Capitonê para iniciantes

Andando na net , achei um blog com muitas explicações.é o blog da Sônia: http://tempodeviverbem.blogspot.com Como estou querendo fazer uma almofada de capitonê, achei este PAP bem explicadinho:

"

ALMOFADA LAÇÃO CAPITONÊ - PASSO-A-PASSO

Essa almofada deveria chamar-se "Vapt-vupt"....Porque é a mais rápida de fazer. Na almofada de lacinhos temos que fechar aproximadamente 100 quadrinhos, e nessa só 4. Então minha sugestão é que se você está começando no capitonê, faça primeiro esse modelo que entenderá bem a técnica e depois poderá se aventurar em outros modelos....

Marque no tecido um quadrado de 60 cm, mais as costuras. Deixe uma borda de 15 cm , e dentro marque um quadrado de 30 cm, dividido em tres partes de 10 cm. Nos quadrados marcados com X faça o ponto fofoca.

Una os quatro cantos do quadrado central. Coloque um pedaço de manta acrilica ou fibra siliconada para dar o efeito mais "cheinho" no quadrado.Vai ficar assim. .

Feche os quatro cantos com pontos miudos. .

Ajeite as pregas.Pronto..Una as outras pontas. Agora é só montar a almofada. ....

conforme o gráfico. faça o fuxico invertido em todo o tecido na marcação do x Esse será o avesso .Esse é passo a passo da almofada que mais gosto. O que acham? Risque o tecido no avesso. fica linda no sofá.

Esse é o direito do tecido .

.

Forre a almofada para dar acabamento .

Coloque o zíper em outro tecido e costure na almofada Almofada pronta Almofada de capitonê ponto balão central .

cetim. para colocar 8. chapéu. como o ponto favo ou fofoca. deve dar mais ou menos uns 38 cm.net ALMOFADA (ponto capitonê e bordado de fitas) Clique e assista outros vídeos de artesanato materiais:         1. 9. Após terminar vire do avesso e feche 4 pontos para formar a bolinha 4.3268 7456 / 3384 3049 site: www. 5. Faça a parte de trás com uma abertura . encha com manta acrílica e termine de fechar. 2. bolsas 10. Reveja as medidas .valsoares. dentro da almofada. Boa sorte a todos . Forre com tnt e depois faça separadamente uma almofada em tnt. na apostila 22. depois de feito. Começar a bordar nos quadrinhos. 6. 7.Clique e assista outros vídeos de artesanato Materiais      68 x 68 cm de tecido para frente da almofada 42 cm de tecido para parte traseira 1 zíper de 40 cm manta acrílica siliconada para enchimento agulha e linha de costura Riscar o tecido conforme gráfico. que tem um x. . coloquei diversos modelos como. Unindo os 4 pontos do quadrado.40m por 55 cm de tecido(oxford. e muito mais Valéria soares artesã e professora fones: 19. feche as pregas . 1. capa de galão de água. 3.etc) lápis 6b de desenho régua de 60cm tesoura agulha e linha de costura resistente na cor do tecido fita métrica 2 botões grandes (nº 40) 30 cm de elástico comum e fino.

4. Passe um alinhavo grande na beirada e feche um dos lados. o efeito central da almofada. 11. ajeitando bem. e saia do outro lado. centralize a entretela e cole. No outro lado passe o alinhavo e franza um pouco só. No circulo maior de tecido.(400grs + ou -) Para o bordado:     1 circulo de 24 cm de tecido 1 circulo de entretela de 12 cm. 1 circulo de 12 cm de acetato ( raio x) fita nº 3 para as rosas e folhas Passo a passo: 1.3268 7456/3384 3049 site: www.(escama) 10. Meça 13 cm e risque novamente. Valéria Soares artesã e professora de bordado fone:19. colante de um lado só.detalhados . Coloque o acetato centralizado passe um alinhavo no tecido e feche como um fuxico. 14. ficará 5 espaços no centro. Na apostila consta o gráfico de 4 modelos de almofadas e o passo a passo das flores e folhas. e riscar certinho.o que der na largura do tecido. borde com rosas dobradas e folhas de ponto japonês. 6.  agulha de sacaria enchimento de manta acrílica siliconada. 8. Puxe um fio no tecido para acertar a primeira linha de risco. ficará 5 espaços no centro e quadriculados) marque de 4 em 4cm tanto na vertical como na horizontal e quadricule. Passe o elástico no botão. 2. Feche as duas pontas do tecido .net .. 9.cuidando para que os quadradinhos se encaixem. Feche o franzido. fazendo 16. 13. costure no centro da almofada escondendo um dos botões. 3. 38.valsoares. De mais um espaço de 13 cm e corte aparando. e com a agulha de sacaria passe no meio da almofada 15. Encha com a manta siliconada . Tem que serem em números pares.Passe o elástico no outro botão e amarre bem firme.EX. (por 6 vezes. tomando cuidado para não entortar o tecido 7. 5. Após este risco. 12. 36.(por 6 vezes. Faça o ponto capitonê.

ALMOFADA PNEU EM PONTO CAPITONÊ OSSINHO Clique e assista outros vídeos de artesanato materiais:           53 cm de tecido(oxford. 1 circulo de 12 cm de acetato ( raio x) fita nº 3 para as rosas e folhas .etc) CORTAR UNS 60CM. cetim. DEPOIS DE RISCAR CORTAR NA MEDIDA Lápis 6b de desenho Regua de capitonê Valsoares 3cm Tesoura Agulha e linha de costura resistente na cor do tecido Fita métrica 2 botões grandes (nº 40) 30 cm de elástico comum e fino. colante de um lado só.(400grs + ou -) Para o bordado:     1 circulo de 24 cm de tecido 1 circulo de entretela de 12 cm. Agulha de sacaria Enchimento de manta acrílica(plumante) siliconada.

Tem que serem em números pares. Coloque o acetato centralizado passe um alinhavo no tecido 22. 16. 38. Valéria Soares artesã e professora de bordado fone:19.o que der na largura do tecido. Passe o elástico no botão. e saia do outro lado. No circulo maior de tecido. 14. tomando cuidado para não entortar o tecido 9. 8. 15. 5. Meça 13 cm e risque novamente. fazendo 18. Faça o ponto capitonê ossinho 12. 7. 20.faça 10 riscos utilizando a largura da regua de 3cm. costure no centro da almofada escondendo um dos botões. o efeito central da almofada. De mais um espaço de 13 cm e corte aparando.. ajeitando bem. centralize a entretela e cole. 2. e feche como um fuxico. Feche o franzido.EX. na horizontal 4. Passe um alinhavo médio na beirada e feche um dos lados. do blog Meu .Passo a passo: 1. E use a regua na vertical e quadricule. 13. No outro lado passe o alinhavo e franza um pouco só.net RADA COM TRANÇA (smock canadense) Encarei o desafio de fazer essa almofada que minha amiga Cristiane. Puxe um fio no tecido para acertar a primeira linha de risco. Feche as duas pontas do tecido .3268 7456/3384 3049 site: www. uns 1. Na apostila nº22 consta este grafico e mais 22 modelos de redondas e quadradas. 21. borde com rosas dobradas e folhas de ponto japonês. 11. a quantidade de quadradinhos na horizontal. 23. folhas.cuidando para que os quadradinhos se encaixem. 19. 10. Após este risco.a largura total lembrando que tem que ser em numero par 6. e com a agulha de sacaria passe no meio da almofada 17. 3.valsoares. Depois deixe uma borda na auréola o minimo possivel . detalhados e ganhe as reguas de capitonê.Passe o elástico no outro botão e amarre bem firme. e riscar certinho. 36.5 cm. Encha com a manta siliconada . passo a passo das flores.

. Não sei se é exatamente isso.Mundo. mas gostei do resultado. risque um quadrado de 64 cm. O gráfico parece complicado. acho que fica mais fácil riscar : Deixando margens para costura e possíveis acertos. encontrou.

Então marcar cinco linhas no começo do trabalho. em que será dividido em quadrados de 3 cm. Vai sobrar 54 cm. que não serão trabalhados. marcar só cinco quadrados ( que irão formar a trança lateral ). Na sexta linha. Serão 18 quadrados em cada linha e coluna. Então no centro do trabalho ficará uma quadrado de 8 x 8 quadradinhos. . são necessárias 5 linhas ou 5 colunas. Para formar a trança.Deixe uma borda de 5 cm em todos os lados.

Então agora é só unir um canto com o outro dos quadrados.tvseculo21. aqui: http://www.aspx?opcao=visualizarCo nteudo&ID=1549 E aqui tem um tutorial da minha amiga Vani. http://www.youtube.Junte bem e dê dois nózinhos em cada junção.com/v/tjR2jFbeqA U&hl=pt_BR&fs=1 .. Eu aprendi a fazer o ponto trança com a artesã Valéria Soares.br/mulherpo ntocom/Default. nas diagonais marcadas.. para que fique bem firme..org.

ajeitando até que consiga . corte um circulo de aproximadamente 10 cm de diâmetro bem no centro. Ajeite as preguinhas que se formam e vá alfinetando.Depois que unir todos os pontos.

porque como preguei o botão no centro. como a almofada pneu.uni-las bem no centro. vai ser lavada inteira. agora monte a almofada. o botão tem que cobrir ). Pronto. . Fiz com manta acrilica e fechei. Alinhave e depois passe um zig-zag bem firme em cima ( sem ficar muito grande. Pregue os botões ( nos dois lados) para obter o efeito "futon".

. S DE COPACABANA O ponto capitonê ondas de copacabana é conhecido por alguns por ondas. com pedras portuguesas. por outros por cobacabana.que segundo li foi construído em 1904. e depois modernizado por .O modelo em que me baseei foi este. mas na verdade é uma coisa só : as ondas do Calçadão de Copacabana.. Viu ? Gostou??? Deixe um comentário.

São necessários 50 cm de tecido. Fiz a almofada quadrada... ( O tecido "encolhe" nas ondas. . só que para esta almofada eu usei quadrados de 2.Burle Marx. use 2 cm. reduzindo a 50 %.. então usei o tecido com 85 cm. que acentuaram as ondas. em toda a largura (+_1.Se quiser mais delicado. e largura de 60 cm. Então aqui está o gráfico para fazer uma almofada pneu no ponto capitonê Ondas de Copacabana. ( 40 cm x 40 cm ). mais ou menos. use o mesmo "padrão" de pontos da almofada pneu.) Para marcar.50 cm ).5 cm..

. costure as bordas .). Alfinete frente e verso. direito sobre direito. e costure. botão.Então deixe uma margem de 3 cm. colocando o zíper ou outro fecho de sua preferência ( velcro. e prepare as "costas" da almofada. e trace em todo o tecido. Depois de bordado. . de 5 a 6 cm..

.Deixe o zíper aberto um pouco. .. Não deu pra mostrar porque tem que ir colocando a manta por dentro e alfinetando.. achei que ficou "murcho"..Mas o resultado ficou muito bom.Nesta eu "recheei" as bordas com fibra acrílica. não fiquei satisfeita com o resultado. para virar depois.. Desta vez eu acho que acertei: quando fiz uma borda na almofada verde do ponto folhas.

e a sua vontade é prioridade na minha vida. Lindas as almofadas.mas Deus é comigo.....Eu até comecei uma almofada pneu de ondas. hoje que consegui reagir um pouquinho. mas essa semana tem sido difícil pra mim.. e desde sábado estou em repouso quase absoluto. vocês vão concordar.. Passou por aqui??? Não vá embora sem deixar seu recadinho. mas com um capricho e empolgação que dá gosto. que também está começando no capitonê. trouxe as almofadas da Alessandra... Gráficos ponto capitonê ..Então pra não ficar só no gráfico.

Dica: eu usei uma régua feita por mim de papelão deste modelos e ao invés de fazer estes traços eu fiz pontinho para não ficar muito marcado no tecido quando eu for tranferir. .