You are on page 1of 4

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Engenharia de Minas Programa de Pós-Graduação

em Engenharia Mineral – PPGEM

Curva de partição de um Hidrociclone

Fábio

Ouro Preto, julho de 2013

que faz com que elas se separem do líquido. O hidrociclone é formado por uma seção cilíndrica acoplada a uma seção cônica. 3. Retirou-se simultaneamente uma alíquota de polpa do underflow e outra do overflow durante o período de cinco segundos. tem sido objeto de muitas experiências e aplicações industriais em muitos países. . sendo que o princípio básico de separação nesses equipamentos é a sedimentação centrífuga. pressão de alimentação.75 litros de água. Em seguida. Objetivo O objetivo da prática foi a construção de uma curva de partição do Hidrociclone do Laboratório de Processamento de Minérios da UFOP.18kg de minério de zinco e 92. colocou-se o volume de água e acionou-se o rotor do hidrociclone. secas e peneiradas e esses dados foram utilizados para construção da curva de partição. Parte do líquido contendo as partículas da fração fina é descarregada através do overflow ou vortex finder. Metodologia O teste no Hidrociclone foi realizado para vazão de sólidos igual a 20% e volume de polpa igual a 100litros. a partir do próprio movimento da suspensão no interior do equipamento. mas a dimensão que caracteriza o ciclone é o diâmetro. Os parâmetros mais estudados nos hidrociclones são: ângulo do cone. A suspensão líquida de partículas é alimentada tangencialmente através de uma abertura lateral localizada na parte superior da seção cilíndrica. que gera um forte movimento em espiral da suspensão dentro do ciclone.1. portanto foram utilizados 23. de baixo custo e defácil instalação. Primeiramente. Introdução Os hidrociclones têm grande aplicação na classificação de partículas com diâmetros na faixa de 5 a 200µm. inclusive no Brasil. onde partículas suspensas são submetidas a uma aceleração centrífuga. 2. e depois de alguns segundos o equipamento entrou em regime. foi adicionada a massa de minério no hidrociclone. A fração grossa das partículas e o líquido remanescente deixam a parte circular do equipamento em direção à seção cônica para o orifício denominado underflow. filtradas a vácuo. Essas amostras foram pesadas. diâmetro e altura do vortex finder. Por ser um equipamento compacto.

Essa curva mostra. . Resultados e Discussão A Figura a seguir se refere à curva de partição do hidrociclone utilizado no experimento.Figura 1: Hidrociclone utilizado na prática 4. O eixo abscissas registra o tamanho médio da classe granulométrica e o das ordenadas registra a partição referente àquele tamanho. qual a fração da alimentação que se reporta ao underflow. classe a classe.

H. observa-se que o tamanho de corte (d50). Rio de Janeiro.Curva de partição . Conclusão A partir da analise da curva de partição pode-se concluir que as condições operacionais do hidrociclone não permitem uma boa classificação do material. Classificação e Peneiramento. C. 2004. vazão da alimentação. que a curva de partição real se distancia da curva de partição corrigida. C.00% 30. caracterizando o fenômeno chamado de curto-circuito ou by-pass. MELO. Centro de Tecnologia Mineral. por isso uma parcela das partículas alimentadas reporta-se a esse fluxo. R. Modelagem da classificação de minério de ferro em hidrociclones. A nitidez do corte esta relacionada da inclinação da curva.Hidrociclone % da alimentação que vai para o underflow 90. Universidade Federal do Rio de Janeiro. C. capítulo 5. C. ou seja. concentração de sólidos deve ser realizado em uma tentativa de otimizar o processo. CORREIA. o que mostra que o desempenho do circuito de classificação foi ineficiente.. a curva de partição real não atinge a ordenada zero para tamanho zero. Um estudo das variáveis que afetam o funcionamento do equipamento tais como diâmetro do apex. carreada fluidodinamicamente pelo líquido e não pelos mecanismos de classificação do equipamento. .00% 10. e isso se deve ao fato de o fluxo do underflow ter quantidade apreciável de fluido.00% 50.00% 70. 6. Referências Bibliográficas CARRISSO. G. Percebe-se também. 5. o tamanho em que 50% das partículas vão para o underflow foi igual a 15µm. Rio de Janeiro. 2010. além disso.00% 1 10 100 1000 Tamanho da partícula (µm) Partição Real Partição corrigida A partir da análise da curva de partição. J.