You are on page 1of 1

Biologia e Geologia – 11ºAno Ano letivo 2013/2014 RELAÇÃO BIÓTICA ENTRE UM PROTOZOÁRIO E UMA ALGA Vorticella é um protozoário

heterotrófico em cuja célula, em forma de sino, se podem encontrar numerosas células de uma alga autotrófica, Clorella (figura 1). Cada indivíduo de Clorella encontra-se num vacúolo, isolado da restante célula de Vorticella através de uma simples membrana. A Vorticella fornece proteção e nutrientes minerais à alga; esta, por sua vez, retribui com a matéria orgânica, sintetizada através da fotossíntese, que é imprescindível à sua hospedeira.

Figura 1 – Colónia de Vorticella observada ao microscópio (A); pormenor (B)

1. Identifica a relação biótica evidenciada na situação descrita. 2. Por que razão se pode afirmar que esta associação “contribui para o aumento da capacidade de sobrevivência” do hospedeiro? 3. Justifica a afirmação : “Os vacúolos que contêm a alga não podem exercer funções digestivas”. 4. Considera a relação biótica apresentada na figura 1 e a explicação dada pelo Modelo Endossimbiótico para o aparecimento de células eucarióticas que incluem mitocôndrias. Refere de acordo com o Modelo Endossimbiótico o papel desempenhado pela: 4.1. Vorticella 4.2. alga Clorella. 5. Apresenta uma justificação para a afirmação seguinte meramente hipotética. “Apesar de, no início da relação, os dois organismos possuírem quantidades idênticas de DNA, se esta relação se mantiver é provável que a quantidade de DNA da alga diminua”. 6. Emite uma hipótese sobre a provável constituição celular do protozoário Vorticella, se esta relação se mantiver.

1