FRANKENSTEIN

FRANKENSTEIN

Frankenstein

O Prometeu Moderno

Mary Shelley

 

Nasceu em 1797. Filha de William Godwin e Mary Wollstonecraft. Sua mãe morreu logo após ela nascer. Shelley só conheceu sua mãe através de cartas que ela deixou, incluindo “A Vindication of the Rights of Women” (1792), em que dizia que as mulheres deveriam ter o mesmo direito à educação que os homens.

Mary Shelley

Leitora ávida, estudiosa, conheceu, através de seu pai, grandes escritores da época (William Wordsworth e Samuel Taylor Coleridge) Casou-se com Percy Bysshe Shelley em 1816 e acompanhava atentamente suas conversas com outros intelectuais.

Mary Shelley

Numa visita a Lord Byron, na Suíça, foi desafiada a escrever uma história. Ela ouviu Byron e Shelley discutindo a “natureza do princípio da vida, e se havia alguma chance de isso ser descoberto”. Depois dessa conversa, teve um sonho, que acabou dando origem ao romance “Frankenstein”.

Contexto Histórico

Acontece no século 18 – início do Romantismo. Critica os excessos do Iluminismo. Reflete o pensamento contrário a que os humanos são criaturas que usam a ciência como motivo para mudar e controlar seu destino. Defende o pensamento de que os humanos são criaturas que confiam em suas emoções para determinar o que é certo.

E no Brasil?

1817- O estabelecimento da Corte portuguesa no Brasil 1818 – Com a morte da mãe, dona Maria I, o regente é coroado rei de Portugal, do Brasil e de Algarves, no Rio de Janeiro, com o título de dom João VI.

Ideias do Iluminismo
     

Observação científica do mundo Lógica e razão; ciência e tecnologia Apreciação da elegância e do refinamento Interesse em manter a aristocracia Favorecia uma hierarquia social A natureza deveria ser controlada pelos humanos

Revoluções Importantes

Revolução Francesa e Revolução Americana (direito à liberdade) Revolução Industrial– sistema social desafiado pela mudança para uma sociedade industrial, com uma grande classe operária.

Características do Período Romântico
 

Ênfase na imaginação, na emoção, na paixão e na inspiração. Rejeição de trabalhos muito formais e preferência pela literatura que expressava as emoções em linguagem mais simples. Retorno ao passado ou ida a um mundo interior mais interessante e mágico do que o mundo da época (industrial).

Características do Período Romântico

Crença na liberdade individual; atitude rebelde contra a tirania. Fascinação pela natureza; percepção da natureza como transformadora.

Características do Período Romântico
   

Preocupado com as pessoas comuns Favorecia a democracia Desejo de mudança radical A natureza deve ser preservada No Brasil: início em 1836

Estilo: Romance Gótico

Frankenstein é categorizado como romance gótico, um gênero de ficção que usa ambientes lúgubres e eventos sobrenaturais para criar uma atmosfera de mistério e terror. Shelley também utiliza o conhecimento do realismo psicológico, procurando explicação para os atos dos personagens em suas características

Estrutura e Ponto de Vista
“Frame Story” história dentro de outra

Epistolar: cartas

Personagens Principais

Victor Frankenstein – protagonista, produto de uma educação baseada no Iluminismo; conhecedor da ciência; obcecado em criar a vida com partes de corpos humanos;

Personagens Principais

A Criatura - nunca nomeada - é o alter ego de Victor; racionalmente analisa a sociedade que o rejeita; admira as pessoas e quer fazer parte da sociedade; só recorre à violência quando é rejeitado repetidamente.

Personagens Principais

Henry Clerval – Amigo de infância de Victor Elizabeth – adotada pela família de Victor Robert Walton – explorador do Ártico que é obcecado por conhecimento e fama. Narra a história.

Temas

   

Consequências da irresponsabilidade na busca pelo conhecimento Consequências do orgulho Consequências da rejeição da sociedade por quem não é atraente O poder destrutivo da vingança Empatia

Símbolos
     

Branco/luz= conhecimento Água = conhecimento Gelo = perigo Trovão = poder da natureza Natureza = aceitação, calma Montanhas= exaltação da natureza

Antíteses – Contrastes de ideias, temas, personalidades
   
    

Victor/Criatura Paixão/razão Natural/artificial Conhecido/desconhecido Civilizado/selvagem

Masculino/feminino Bonito/feio Bom/mau Luz/escuridão

Trecho do filme (1931):
http://www.youtube.com/watch?v=Mach-o6aoEo

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful