PROJETOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL: MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO

PRINCIPÍOS BÁSICOS PARA PROJETOS/ MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO EM ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS DE CONCRETO

ARQUITETA NANCI CRUZ

MODULAÇÃO EM BLOCOS DE CONCRETO

“O MAIS IMPORTANTE DA MODULAÇÃO DE BLOCOS É O CONHECIMENTO DO PROCESSO CONSTRUTIVO E QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS.”

ALGUNS CONCEITOS SOBRE A ALVENARIA ESTRUTURAL ALVENARIA E ESTRUTURA AO MESMO TEMPO REDUÇÃO DE 100% DE “FORMAS” REDUÇÃO DO AÇO REDUÇÃO DO PRAZO DE EXECUÇÃO DA OBRA

ALGUNS CONCEITOS SOBRE A ALVENARIA ESTRUTURAL REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS= REDUÇÃO CUSTO/M2 USO DE MATERIAIS NORMATIZADOS CONTROLE DO PROCESSO CONSTRUTIVO QUALIDADE E DURABILIDADE MELHOR ISOLAMENTO ACÚSTICO E TÉRMICO – COMPARAÇÃO C/ LAJOTA CERÂMICA.

ALGUNS CONCEITOS SOBRE A ALVENARIA ESTRUTURAL/VEDAÇÃO APLICAÇÃO DO AZULEJO DIRETAMENTE SOBRE O BLOCO REV. GESSO INTERNO TEM CUSTO MENOR QUE O REBOCO TRADICIONAL DIMINUI A ESPESSURA DO REBOCO DEVIDO AS DIMENSÕES REGULARES DOS BLOCOS RETIRA OS RESSALTOS COM COLUNAS E VIGAS DA OBRA.

PROJETO DE ARQUITETURA A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE ARQUITETURA SER CONCEBIDO PARA O SISTEMA CONSTRUTIVO DESDE O ESTUDO PRELIMINAR: COMEÇAR CORRETAMENTE. . ESTUDO DE VIABILIDADE DO PROJETO: ARQUITETO (ESTUDO PRELIMINAR) E ENG. ESTRUTURAL (DIMENSIONAMENTO DAS ESTRUTURAS). SEM ADAPTAÇÕES FUTURAS NA MODULAÇÃO EM BLOCOS. E NAS INSTALAÇÕES TAMBÉM.

PROJETO DE ARQUITETURA QUEIMA DE ETAPAS DO PROJETO= MENOR CUSTO = MELHOR RESULTADO E MENOR TEMPO DE PROJETO TOMAR PARTIDO DAS VANTAGENS E POTENCIALIDADES DO SISTEMA CONSTRUTIVO. INFORMAÇÕES DE PROJETO SEGUEM A MESMA LINGUAGEM DO INÍCIO AO FIM .

VERIFICAR AS LIMITAÇÕES EXISTENTES E RESOLVE-LAS COM OS PROJETISTAS.IMPORTÂNCIA DA COORDENAÇÃO DE PROJETOS EVITAR TRANSFERIR PARA O CANTEIRO QUE VISA A “PRODUÇÃO” . INDISPENSÁVEL A COORDENAÇÃO DE PROJETOS PARA MELHOR DESEMPENHO DA OBRA. . SOLUÇÃO DAS INTERFERÊNCIAS ENTRE OS PROJETOS E NIVELAMENTO DE INFORMAÇÕES. AS SOLUÇÕES QUE DIZEM RESPEITO A EXECUÇÃO DOS PROJETOS.

MODULAÇÃO ETAPAS DE PROJETO: ESTUDO PRELIMINAR ANTEPROJETO PROJETO LEGAL PROJETO EXECUTIVO .

MODULAÇÃO ELEMENTOS PARA PROJETO: BLOCOS – FAMÍLIA DE BLOCOS (39.ES) E OUTROS ELEMENTOS COMPLEMENTARES GROUT E JUNTAS VERTICAIS/HORIZONTAIS ARMAÇÃO VÃOS DE ESQUADRIAS PROJETOS ESTRUTURAIS E DE INSTALAÇÕES .

MODULAÇÃO FAMÍLIA DE 39 .

MODULAÇÃO FAMÍLIA DE 29 .

MODULAÇÃO .

MODULAÇÃO LOCAÇÃO DE BLOCOS ESTRATÉGICOS .

MODULAÇÃO LOCAÇÃO DE BLOCOS ESTRATÉGICOS .

MODULAÇÃO ENCONTROS DA FAMÍLIA DE 39 .

MODULAÇÃO ENCONTROS DA FAMÍLA DE 39 .

MODULAÇÃO ENCONTROS DA FAMÍLA DE 29 .

MODULAÇÃO LANÇAMENTO DOS ENCONTROS .

MODULAÇÃO PREENCHIMENTO DOS VÃOS 1ª FIADA 2ª FIADA .

MODULAÇÃO ABERTURA DE VÃOS .

MODULAÇÃO ELEVAÇÃO DE ALVENARIAS .

MODULAÇÃO APRESENTAÇÃO DAS PRANCHAS .

MODULAÇÃO DETALHES .

MODULAÇÃO/COMPATIBILIZAÇÃO APRESENTAÇÃO DAS PRANCHAS: CONCEITOS MENOS É MAIS : COLOCAÇÃO SOMENTE DOS DADOS LINGUAGEM DIDÁTICA: ACESSÍVEL AOS DIVERSOS NECESSÁRIOS NA ETAPA DA OBRA ELEMENTOS DA OBRA – FACIL DE ENTENDER PADRÃO: SEGUIR UM PADRÃO DE APRESENTAÇÃO PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO. COTAS: A PARTIR DA FACE DO BLOCO ESCALAS: QUE FACILITEM A LEITURA E VISUALIZAÇÃO .

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS .

NÃO COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS .

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS ELEVAÇÃO DE PAREDE .

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS PAREDE COMPATIBILIZADA .

COMPATIBILIZAÇÃO SOLUÇÕES: SHAFTS .

COMPATIBILIZAÇÃO SOLUÇÕES: TUBULAÇÕES SOB A LAJE .

.COMPATIBILIZAÇÃO PROPOR SOLUÇÕES FACÉIS DE EXECUTAR E QUE POSSIBILITEM ACESSO PARA MANUTENÇÃO SEM QUEBRAR ALVENARIAS.

.COMPATIBILIZAÇÃO BLOCOS ESPECIAIS: BLOCOS ELÉTRICOS. BLOCOS PARA PASSAGENS DE TUBULAÇÕES ELÉTRICAS.

UTIL DE 55.VISITA A OBRA: EXEMPLO OBRA: ATLÂNTICA LOCAL: RJ 350 APARTAMENTOS DATA: NOVEMBRO/04 6 TORRES C/ 12 PAVIMENTOS COM PEQUENA TRANSIÇÃO NO TERREO E AREA APROX.00M2 (2 DORM.) .

. EQUIPE DE ALVENARIA POR EDIFICIO : 4 PESSOAS.VISITA A OBRA BLOCOS C/ REVESTIMENTO MONOCAPA E ESQUADRIAS PRONTAS.

TELAS PARA JUNÇÃO DE PAREDES ESTRUTURAIS E DE VEDAÇÃO.VISITA A OBRA GABARITOS METÁLICOS PARA VÃOS DE ESQUADRIAS. BLOCOS ELÉTRICOS. .

VISITA A OBRA SHAFTS ANTES E DEPOIS. TUBULAÇÃO APARENTE SOB A BANCADA. SERVIÇO. . ALVENARIA DE BLOCOS DE VEDAÇÃO NA A.

.VISITA A OBRA LAJE EXECUTADA A PARTIR DE PROJETO COMPATIBILIZADO.

VISITA A OBRA REVESTIMENTO MONOCAPA C/ JUNTAS HORIZONTAIS. .

OBRAS EM ALVENARIA ESTRUTURAL .

OBRAS EM ALVENARIA ESTRUTURAL .

OBRAS EM ALVENARIA ESTRUTURAL .

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL (CEIM) PREFEITUR A MUNICIPAL DE LINHARES .

FOTOS DA OBRA .ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL COM 22 SALAS MARILIA DE REZENDE .

ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL COM 22 SALAS ESCOLA MARILIA DE REZENDE .

ESCOLA ESPECIAL MENINOS DA TERRA .

TOM JOBIM EDIFÍCIO COM 9 PAVIMENTOS TIPO E UM TOTAL DE 11 PAVIMENTOS. LOCAL: JARDIM CAMBURI ESPAÇO ARQUITETURA .ED.PROJETOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL E COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS EXECUTIVOS: EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL .

APESAR DO SISTEMA SER VANTAJOSO ECONOMICAMENTE./ ES O SISTEMA ESTRUTURAL É PENSADO DEPOIS DA ELABORAÇÃO DO PROJETO ARQUITETONICO E NÃO A PARTIR DELE.E. E OUTROS BLOCOS ESPECIAIS. FALTAM ALGUNS ELEMENTOS: “J”.E. .SITUAÇÃO A. NÃO É UTILIZADO AMPLAMENTE POR FALTA DE INFORMAÇÃO E OU DESCONFIANÇA DO SETOR. DIMENSÕES DAS ESQUADRIAS NÃO SÃO COMPATÍVEIS COMO SISTEMA DE A. SÓ TEMOS UMA FAMÍLIA : DE 39 (SEM ESCOLHA).

. POR EX. FORNECIMENTO DE ELEMENTOS “J” COMPATÍVEIS COM A ALTURA DA LAJE ESTUDO DE CUSTO PARA ADQUIRIR ESQUADRIAS NAS DIMENSÕES DOS BLOCOS. OU AINDA OUTROS MODELOS DE PORTAS: SEM ALIZARES.PROPOSTAS PARA MELHORIAS A CURTO PRAZO PROJETOS SEREM CONCEBIDOS DESDE INÍCIO PARA O SISTEMA DE A. LOGÍSTICA PARA A ENTREGA DOS BLOCOS : NA QUANTIDADE IGUAL A ETAPAS DETERMINADAS DE ACORDO COM A OBRA E EM PALETS.E.

NOVOS TIPOS DE BLOCOS PARA SEREM USADOS APARENTES (COLORIDOS.TEXTURAS DIFERENCIADAS. E. DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS CONSEGUIDOS NAS OBRAS EM A.PROPOSTAS PARA MELHORIAS A MÉDIO PRAZO FORNECIMENTO DE ESQUADRIAS NAS DIMENSÕES DOS BLOCOS NO ESTADO. FORNECEDORES DE BLOCOS: FAMÍLIA DE 29 E COMPLEMENTARES.ETC). .

ESCADAS. ETC.MOLDURAS PARA ESQUADRIAS.PROPOSTAS PARA MELHORIAS A MÉDIO PRAZO FORNECIMENTO DE ELEMENTOS PRE-MOLDADOS: VERGAS. .

FIM PRO ENGENHARIA & ARQUITETURA ARQUITETA NANCI CRUZ proengenharia@yahoo.br .com.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful