiários levaram consigo as oligarquias e o trabalho escravo (O comportamento era muito parecido com o coronelismo). Arizona e Utah Estas medidas de contenção do banditismo geraram muitos desentendimentos entre os dois países. um conselho de arbitragem de conflitos militares e econômicos em Washington. Cuba permaneceu ocupada até 1902. Conferência Panamericana Em 1890. Os grandes oligarcas estadunidenses donos daquelas terras financiaram então uma revolução e proclamaram a independência do Texas em 1836. os estadunidenses começaram a invadir lentamente o território do Texas que pertencia à República do México.

Contra o Brasil. a importação de gado e de trigo. . O Brasil e a Argentina se opuseram. contra a Argentina. receberam retaliações econômicas do bloco liderado pelos estadunidenses. a principal retaliação foi o encerramento da importação do látex.de cobrança de tributos de proteção.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful