You are on page 1of 6

Gestão de Obras Civis

Aula 01 Conteúdo programático e evolução

Os primeiros instrumentos foram obtidos de materiais. que serviam de abrigo e proteção. . na forma como eles eram encontrados na natureza. acompanhou a evolução do homem na terra. As primeiras moradias eram topos de árvores e cavernas naturais. O aumento das civilizações obrigou ao homem a desenvolver suas primeiras habitações.Introdução A evolução dos materiais/técnicas construtivas.

taipa-de-mão. fez com que as empresas do setor da construção civil buscassem novas soluções. tais como idade da pedra... madeira.Introdução (continuação.) Avanços significativos e correlatos com as eras temporais. concreto e aço. . Evolução dos sistemas construtivos: pedra. do aço. As mudanças pelos quais passou a economia.. alvenaria estrutural. alvenaria de blocos cerâmicos. bloco de cimento. alvenaria de pedra. taipa-de-pilão..

estrutura moldada. .) A racionalização de métodos e processos.Introdução (continuação. existe uma forte tendência em utilizar sistemas que permitam maior rapidez na execução dos edifícios. fechamento em alvenaria de blocos e revestimento com argamassa reinou há até pouco tempo. com implantação de novos sistemas construtivos que visam à diminuição dos custos. a garantia do atendimento dos prazos de execução e o incremento da qualidade dos edifícios produzidos. O sistema convencional de construção ... Atualmente.

) A modernização deste processo se dá de acordo com a capacidade de investimento. lajes alveolares ou fachadas arquitetônicas de concreto préfabricadas. aço.. Nos dias atuais. Hoje. é isso que o mercado exige" . esses empreendimentos não são edificados com estruturas pré-fabricadas de concreto. “As obras precisam ser rápidas e eficientes.Introdução (continuação. os projetos para esses nichos de mercado já prevêem os sistemas construtivos industrializados.. raramente.

Conteúdo programático 1 – Gestão de Obras • conceitos • elementos que compõem um gerenciamento de obras 2 – Orçamento • conceito e tipos • composição de preços • índices de produção e produtividade 3 – Cronogramas • físico • financeiro 4 – Programa de Gestão da qualidade 5 – ISSO 9001 / 200 .