You are on page 1of 2

UFSC CSE CNM CNM 5150 MACROECONOMIA 2 PROF.

JEAN-LUC ROSINGER

EXERCICIO RESOLVIDO Nº1 1) Suponhamos que, ceteris paribus, aumenta a propensão a importar de um pais (isto é uma parcela maior da renda é gasta com importações). a) Utilize o modelo IS-LM para determinar os efeitos desta modificação do comportamento do público sobre a taxa de juros e a renda. b) Explique com palavras o que acontece nos mercados de bens e de títulos. Vejamos a equação de demanda agregada do modelo Keynesiano simples numa economia aberta: Y= Ca + cYd + G + Ia - bi + X – Ma – mY Y = Ca + c ( Y + Tr - tY) + Ia - bi + G + X – Ma – mY onde: Y = renda, Ca = consumo autônomo, Yd = renda disponível, G = gasto governamental, Ia = investimento autônomo, b = propensão a investir, i = taxa de juros, X = exportações, Ma = importação autônoma, m = propensão marginal a importar, c = propensão marginal a consumir, Tr = transferências, t= coeficiente de tributação da renda. Portanto: Y- cY +c tY + mY = Ca + c Tr + Ia –bi + G + X - Ma e calculamos : Y= onde o termo

1 ( A - bi) 1 − c (1 − t ) + m

1 é o multiplicador de gastos e A = Ca + c Tr + Ia + G + X - Ma. 1 − c (1 − t ) + m
Y = α (A – bi)

Chamando o multiplicador de α, a curva IS é dada pela equação : Quanto menor α, menor será o impacto sobre a renda de variações nas taxas de juros, maior será a inclinação da IS ( mais vertical). No gráfico, a reta IS se desloca para a posição IS´. A equação LM por sua vez é a mesma na economia aberta que na economia fechada: M/P = dY – hi onde M = quantidade de moeda nominal ofertada, P = nível dos preços, d = coeficiente de demanda por moeda devida ao motivo transações, h = sensibilidade da demanda por moeda à taxa de juros. A inclinação e a posição da curva LM não mudam. Portanto, no novo equilíbrio, na interseção da IS e da LM, a renda Y e a taxa de juros i são menores, conforme o gráfico abaixo:

O equilíbrio inicial. antes da modificação da propensão a importar. o equilíbrio no mercado monetário requer uma queda da taxa de juros. isto é uma queda da taxa de juros de equilíbrio. a qual provoca um aumento do preço dos títulos. é o ponto E. i**). a menor demanda por moeda se traduz numa maior demanda por títulos. e. Esta queda do produto provoca uma demanda menor por moeda. com uma oferta monetária dada. . No mercado de títulos. o Pib doméstico cai desde que uma maior fração da renda é gasta com bens importados. b) No mercado de bens. O novo equilíbrio é o ponto E´ com coordenadas (Y**. quando a propensão a importar é maior.