You are on page 1of 16

A Bíblia

Encontro 01

1. Introdução
A Bíblia é o livro mais vendido no mundo, já foi traduzida para uma infinidade de línguas. E por essa popularidade se torna um livro muito polêmico. A palavra Bíblia significa “biblioteca” porque possui vários livros dentro de um só. Nela nós vamos encontrar 66 livros, 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento. A divisão dos testamentos é marcada por Jesus. A vinda dEle foi tão importante a ponto de dividir a história em duas. A Bíblia foi escrita num intervalo de 1.700 anos, por 40 autores “diferentes” e contém 95% de coerência textual. Coerência textual significa que a particularidades de cada autor não interferem na unidade do escrito. Algumas informações que estão na Bíblia podem parecer conflitantes, mas são na verdade perspectivas diferentes de um mesmo fato. Imagem que aconteceu um acidente de trânsito chega ao local um médico, um psicólogo e um guarda, a forma como cada um verá o acidente será diferente, mas não conflitante. A Bíblia deve ser a nossa única regra de fé e prática. O que isso quer dizer? Quer dizer que a Bíblia é o único instrumento que podemos confiar, plenamente, como nosso guia para a vida. E por que ela é tão confiável? Porque ela não contém erros. A Bíblia não contém erros porque foi inspirada por Deus (II Tm 3:16). Isso nos mostra que o verdadeiro autor e preservador da Bíblia foi Deus, foi Ele mesmo quem coordenou o que cada autor iria escrever. Ler a Bíblia é muito importante, pois é um dos principais meios que Deus usa para falar conosco.

2. Discussão em Grupos
A) Leia II Timóteo 3:15  De acordo com o texto, o que as Escrituras pode nos tornar?  E a sabedoria nos levará a que?  Porque a sabedoria nos levará à salvação? B) Procure a palavra “inerrante” no dicionário.  De acordo coma definição, a Bíblia é inerrante?  Em que momentos você às vezes dúvidas da inerrância bíblica? C) Leia Salmo 119:105  O que o texto quer dizer quando fala que a Bíblia “é luz para os meus caminhos”?  Como você acha que a Bíblia pode lhe ajudar? D) Leia II Timóteo 3:16  Para que a Bíblia é útil?  Cite uma situação hipotética em que a Bíblia não poderia lhe ajudar?  Você alguma vez já experimentou de alguma dessas utilidades da Bíblia? E como foi?

o grupo tem que tentar bolar uma situação que não se enquadre nas 4 categorias do texto de Timóteo. ele deve fazer a pergunta e deixar que os membros do grupo discutam. coisas preciosas podem sair nessas discussões. D) A segunda pergunta é um desafio.INSTRUÇÃO----------------------------------------------------------------------------O líder de grupo deve apenas conduzir a discussão. ou seja. Exercício Rápido                      Gênesis Números Mateus Lucas Josué Atos Salmos Provérbios Gálatas Isaías Filipenses Colossenses Ezequias Jeremias Daniel Hebreus Jonas Tiago Judas Malaquias Apocalipse 1. apenas vá levando a discussão. Ser sábio é saber aplicar os princípios de Deus à nossa vida. INSTRUÇÃO----------------------------------------------------------------------------- . por isso. não se preocupe. A Bíblia é nosso manual. caso seja colocado algum motivo que o líder de grupo não saiba responder. B) As respostas à segunda pergunta podem ser muitas. diga que não sabe responder à questão e leve depois ao grande grupo para discutirmos com mais detalhe. ------------------------------------------------------------------------------------------- 3. A que Testamento os livros abaixo pertecem: 2. se quisermos saber como funcionamos bem precisamos lê-la. Quem conseguir colocar esses livros em ordem primeiro ganha um ponto para o grupo. a sabedoria nos levará a salvação porque haverá reconhecimento dos valores que Deus nos ensina através de Sua Palavra. não se preocupe em ser demorado ou rápido. A) A sabedoria segundo Provérbios se inicia no temor do Senhor.

não acumulará pontos. Colossenses. Josué. Jonas. Atos.  Ordem correta: Gênesis.  Os pontos serão anulados se pelo menos um dos líderes não souber pelo menos um versículo. ------------------------------------------------------------------------------------------ 4. é necessário que alguém cite os dois versículos.  Não é obrigatório que todo o grupo saiba. Filipenses. mas lembre-se de tomar as Bíblias quando for passar para o segundo. Lucas. assim não poderão consultar o indicie. Ezequiel. Mateus.  Se mais de uma pessoa do grupo souber o mesmo versículo. ou seja.  O livro de Ezequias não existe na Bíblia.  Vale decorar em qualquer versão. só é possível ganhar dois pontos nessa competição. Números.É bom escrever o primeiro exercício no quadro para facilitar o segundo. Judas e Apocalipse. Malaquias. Gálatas. Jeremias. Provérbios. Tiago. Daniel. ------------------------------------------------------------------------------------------- . Versículos para decorar   Salmo 119:105 2 Timóteo 3:16 INSTRUÇÃO----------------------------------------------------------------------------Regras da Memorização  Cada versículo dá um ponto para o grupo. Salmos. Isaías. Hebreus.

A Bíblia fala que todos pecaram (Rm 3:23) e Jesus nos disse que pensar algo indevido (Mt 6:28) também . todos nós. Discussão em Grupos A) Pecadores imperfeitos  Diga algo certo que você fez na vida. O que varia é a conseqüência do ato cometido.  Leia Romanos 3:10-11. E agora? Será que tudo que fazemos é errado para Deus?  Sendo assim. O que Deus espera de nós e a perfeição. tudo que fazemos é errado quando estamos longe dEle porque o padrão é a perfeição e ninguém é perfeito. por isso quando quebramos um mandamento se quer quebramos o padrão inteiro pois a perfeição exige total acerto. ------------------------------------------------------------------------------------------- 2. qual o padrão que Deus estabelece para nós?  Quem não cumpre esse padrão é o que? D) Jesus morreu por nós  Leia I Pedro 2:24.  Mas se agente já pecou. A) Deus é perfeito e santo e estar no padrão de Deus é se assemelhar a Ele.  Leia Tiago 2:10. por que não morremos ainda?  Quando você pensa em morte o que você pensa? O que significa morte? C) Tamanho do pecado  Diga algo muito ruim que você já fez na vida. Aqueles que estão fora do padrão de Deus são pecadores. quem não peca? B) O significado da morte  Por que as pessoas morrem?  Leia Romanos 6:23. logo. C) Pecado não tem tamanho.  Pode um inocente ser punido pelo culpado? INSTRUÇÃO----------------------------------------------------------------------------Invertemos a ordem da aula para que a discussão seja mais dinâmica. E as explicações mais detalhada das questões levantadas estão na seção 2.  Existe pecado mais sério e outros mais brandos?  Quando a Bíblia fala que o culpado de quebrar uma regra é o mesmo de quebrar todas. ou seja. Explicação O pecado está presente na vida de todas as pessoas. diante de Deus é tudo igual.O que é Pecado? Encontro 02 1. afinal quando damos a introdução estamos dando certo direcionamento.

assim. para a repreensão. mas a espiritual acontece no momento em que nascemos. Exercício Rápido    Cada um escreve no papel um pecado seu que a pessoa saiba. II Timóteo 3:16 .” (Gn 2:17). Ele disse a Adão: “no dia em que você a comer. violenta e etc. Todos nós nascemos espiritualmente mortos e pecadores. somos todos imperfeitos e pecadores. para a correção. e vê a Cristo que é perfeito. somos justificados por Cristo. Isso foi o que aconteceu com Zaqueu (leia a história Lc 19:1-9). é luz que ilumina o meu caminho. justas ou perfeitas Ele olha para nós. Leitura de Isaías 43:25. para a educação na justiça. Mas como isso é possível se nosso espírito já nasce morto e separado de Deus? Cristo! Jesus morreu pelos nossos pecados. Quando eles pecaram. eles foram expulsos da presença de Deus. Mas como fica o problema da perfeição que Deus exige de nós? Com Cristo na nossa vida tudo se transforma. corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. O arrependimento nos levará a concertar tudo que quebramos antes de conhecer a Cristo.Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino. Deus o separou de si. luz para os meus caminhos. certamente morrerá. aos olhos de Deus. Quando Adão e Eva eram perfeitos e tinha comunhão irrestrita com Deus. 3. O que isso significa? Significa que quando Deus procurar pessoas. . (NTLH). ele começa a transformá-la de uma forma que não temos mais prazer nas coisas erradas que fazíamos antes. contanto que o inocente garanta que o culpado está restaurado e que o dano feito seja restaurado. (NTLH). Para termos comunhão irrestrita com Deus nos é exigido perfeição e santidade. Deus é espírito e por isso só podemos nos relacionar com Ele em espírito. O pecado produziu dois tipos de morte: espiritual e carnal. DINÂMICA DO TIRO AO ALVO Pecar é errar o alvo! Que alvo? A perfeição. Versículo da Semana Passada   Salmo 119:105 . mesmo uma “inocente” (a inocência da criança está associada à sua inconsciência) criança praticar atos pecaminosos: desobediência. Por isso. eles não forma fulminados instantaneamente. condenar o erro. A carnal estamos esperando. (ARA) | A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos.é pecado. 4. Logo somos “perfeitonados” por Cristo. egoísta. filhos dEle. E Ele também produz um profundo arrependimento daquilo que fizemos antes de conhecê-lO. não temos dificuldade em reafirma que todos nós somos pecadores. Quando Jesus entra em nossa vida. Ele nos regenera dia-a-dia. esconde-se quando está errada. mas pode um inocente cumprir a pena do culpado? Pode.Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e. (ARA) | Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade. O pecado trouxe a morte. E depois colocamos num latão e queimamos.

A salvação baseia-se na misericórdia de Deus e na nossa fé. O amor de Jesus é incondicional. deixando-nos ser governados por Ele. já vimos que ninguém consegue agradar a Deus a ponto de merecer o Seu favor. que era cortada por um rio. um deles sempre lhe pedia coisas emprestadas. Confiar Nele. pois “Mas. através de uma intensa relação de dependência. . Confessar que Jesus é o Senhor.  Quem você salvaria?  Se disséssemos que o 2º se tornou um traficante de drogas que acabou envolvendo Roberto em uma transação. onde aumentou o pecado. Num dia de inverno o nível do rio subiu tanto que alagou a cidade toda. Roberto tinha dois vizinhos. a graça de Deus aumentou muito mais ainda”. Se algo não for feito enquanto nossa morte física não chegar o nosso espírito permanecerá morto. dono da nossa vida e reconhecer que tudo que tínhamos feito até hoje era contrário a Sua vontade. Várias equipes de resgate foram organizadas. porém não podiam ajudar muito porque os recursos eram escassos. mas dificilmente as devolvia. A água atingiu a casa de Roberto e de seus vizinhos. (Rm 5:20) E o que precisamos para sermos salvos? 1. Essa é a maior angústia que alguém pode sentir: passar a eternidade longe de Deus. inundando-as até o teto. Discussão em Grupos A) Leia a história e discutam as perguntas: Roberto morava numa cidade do interior. você mudaria de opinião?  Quem você acha que é mais provável de ser salvo? Um homem bonzinho. Já o seu outro vizinho era um bom rapaz a quem sempre cumprimentava. Jesus morreu na Cruz para que não passássemos por esse terrível sofrimento. todos podem ser alvos do amor de Deus. 2.Jesus é a Salvação Encontro 03 1.  Você acha que a forma como Deus escolhe a quem salva é a mesma que a nossa? B) Elementos para Salvação  Do que precisamos ser salvos?  O que é preciso para sermos salvos? 2. separado de Deus. Se cometer um pecado tem o mesmo peso diante de Deus em relação a cometer todos os outros então entre um assassino e um bom cidadão não há diferença. Roberto tinha apenas uma pequena bóia e só poderia salvar um dos dois. Explicação Como vimos na aula passada o pecado trouxe uma condenação sobre nós. ninguém é salvo porque merece. que tenta obedecer a bíblia ou um assassino? (caso de homem rico e de Paulo). por mais que se esforce. porém somente aqueles que acreditarem e crerem Nele serão salvos de tal condenação.

4. Versículo para Decorar  Romanos 10:9 5. Exercício Rápido  Labirinto em “S” – Escolha um ponto do labirinto e vá andando até não conseguir mais. Desafio:  Compartilhar essa aula com algum amigo que ainda não conhece a Cristo. Cada amigo vale um ponto. Podemos rodar e rodar por aí.6. Crer no sacrifício de Cristo e na ressurreição. .João 14.3. mas só um caminho leva a Cristo . um fato que aconteceu de verdade e responsável pela restauração do nosso relacionamento com Deus. 3.

O que isso quer dizer? A fé pode ser basear em algo que não vemos. Fé significa confiar plenamente em algo que não podemos ver. Imagine uma criança com uns dois anos e seu pai está dentro de um buraco escuro. livramentos. Não podemos ver o vento. Quando nossa fé se baseia em algo palpável então não estamos tendo fé e sim provas. e os homens da tábua mantém-na flutuando. Crer que Deus existe é fé. Deus é real! Jesus é real! A fé não é um poder que nos torna capazes de realizar qualquer coisa de que desejamos. mas isso não significa que não temos evidências. Dois seguram uma tábua e mantém-na “flutuando” e os outros dois homens oferecem seus ombros para servir de apoio à menina que ficará em pé na tábua. ela pula? Pula confiando apenas na voz do pai. A fé para salvação é um dom de Deus (Ef 2:8). A menina deverá estar de olhos vendados. Quando o moderador disser “já”. Discussão em Grupos A) Você acredita que Deus existe? Como podemos provar que Ele existe? Ou que não existe? B) Leia Mateus 17:20 De que tamanho é a sua fé? Ter fé significa que podemos fazer tudo o que quisermos? C) O que é fé? Diga 2 sinônimos para a fé. casamentos duradouros. a fé reconhece o limite da razão e a ultrapassa. O que Mateus 17:20 enfatiza é a proporção do poder da fé em relação à sua “quantidade”. com uma diferença incluí a Deus)! Dinâmica da caída – quatro homens e uma voluntária.Fé Encontro 04 1. os dois homens dos ombros se abaixam igualmente dando a falsa impressão que ela está subindo. . mas podemos ver os seus efeitos e isso é o suficiente para termos fé em sua existência. Explicação Conforme lemos em Hb 11:1 – “a fé é a certeza daquilo que não se vê”. Não podemos ver a Deus mas podemos ver os seus efeitos: milagres. “coincidências” e etc. O pai a chama e pede que ela pule. D) Como você acredita que o mundo foi criado? Quais os argumentos que você utiliza para defender sua idéia? Leia Hebreus 11:3 – Você acha que fé é suficiente para acreditamos no criacionismo? 2. Depois o moderador pede que a menina pule num ato de fé. mesmo sem vê-lo. assim como crer no evolucionismo é também uma questão de fé (afinal é uma teoria válida assim como o criacionismo. A fé vai além da razão. pessoas transformadas.

porém a fé nas verdades espirituais após termos sido vivificados é nossa responsabilidade (I Ts 3:10). . Precisamos de fé para todas as coisas! 3. Prestação de Contas Dos versículos e das evangelizações.

adianta pedir perdão? D) Perdoar é. como ser humano. aparência física diferentes. raiva entre as pessoas. A Bíblia ensina que devemos perdoar assim como Cristo nos perdoou (Ef 4:32 e Cl 3:13). Ou seja. com valores e prioridades diferentes. Porém não é o que acontece. Estamos cercados de pessoas diferentes de nós. De Deus para com os homens (vertical) dos homens para com os homens (horizontal). O nosso padrão para perdoar é o padrão de sempre: o caráter de Deus.. rancor. Discussão em Grupos A) Como você se sente quando alguém comete o mesmo erro que você tinha perdoado? Quantas vezes você acha que devemos perdoar alguém pelo mesmo erro? Se um marido trai a mulher e esta diz que o perdoa. O perdão deve acontecer em dois planos: no vertical e no horizontal. Cristo não nos perdoou baseado em nosso merecimento e sim em Sua misericórdia e compaixão. a quem cabe a iniciativa de utilizar o perdão? C) Quando o outro se machuca. Nossas diferenças geralmente causam pequenos ou grandes desentendimentos. Da parte de Deus temos a garantia de que Ele nos perdoa sempre que errarmos e sem importar o que tenhamos feito (I Jo 1:9). mas nós não achamos que erramos. isso significa que o casamento tem que permanecer? B) Quando alguém lhe machuca sentimentalmente. que agem diferente de nós. (complete a frase).. somos também imperfeitos! É normal errarmos. O amor e a misericórdia de Deus vão além da nossa compreensão ou concepção de perdão. Pessoas que não desenvolve a capacidade de perdoar acabam se isolando e aos poucos deixando de usufruir das bênçãos que Deus separou para os relacionamentos sadios. Se fossemos formigas conseguiríamos utilizar nossas diferenças para aumentar nossas forças. Jesus disse que devemos perdoar 70 vezes 7.Perdão Encontro 05 1. quando chegarmos no perdão 20 já não teremos problema em . Explicação Perdoar é algo essencial à nossa vida. Não somos apenas diferentes. Sendo assim o perdão se torna primordial para a convivência em sociedade. somos exortados a perdoar as pessoas que mais nos chatearam e que não merecem de forma alguma o nosso perdão. traumas e manias diferentes. o mesmo erro (Mt 18:21-22)! A ênfase de Jesus não era no número e sim na prática. que pensam diferente de nós. Que atitudes mostram que realmente perdoamos alguém? 2. Se alguém errar 490 vezes algo conosco.

2. A diferença é sutil mas acontece! Enfim. não fique relembrando e nem juntando um erro antigo a um erro novo. mas não nos isenta da morte física que é a conseqüência do nosso erro. Pedir perdão é quando nós cometemos um erro e reconhecemos o nosso erro perante as pessoas às quais machucamos. quando resolvemos não perdoar alguém. Não suscita desejo de vingança. quando o problema fica apenas entre as partes envolvidas. E é por causa disso que o ofendido deve perdoar o ofensor mesmo que ele não tenha reconhecido o erro (Mc 11:25-26). mas isso não tira a culpa do assassino a ponto de não colocá-lo na cadeia. A verdade é que pedir perdão sem reconhecer o erro é valido. Mas ainda surge uma pergunta sobre perdão. mas que machucou alguém e então pedimos desculpas por ter machucado sem intenção.perdoar os outros. . apenas sob ótica de que peço desculpas por ter machucado e não por ter errado. Perdoar deve ser um estilo de vida. Algumas pessoas tentam diferenciar pedir perdão de pedir desculpas. a quem se deve a iniciativa de perdoar? É importante que o ofensor assuma a responsabilidade de seus erros e reconheça. Cristo nos perdoa. ao ofendido. A verdade é que nosso relacionamento com Deus tem uma certa ligação com nosso relacionamento com as pessoas. A Bíblia coloca que pedir perdão é mais importante do que fazer um sacrifício a Deus em adoração (Mt 5:23-24). Porém precisamos lembrar que perdão não isenta a conseqüência. Sigilo. Um pai pode perdoar o assassino do seu filho. Deus também resolve não nos perdoar. 3. que errou. Já pedir desculpa sé quando cometemos um ato que não é necessariamente errado. em que implica perdoar? 1. Não voltar ao assunto.

Discussão em Grupos A)     B)     Adoração Fale um pouco sobre uma pessoa que você adora O que nos faz adorar alguém? (o que ela é) O que é adoração? (apreciar a Deus e reconhecer aquilo que Ele é) Como posso adorar a Deus me minhas orações? Confissão Você já passou de compartilhar um erro seu com algum amigo(a)? Como você se sentiu? Você acha importante confessar seus erros a Deus? Por que? Como podemos fazer isso? C) Agradecimento  Diga 3 motivos de agradecimento a Deus. são apenas dicas minhas para vocês conduzirem melhor a discussão. já que não houve tempo de enviar o arquivo com antecedência para que vocês pudessem estudar o assunto sem a parte da explicação.Oração .ACAS Encontro 06 1.  Você acha possível agradecer a Deus em momentos difíceis? (Tg 1:2 e Fp 4:6 e a soberania de Deus) D) Súplica  Quais as estratégias que você utiliza para pedir algo difícil aos seus pais?  O que os nossos pedidos expressam aos nossos pais ou que tipo de relação nos coloca com eles? (dependência e Jo 15:5) Sendo assim o que devemos pedir a Deus? (já que nossa dependência é  toltal)  Pedir é a essência da oração? INSTRUÇÃO----------------------------------------------------------------------------Os títulos em vermelho não são pra ser citados. ------------------------------------------------------------------------------------------- .

de início. Obedecer a Deus em Tudo A sua vida com Deus não é o resultado de uma “receita de bolo” do tipo. todo mundo sabe que é muito mais grave saber e não obedecer.5-8). Para lhe orientar na sua busca de construir uma vida que glorifica a Deus. O apóstolo Paulo ensinou que Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele. O nosso objetivo com este estudo é lhe ajudar a ser um filho e uma filha obedientes ao Pai celeste. três passos. mas principalmente para ajudar e ser ajudado a obedecer a Deus. Pois sem colar.Obedecendo em Tudo Encontro 07 1. Parece que a maioria das pessoas prefere ser como uma esponja (Dinâmica) que absorve o líquido. É essencial que haja em nós a decisão de saber e obedecer. Rejeite o que você já sabe que desagrada a Deus Você não conseguirá isto apenas dizendo: não vou fazer mais! Pode acontecer que você já tenha se habituado a cometer um determinado erro. apenas deixar de colar não resolverá a situação. tanto no pensamento como nas ações (Fl 2. 1. mas não o retém. faça isso. 2. É preciso ficar bem claro que Deus nunca abençoa a desobediência de seus filhos. Estamos falando de convivência. Faça o que você já sabe que agrada a Deus Um bom começo é obedecer ao que você já sabe que Deus quer que você faça. E mais. do que desobedecer sem saber. você não é um bichinho de estimação. Você não está na igreja para apenas conhecer o que a bíblia diz. experimente. ele trará correção. O texto de Hebreus 12:8 adverte que Deus como nosso Pai. Como Deus perfeito e santo. assim como Jesus foi obediente (Fl 2. misture aquilo etc. suas notas serão .13). participação. Deus não vai colocar uma coleira no seu pescoço e forçá-lo a passear ao seu lado. É impossível glorificar a Deus sem a decisão de obedecer à sua vontade e em decorrência disto. Todavia. de passar muito tempo pendurado no telefone. Explicação Quem não sabe que todas as mães desejam que o quarto dos filhos fique limpo e arrumado? Será que você desconhece que é preciso estudar a matéria antes de chegar a época das provas? Será que nunca lhe disseram que é errado colar nos exames da escola? E o que dizer de visitar sites pornográficos na internet. das fofocas ou daquelas mentirinhas? Será que não basta saber o que se deve fazer? É claro que não. Veja este exemplo: Se um adolescente cola em quase todas as provas do colégio. quando não fazemos o que lhe agrada. Isto implica na necessidade de decidir conhecer e obedecer. Discussão em Grupos A) Qual a diferença entre saber e fazer?  Diga algo que você sabe mas não faz e por que? 2. ele sabe e faz o que é melhor para você. é também impossível obedecer quando não se busca saber o que Deus quer que façamos.

Sexta-Feira: Leia Ef 4. quando você estiver fazendo algo errado é preciso reconhecer o erro e mudar de atitude fazendo o que é correto. pratique o que você aprendeu.bem baixas. depois faça uma relação do que você já sabia que devia fazer e não estava fazendo. . A solução que agrada a Deus deve ser parar de colar e estudar. Leia a sua Bíblia para conhecer o que Deus quer que você faça e faça. É através da sua leitura bíblica que você ficará conhecendo como agradar a Deus cada vez mais. Peça a Deus força e coragem para obedecer. através do estudo da Bíblia. Como orar para Deus nos ajudar?_______________________________________ Terça-Feira: Leia a história de Zaqueu narrada em Lucas 19. Leia Lucas 15.23-24. 3.2).11-20 e identifique a mudança de atitude do filho. e melhor (Rm 12. Você já sabe que não basta conhecer.1-9 e escreva o que mostra que ele se arrependeu. procuramos aprender a fazer o que ele nos pede. Estude a Bíblia para saber o que agradar a Deus Não agradaremos ninguém sem sabermos o que ela gosta. e pergunte a Deus em oração por onde você precisa começar obedecendo._____________________________________________ ______________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ Quarta-Feira: Leia Salmo 32. O que acontece quando agente peca e não se arrepende?___________________ ______________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 2. é preciso voltar para o passo de fazer aquilo que você sabe que é correto e agrada a Deus. faça o seguinte: Segunda-Feira: Leia o Salmo 139 e responda: 1. Note bem. Na dúvida busque ajuda na liderança da sua igreja. Tarefa da Semana Vale 1 ponto para cada pessoa que trouxer preenchido na próxima aula. Só é possível fazer a vontade divina quando. Quem pode mostrar o seu erro? ________________________________________ 4. De que maneira Deus conhece você?____________________________________ 2.5. principalmente a Deus. O que Deus faz quando agente confessa o pecado que virou hábito?______________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ Quinta-Feira: Leia novamente Salmo 139. Assim. quando você pára de fazer o que é errado. há a necessidade de obedecer ao que aprendemos.25 a 5. O você pode esconder de Deus? ________________________________________ 3. 3. Ore a Deus pedindo a mesma coisa que o salmista pediu.1-5 e responda: 1. Na Bíblia uma decisão como esta é chamada de arrependimento. Para lhe ajudar a glorificar a Deus obedecendo em tudo.

_____________________________________________________________________ 7._____________________________________________________________________ 5.1.____________________________________________________________________ ._____________________________________________________________________ 8._____________________________________________________________________ 4._____________________________________________________________________ 6._____________________________________________________________________ 3._____________________________________________________________________ 2.

. Atividade em Grupos Todos os dias você faz escolhas: a roupa que vai vestir. 4. 2.. Muitas dessas escolhas são influenciadas por modas e costumes de nossa sociedade – aquilo que todo mundo ta fazendo! Todo mundo está vestindo aquele tipo de calça. 3. Será que porque todo mundo faz uma coisa não têm nada demais fazer também? Precisamos aprender a peneirar os comportamentos da moda antes de decidir se devemos ou não fazer também. 27-30. Provérbios 21:22 Romanos 14:13 I Tessalonicenses 5:22 Salmos 1:1-3 Êxodo 20:12 ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2. o que vai fazer quando voltar da escola.. todo mundo está falando naquele assunto. Baseando-se nos versículos abaixo. p. São José dos Campos: Editora Cristã Evangélica..Obedecendo em Tudo .2 Encontro 08 1. elabore no mínimo quatro peneiras que nos são úteis para distinguirmos a moda ou costume que devemos aderir e os que não devemos:      1. Explicação Lição retirada da revista: Tempo de Crises (Pré-Adolescentes – Revista de escola dominical n°4).. como arrumar o cabelo.

Related Interests