P. 1
Tendências Pedagógicas no Brasil e a Didática

Tendências Pedagógicas no Brasil e a Didática

|Views: 7|Likes:
Published by Gracielle Santana

More info:

Published by: Gracielle Santana on Dec 20, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/29/2015

pdf

text

original

Tendências Pedagógicas no Brasil e a Didática

O autor classifica as tendências pedagógicas em dois grupos:   As de cunho liberal: Pedagogia tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo educacional. As de cunho progressista: Pedagogia libertadora, pedagogia crítico social dos conteúdos.

Pedagogia Liberal O termo liberal não tem o sentido de “avançado”, “democrático”, “aberto”, como costuma ser usado. A doutrina liberal apareceu como justificação do sistema capitalista que ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada sociedade de classes. A Pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade. Tendência liberal tradicional Consiste na preparação intelectual e moral dos alunos, compromisso com a cultura, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Têm como conteúdos de ensino os valores sociais acumulados pelos antepassados, às matérias preparam o aluno para a vida, conteúdos separados das realidades sociais. Seus métodos são a exposição verbal da matéria, preparação do aluno, apresentação, associação, exercícios e repetições, predominando a autoridade do professor. Tendência liberal renovada progressivista Seu papel é ordenar as necessidades individuais do meio social, as experiências que devem satisfazer os interesses do aluno e as exigências sociais, a interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente com conteúdos estabelecidos em função de experiência vivificada, ou seja, aprender fazendo. Tendência liberal renovada não-diretiva Tem como tendência a formação de atitudes, esta tendência põe nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação, tornando-se

É quando a orientação escola novista cede lugar a tendência tecnicista pelo menos no nível oficial. é modificar suas próprias percepções. vai do interesse de cada um. nos livros didáticos.secundária a transmissão de conteúdos. O esforço do professor é praticamente dobrado para facilitar a aprendizagem do aluno. portanto. A motivação resulta do desejo de adequação pessoal da auto-realização. modificações institucionais à partir dos níveis subalternos. é na vivência grupal. A educação se dá a partir da codificação da situação problema. tal indivíduo que se integra na máquina social. Pedagogia Progressista O termo “progressista”. a comunicação professor x aluno tem um sentido exclusivamente técnico à eficácia da transmissão e conhecimento. mas não são cobradas. daí ser ela um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais. A escola atua assim. através de técnicas específicas. Tendência Progressista Libertadora Atuação não formal. sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. princípios e leis. O professor é um animador que por princípio deve descer ao nível dos alunos. predominando o diálogo entre professor e aluno. é usado aqui para designar as tendências que. sua consciência da realidade é para transformação social. questionar a realidade. na forma de auto-gestão que os alunos buscarão encontrar . as matérias são colocadas à disposição dos alunos. numa sequência lógica e psicológica por especialistas. O material instrucional encontra-se sistematizado nos manuais. partindo de uma análise crítica das realidades sociais. aprender. trata-se de um ensino diretivo. porém. As teorias de aprendizagem que fundamentam a pedagogia tecnicista dizem que aprender é uma questão de modificação do desempenho. Tem como conteúdo as informações. Tendência Progressista Libertária Tem como papel a transformação na personalidade do aluno. Tendência Liberal Tecnicista Funciona como modeladora do comportamento humano. no aperfeiçoamento da ordem social vigente. Evidentemente a Pedagogia progressista não tem como institucionalizar-se numa sociedade capitalista.

O esforço de elaboração de uma pedagogia dos conteúdos está em propor ensinos voltados para a interação "conteúdos x realidades sociais". O aluno se reconhece nos conteúdos e modelos sociais apresentados pelo professor. A escola é a parte integrante de todo social.as bases mais satisfatórias. não basta que eles sejam apenas ensinados. são os conteúdos culturais universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos. embora sejam desiguais e diferentes. É preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos. . assumem o saber como tendo um conteúdo relativamente objetivo. mas vivos e concretos. mas ao mesmo tempo "introduz" a possibilidade de uma reavaliação crítica frente a este conteúdo. Tendência "Crítica-Social dos Conteúdos" Seu papel na escola é a tarefa primordial. Acredita-se que desde o início. na ineficácia e a nocividade de todos os métodos. com conteúdos abstratos.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->