PROJETO DENGUE

Vamos acabar com a dengue antes que a dengue acabe coma gente.

Poeta Mário Quintana Projeto Pedagógico Disciplina: Multidisciplinar Professora Claudia Dutra Orientadora Pedagógica: Dulce Santiago . E .C.

.Justificativa  Tendo em vista a epidemia de dengue que assola o estado do Rio de Janeiro e a necessidade de esclarecimento da população como um todo. torna-se de alta relevância a execução deste projeto.

pois que esta é uma doença grave e que vem causando muitas mortes. visando conscientizá-la quanto à importância de prevenir a dengue. .Objetivo Geral  Trabalhar junto à comunidade escolar.

Conhecer a origem do mosquito Aedes Aegipty. no estado no país. . Conhecer as diversas formas de contágio. Contabilizar casos da doença e óbitos ocorridos. Reconhecer a importância dos hábitos de higiene com forma de manter a saúde e prevenir doenças. Identificar as causas de ocorrência de epidemias. Entender que a dengue interfere no aproveitamento escolar. Aplicar os conhecimentos adquiridos. prevenção e tratamento.Objetivos Específicos              Identificar a dengue. Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue. Ler e construir gráficos e tabelas que representem números da dengue ocorridos na cidade. pois afasta a criança da escola. Entender como o aquecimento global pode interferir na proliferação da doença. Desenvolver a cidadania. Identificar as regiões brasileiras mais afetadas pela dengue.

Público Alvo   Comunidade escolar. . Comunidade do entorno.

. Sensibilizar professores e alunos com mostra de vídeo (com material oficial de campanha retirado do site do Ministério da Saúde <http://www.Estratégias        Levantamento de dados estatísticos. Discussão sobre os Noticiários. Exibição de apresentação de slides sobre o tema a fim de esclarecer sobre a doença e motivar o trabalho a ser desenvolvido. em articulação com a coordenação pedagógica e direção da escola.br>) e debate sobre o tema. das causas e conseqüências da dengue em suas formas clássica e hemorrágica.com. Saída em campo para observação do entorno identificando possíveis focos.combatadengue. Motivar alunos e professores com propostas de atividades criativas e utilização das mídias e tecnologias. Envolver professores através de encontros. pelos alunos. consultas e pesquisas.

“Jingles”.nafoto. Fotolog: http://vizinhoindigesto. Confecção de máscaras.etc. . redações. Estudo de gráficos e tabelas.net (postagem de fotos e mensagens críticas). Desenhos e maquetes. HQs. Trabalho de campo com os alunos para distribuição de panfleto informativo e conscientização da comunidade do entorno escolar. flâmulas. Apresentação em Power Point. slogans. Cartazes. “mosquitinhos” de sucata. etc. Estudos estatísticos. Confecção da mosquitérica.Atividades            Produção textual: frases.

. Avaliação escrita.Avaliação    Observação da participação e envolvimento nas atividades propostas. Acompanhamento e análise do desenvolvimento dos alunos mediante observação da postura atitudinal.

utilização da biblioteca.Recursos  Pesquisas. . reportagens de jornais e revistas. exibição de vídeos. do LIED e demais mídias e tecnologias disponíveis na escola. etc.

lápis de cor. papel pardo. fita adesiva. Softwares: poewr point. Materiais diversos como: cola. papel ofício. Sucatas: caixa de papelão. hagaquê. filó. bloco de notas. DVD/TV. front page. revistas. fita isolante. hotpotatoes. movie maker. jornais. lixa. garrafas pet vazias com tampinhas. tesoura. Word. Livros. canetinhas. cartolina.Materiais        Computadores. etc. Internet. .

Março: serão desenvolvidas as atividades previstas envolvendo os conteúdos trabalhados. . debates. a televisão de papelão cujo “programa” será sobre a dengue. flâmulas. as máscaras. saída em campo. será ensaiada a música sobre a dengue ( disponível no site http://www. acompanhamento dos noticiários.br).com. Trabalho de campo com os alunos para panfletagem e divulgação da campanha. Abril: Será confeccionada a mosquitérica.Cronograma    Fevereiro: abordagem do tema através de pesquisas.combatadengue. mosquitinhos.

Palestra. . O evento será aberto à comunidade.Culminância  30 de abril: Exposição dos trabalhos realizados durante o projeto. teatro de fantoches e Stand da FUNASA.

Para Refletir "Sabedoria é saber o que fazer. virtude é fazer!" (David Star Jordan) .

com.combatadengue.saude.br/ Cartilha distribuída pelo Posto de Saúde. .br/saude/ Brasil Unido contra a Dengue: http://www.gov.Bibliografia    Site oficial do ministério da Saúde http://portal.

.com Todos dos diretos reservados.E. Poeta Mário Quintana (Nilópolis/RJ) Contato: prof_klawdya@hotmail.Créditos     Professora: Claudia Dutra Gallo C.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful