You are on page 1of 4

ETIQUETA À MESA: DÚVIDAS FREQUENTES.

MUITAS PESSOAS AINDA TEM INÚMERAS DÚVIDAS EM RELAÇÃO À ETIQUETA NA MESA, COMO SE PORTAR EM JANTARES FORMAIS, CASAMENTOS, E EM LUGARES ONDE NÃO SE SENTEM 100% A VONTADE. POR ISSO, REUNIMOS AQUI ALGUMAS DICAS MAIS ÚTEIS E MENOS ÓBVIAS! ONDE SENTAR? A MULHER SEMPRE DEVE SENTAR NA PARTE INTERNA DA MESA (DE COSTAS PRA PAREDE) E O HOMEM DE COSTAS PARA O SALÃO. QUANDO DEVO COLOCAR O GUARDANAPO NO COLO? QUANDO LEVANTAR, ONDE O COLOCO? ASSIM QUE SENTAR À MESA. NÃO ESPERE ATÉ CHEGAR O PRATO. SE PRECISAR LEVANTAR, COLOQUE-O À ESQUERDA DO SEU GARFO. NUNCA O DEIXE NA CADEIRA, PODE SUJAR A CADEIRA E DEPOIS A SUA ROUPA QUANDO SENTAR NOVAMENTE. COMO USAR OS TALHERES? O JEITO É O FAMOSO “DE FORA PRA DENTRO”. QUANDO FOR PARA UM JANTAR OU EVENTO QUE TENHA MUITOS TALHERES, ELES IRÃO SERVIR CONFORME A ORDEM DELES. COMECE PELOS PRIMEIROS TALHERES, QUE ESTÃO NAS PONTAS. ELES SERÃO RECOLHIDOS QUANDO FOREM SERVIR O PRÓXIMO PRATO. QUANDO ESTIVER COMENDO, ONDE DEIXO OS TALHERES SE FOR PARAR DE COMER POR UM TEMPO? SEMPRE OS COLOQUE APOIADOS NAS PONTAS DO PRATO. O GARFO NA DIREITA E A FACA NA ESQUERDA. NUNCA OS COLOQUE NA MESA, NEM NO GUARDANAPO. QUANDO VOCÊ ACABAR DE COMER, APOIE DIAGONALMENTE NO PRATO. COMO SABER QUAL COPO E PRATINHO DE COUVERT É MEU EM UMA MESA MUITO CHEIA DE LUGARES? ISSO É MUITO COMUM EM CASAMENTOS. VOCÊ SENTA EM UM LUGAR COM TANTAS TAÇAS, COPOS, TALHERES, E PRATINHOS, QUE FICA NA DÚVIDA QUAL PRATINHO DE COUVERT É SEU E QUAL TAÇA DEVE USAR. É SIMPLES. O PRATO DE PÃO ESTARÁ À ESQUERDA DO SEU PRATO E AS TAÇAS A DIREITA. PARA FACILITAR, OS AMERICANOS INVENTARAM A TÉCNICA “BMW” – BREAD, MEAL, WATER: À ESQUERDA O PRATO DE PÃO (COUVERT), NO MEIO O PRATO DE REFEIÇÃO, E À DIREITA A TAÇA DE ÁGUA.

PEÇA PARA QUE ELA SEPARE UM PEDAÇO PEQUENO PRA VOCÊ. EM SEGUIDA. POR EXEMPLO. SE VOCÊ ESTIVER JANTANDO NA CASA DE ALGUÉM E DERRUBAR VINHO NA TOALHA DE MESA. E DEIXE QUE ELA COLOQUE NO SEU PRATINHO DE COUVERT. COMO CONVERSAR NA MESA SE A PESSOA ESTÁ LONGE DE MIM? O IDEAL É VOCÊ CONVERSAR COM PESSOAS DIRETAMENTE AO SEU LADO E NA SUA FRENTE. SE VOCÊ DERRUBAR ALGO EM OUTRA PESSOA. OFEREÇA PARA PAGAR A LAVANDERIA. MANDE UMA GARRAFA DE VINHO COM UM PEDIDO DE DESCULPAS NO DIA SEGUINTE. E PEÇA AJUDA DE UM GARÇOM. OFEREÇA PARA PAGAR A LAVANDERIA. POSSO COMER ENTRADINHAS COM A MÃO? TUDO VAI DEPENDER DE DUAS COISAS: PRIMEIRO VOCÊ DEVE OBSERVAR COMO O ANFITRIÃO ESTÁ COMENDO. CERTAS COISAS PRECISAM SER COM A MÃO POR NÃO SER POSSÍVEL ESPETAR COM O GARFO. TENTE SER A MAIS DISCRETA POSSÍVEL. FAÇA O MESMO. QUANTO MAIS SECA. MAS JAMAIS COLOQUE O SEU TALHER NO PRATO DE OUTRA PESSOA. OU NO CANTO DO SEU PRATO. SEM CHAMAR A ATENÇÃO. DERRUBEI VINHO NA MESA. OU EM OUTRA PESSOA? SE VOCÊ FIZER ALGO QUE SÓ AFETE VOCÊ. POR EXEMPLO. EM MIM. CASO A PESSOA NÃO ACEITE. POSSO EXPERIMENTAR UM POUCO DO PRATO DA PESSOA DO MEU LADO? VOCÊ PODE SIM PEDIR UM PEQUENO PEDAÇO. VEJA SE A ENTRADINHA É SECA. SE ALGUÉM ESTÁ LONGE.COMO CONSERTAR GAFES COMO: QUEBREI UM COPO. DEIXE PARA CONVERSAR COM ESSA . MAIS CHANCES DE PODER USAR A MÃO. SE ELE ESTIVER USANDO TALHERES.

PORÉM SEM EXAGEROS. CERTAS MESAS CONTAM COM ATÉ QUATRO DELAS: A MAIOR PARA ÁGUA E AS OUTRAS PARA VINHO TINTO. UMA DICA IMPORTANTE É SEMPRE DAR A MESMA ATENÇÃO PARA A PESSOA SENTADA À SUA DIREITA E À SUA ESQUERDA. O ABC DA MESA SE VOCÊ TEM DÚVIDAS DE COMO USAR CORRETAMENTE OS TALHERES E AFINS. UTILIZE OS TALHERES À FRENTE DO PRATO. COMER DE BOCA FECHADA. OU DÊ RISADA DE MANEIRA EXAGERADA. FACAS E COLHER DE SOPA À DIREITA DO PRATO. JAMAIS GRITE.PESSOA APÓS A REFEIÇÃO. ISSO SERÁ CONSIDERADO FALTA DE EDUCAÇÃO. GARFOS FICAM À ESQUERDA. DE UMA FORMA ELEGANTE. FALE ALTO. 3. NUNCA FALE MAL DA COMIDA QUE ESTÁ SENDO SERVIDA. BRINDE SEM ERRO AS TAÇAS FICAM À DIREITA E SÃO PELO MENOS DUAS: UMA PARA ÁGUA E OUTRA PARA OUTRA BEBIDA. A SEQUÊNCIA DE USO É DE FORA PARA DENTRO. COISAS BÁSICAS QUE DEVO SEMPRE LEMBRAR DE FAZER? 1. A DO VINHO BRANCO É MENOR DO QUE A DO TINTO. BRANCO E ESPUMANTE. PARA A SOBREMESA. FIQUE ATENTO À IMAGEM E ÀS DICAS ABAIXO: FAQUEIRO COMPLETO CADA TALHER É USADO NUMA ETAPA DA REFEIÇÃO. . 2. NUNCA COLOQUE OS COTOVELOS NA MESA. 4. JAMAIS CONVERSE COM SOMENTE UMA PESSOA NA MESA.

O GUARDANAPO NA MESA FORMAL. PARA RETIRAR O EXCESSO DE BATOM. SE NÃO HOUVER ESPAÇO. DEVE SER COLOCADO SOBRE O COLO E USADO SEMPRE ANTES DE BEBER ALGO. EM CIMA DO PRATO. . É COMUM HAVER TAMBÉM UM GUARDANAPO DE PAPEL. É DE BOM TOM IR ATÉ AO TOALETE ANTES DA REFEIÇÃO PARA REMOVER O BATOM. O GUARDANAPO FICA À ESQUERDA OU. CASO NÃO HAJA.