EXAME FINAL

DIREITO ADMINISTRATIVO I (CADEIRA ANNUAL) NOITE

2008.05.02 Prof. Doutor Sérvulo Correia

I
A. Em não mais do que 20 linhas, compare, designadamente quanto à sua natureza jurídica e quanto à sua inserção na Administração Pública a Direcção-Geral de Veterinária com a Ordem dos Médicos Veterinários, bem como refira os poderes que o Governo exerce sobre estas entidades.

B.

Em não mais do que 20 linhas, refira em que casos pode o subalterno recusar-se a acatar uma ordem dada pelo seu superior hierárquico.

II
Responda às seguintes QUESTÕES: 1. Imagine que um preceito de um Decreto-lei dispunha: «Os Directores Regionais do Ambiente poderão licenciar por acto administrativo a instalação de tanques de criação piscícola em barragens». O diploma não estabelecia quaisquer pressupostos da tomada de tais decisões. a) Suscitaria a amplitude deste poder administrativo dúvidas de constitucionalidade ?

2.

O Decreto-Lei prevê, porém, que antes de poderem começar a ser concedidas tais licenças, o Ministério do Ambiente solicite um parecer de política geral ao Presidente do Instituto da Água. Obtido este parecer, o Ministro emitiu uma directiva para os Directores Regionais na qual considera: «Uma vez que o parecer vai no sentido de

que a dimensão de cada exploração não deveria exceder os 10.000m3, deverão os senhores Directores-Regionais considerar-se vinculados a este limite, independentemente do volume da barragem em causa, do fluxo de água que nela transita ou da espécie animal de que se trate». b) São válidas as recusas de licenciamento de tanques de dimensão superior com o fundamento de aplicação da directiva ?

3.

Mais tarde, a directiva vem a ser revogada. Mas uma associação de defesa do ambiente opõe-se à concessão de licenças para tanques de maior dimensão com o fundamento de que ficaria com isso infringido o princípio da igualdade de tratamento em face daqueles interessados a quem, antes, fora imposto o limite de 10.000m3. c) Procede este argumento ?

4.

Um pedido de instalação de tanques é indeferido por um Director Regional exclusivamente nos seguintes termos: «Indefiro, dado o imperativo de defesa da biodiversidade». d) Sofre este acto administrativo de algum vício ?

5.

António requereu uma licença de instalação há seis meses e o Director Regional ainda se não pronunciou sobre o pedido. Mas António esqueceu-se de colher recibo do seu requerimento. e) Quais as consequências processuais da distracção de António ?

PONTUAÇÃO Valores 3 3 3 3 2 2 3 1 20

................................................................................................. ................................................................................................. a) ............................................................................................ b) ............................................................................................ c) ............................................................................................ d) ........................................................................................... e) ............................................................................................ Ordenação e estilo .............................................................................. Total

A B

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful