You are on page 1of 1

TMI – Pigmentos Inorgânicos (24/05/2013) Nome: __________________________________ Nome: __________________________________ Nome: __________________________________ Nome: __________________________________

 Qual a cor do precipitado?

 Escreva a reação e o nome do produto formado.

Experimento 3: Experimento 1: a. Dissolver uma ponta de espátula de sulfato de a. Dissolver uma ponta de espátula de cloreto de cálcio em, aproximadamente, 25 mL de água em um béquer de 100 mL (solução A); b. Em outro béquer dissolver uma ponta de espátula de carbonato de sódio em 25 mL de água (solução B); c. Misturar as duas soluções e observar; d. Filtrar e descartar o líquido; e. Colocar o pigmento em uma placa de petri ou vidro de relógio e aguardar secar.  Qual a cor do precipitado? ferro (III) e amônio em, aproximadamente, 25 mL de água em um béquer de 100 mL (solução A); b. Em outro béquer dissolver uma ponta de espátula de carbonato de sódio em 25 mL de água (solução B); c. Misturar as duas soluções e observar; d. Filtrar e descartar o líquido; e. Colocar o pigmento em uma placa de petri ou vidro de relógio e aguardar secar.  Qual a cor do precipitado?

 Escreva a reação e o nome do produto formado.

 Escreva a reação e o nome do produto formado.

Experimento 2:

Experimento 4:

a. Dissolver uma ponta de espátula de sulfato de ferro (III) e amônio em, aproximadamente, 25 mL de água em um béquer de 100 mL (solução A); b. Em outro béquer dissolver uma ponta de espátula de ferrocianeto de potássio em 25 mL de água (solução B); c. Misturar as duas soluções e observar; d. Filtrar e descartar o líquido; e. Colocar o pigmento em uma placa de petri ou vidro de relógio e aguardar secar.

a. Dissolver uma ponta de espátula de sulfato de cobre em, aproximadamente, 25 mL de água em um béquer de 100 mL; b. Adicionar bicarbonato de sódio (sólido) aos poucos até parar de borbulhar.  Qual a cor do precipitado?  Escreva a reação e o nome do produto formado.