Como fazer P2P e PmP entre produtos Airmax Ubiquiti

Como exemplo, faremos uma ponto-a-ponto com um Nanostation M5 e um Nanobridge M5, porém é válido para qualquer equipamento Airmax. O acesso inicial de todos os equipamentos da Ubiquiti é através do IP padrão 192.168.1.20, usuário e senha: ubnt

1- Vamos começar pelo que será configurado como AP: Aba Wireless:

Terminadas as mudanças. clicar em CHANGE. marcar o data rate como “ Automatic”. Somente no final de todas as configurações.Escolher a opção Access Point no campo “Wireless mode”. escolher um nome para a rede (SSID). para salvar essa aba. escolher uma freqüência. selecionar “Channel width” de 40 MHz. marcar o ajuste EIRP e selecionar uma criptografia na parte de segurança. clicar na opção APPLY: Aba Network: .

Selecionar o modo de rede “Bridge”. aproximado. Aba Advanced: No campo “Distance”.1. pois o IP foi modificado. Aqui é necessário clicar em CHANGE e logo após em APPLY. marcar o valor.168. .168.21 nesse e deixamos padrão para o segundo rádio. Habilitar a opção “Auto adjust” (essa opção não se aplica se o “No ACK mode for PTP” estiver marcada). real da distância do enlace.1.20) e desmarcar a opção “Spanning tree protocol” e “Auto IP aliasing”. inserir os dados de endereço IP (para o teste. 192. usamos 192.

A partir daqui. o outro rádio. 2. habilitar o “Enable Airmax” e desabilitar o “No ACK mode for PTP”. habilitar o “No ACK mode por PTP” Aqui terminamos a configuração do AP. . configurado como “Station”.Agora. seguindo a regra abaixo: .Para links maiores do que 17 km.Para links com distância inferior a 17 km.Aba Ubiquiti: É nessa aba que ativamos ou desativamos o TDMA (Airmax) e o ACK. é só replicar essas configurações em vários rádios “Station” para criar o PmP: Aba Wireless: .

Marcar o data rate “Automatic” e utilizar a mesma criptografia inserida no outro rádio. ou clicar no botão select e selecionar o AP que aparecerá na lista. pois se um simples caractere estiver diferente. inserir o mesmo nome da rede utilizado no outro rádio. selecionar “Auto 20/40 MHz”. . marcar a seleção “Station”. Mais à frente mostraremos como confirmar se está mesmo ativo o link. o enlace já deverá estar fechado. Após essa etapa. No campo SSID.Na opção “Wireless mode”. Há a necessidade de uma atenção especial em relação à criptografia e ao SSID. o enlace não fechará. Em “Channel width”.

Aba Network: Selecionar o modo de rede “Bridge”. . inserir os dados de endereço IP e desmarcar a opção “Spanning tree protocol”. além do “Auto IP Aliasing”.

Habilitar a opção “Auto adjust” (essa opção não se aplica se o “No ACK mode for PTP” estiver marcada). Para verificar se o enlace foi fechado corretamente.Aba Advanced: Inserir a distância real aproximada do enlace na opção “Distance”. Lembrando: Após todas as mudanças. Para aplicá-las. clicar no botão “Change” no final da página. para que as modificações sejam gravadas. clicar em “Apply” na parte superior da página. a aba Main de ambos indicará os níveis de sinal e quantos Station conectados o AP recebe: . em cada aba.

No rádio “Station”: .

Final: enlace fechado com ambos os rádios na versão de firmware 5. modificar o usuário e senha de acesso ao equipamento. criar uma conta de visualizador somente. podendo.No rádio “Access Point”: OBS. na aba “System”. inclusive.5  DICA 1: Visando a segurança do enlace.3. ao clicar no desenho da chave: .

como funciona.com/AirOS_5_Spanish .ubnt. o que faz.com/AirOS_5.ubnt.3 Em Espanhol: http://wiki. há um link de extrema importância para verificar o significado. DICA 2: para as opções não mencionadas nesse tutorial. etc: Em Inglês: http://wiki.