Cosmovisão Reformada Allan David Lessa Acioly Resumo Cosmovisão Cristã – Herber C. C. Jr. Esta é a primeira aula de dez.

Rev. Heber inicia com o texto em II coríntios 10.4 – 6. V5. [...] levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. Há uma falha quando tentamos cumprir este texto. Há uma inconsistência. Isso porque não sabemos de fato o que vai em nosso coração. Existem quatro pilares que resumem a história bíblica – Criação, Queda. Redenção e Consumação. Estas são também uma forma de enxergar a vida. Uma cosmovisão, uma maneira de enxergar o mundo. Cosmovisão, todos tem, mas nem todos percebem que tem e qual é sua importância. Podemos perceber isso através, por exemplo, de experiências transculturais. Alunos da Ásia cultivam o silencio em aula e significa respeito. Para o americano significa falta de interesse. Ou seja, é o mesmo ato sendo visto de pontos diferentes. Alguns apelam para questões culturais para explicar as diferentes visões. Isso porque Culturas tem maneiras de enxergar a vida. No entanto, Cultural é uma maneira de dizer: “É assim que eles fazem na terra deles”. É uma frase que passamos a usar como se fosse neutra. Mas cultura nenhuma nesse mundo é neutra. Ou ela agrada a Deus ou desagrada a Deus. Para as questões da vida, todos sempre temos algum tipo de resposta. Podem até não ser conscientes, mas as temos. De onde viemos, para onde vamos? A resposta será de acordo com sua forma de ver o mundo. “Uma cosmovisão é um comprometimento, uma orientação fundamental do coração que pode ser expressa como uma história ou um conjunto de pressuposições. Hipóteses que podem ser total ou parcialmente verdadeiras ou totalmente falsas, que detemos consciente ou subconscientemente, consistente ou inconsistentemente sobre a constituição básica da realidade e que fornece o alicerce sobre o qual vivemos movemos e possuímos nosso ser”. Comprometimento – o indivíduo vive e morre pelos valores de sua vida. O coração o guia se expressando como histórias ou conjunto de ideias, que necessariamente não precisam ser verdadeiras. Como por exemplo, a ideia de um mundo sem Deus. “Uma cosmovisão contém as respostas de uma dada pessoa às questões principais da vida. Quase todas com significante conteúdo filosófico. É a infraestrutura conceitual, padrões ou arranjos das crenças dessas pessoas. Uma cosmovisão é portanto um esquema conceitual que contém nossas crenças fundamentais, sendo o meio pelo qual nós interpretamos e julgamos a realidade.”.

Quando mais esta cosmovisão se torna evidente. como lentes.2 Cosmovisão é um conjunto de crenças fundamentais. não segura o argumento. Ex. O homem reflete o seu coração. Essas pressuposições nem sempre são conscientes. As ideias que você tem do mundo falam a seu respeito. estudar cosmovisão é tentar enxergar o que está no coração. assim também são os pressupostos tácitos que formam a nossa cosmovisão. Prov. É a dimensão central do ser humano. “A boca fala do que está cheio o coração”. mas o que seu coração se apega. melhor será nossa coerência. racha a casa. É o que segura o chão que você pisa. formando a matriz geral por meio da qual conhecemos o mundo e agimos nele. Esses pressupostos se apresentam na forma de motivações. ao homem. Mas tem muito mais embaixo. Pressuposições. Se a terra tremer. Normalmente a pessoa não percebe a incoerência. onde não é visível. Assim como as fundações de uma casa ficam ocultas na maior parte do tempo dos olhos das pessoas. É um ser religioso. Uma boa cosmovisão é como uma rede toda interligada. Somos pessoas com várias lentes sobrepostas que interpretamos o mundo de forma diferente. Como na água o rosto corresponde ao rosto. o coração do homem. Cosmovisão é aquilo que está no fundamento da casa. se não. mais começamos a enxergar quem nos somos. você não percebe que está vendo e interpretando a vida. crenças/certezas básicas. Cristianismo e misticismo. As vezes cremos em coisas que não são verdadeiras ou contraditórias. Quanto mais conscientes de nossa cosmovisão. Se Deus é todo-poderoso. Ilustrações Lentes sobrepostas: Cosmovisão é composta de camadas de pressuposições que se sobrepõem. quando percebe tem problemas ou crises. 27. apenas vive e age sem questionar. . O coração é o que está no fundamento. compromissos de fé e valores. O homem não é o que pensa. não pode haver furos. É como nosso olho. assim. Portanto. Fundamentos de uma casa: Uma cosmovisão funciona como fundamento que sustenta todo o nosso edifício de conhecimentos e experiências fornecendo a base para o nosso agir. porque temos medo? Cosmovisão é o instrumento interpretativo da realidade. E isso é importante para que não haja incoerências. Cosmovisão é o comprometimento do coração. O iceberg: O que as pessoas veem está acima da água. Nem sempre agimos de acordo com o que falamos. Uma Cosmovisão é sujeita a ter inverdades e ser incoerente.

3 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful