P. 1
Abecedario Deleuze Historia Da Arte Ideia Literatura Estilo

Abecedario Deleuze Historia Da Arte Ideia Literatura Estilo

|Views: 0|Likes:
Published by Clarice Ferrari

More info:

Published by: Clarice Ferrari on May 02, 2014
Copyright:Traditional Copyright: All rights reserved

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/02/2014

pdf

text

original

O ABECEDÁRIO DE GILLES DELEUZE

Resumo
O autor fala que a Literatura de valor não se atém a historinhas do que acontece com o indivíduo, mas cria conceitos e ideias novas. O autor deve escrever “por” alguém, não “para” alguém. Para ele, os personagens da Literatura são grandes pensadores, e uma obra literária traça conceitos de forma implícita. Os personagens criados têm a dimensão de um conceito, e tanto a Filosofia, quanto a grande Literatura, testemunham a favor da vida. Os filósofos e os autores literários veem coisas muito além do que podem suportar. A Filosofia e a grande Literatura se encontram nesses autores. Na verdade, os grandes personagens da Literatura são grandes pensadores.

Palavras-chave
Ideia – Conceito – Literatura – Filosofia – Criação - Criatividade

Nível de ensino
Ensino Fundamental II e Médio

Modalidade
Em EJA pode-se trabalhar o mesmo projeto, utilizando apenas uma obra importante da Literatura Nacional que esteja mais ligada à realidade do grupo, trabalhando ideias e conceitos que estão nessa obra e na vida de cada um.
A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo. Acompanhe nossa programação no Canal 123 da Embratel, no Canal 112 da SKY, no Canal 694 da Telefônica TV Digital ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica - Hor /Freq. 3770 e digital banda C Vert /Freq. 3965 Na internet acesse http://tvescola.mec.gov.br e assista ao vivo, 24 horas.

que os autores literários veem coisas muito além do que podem suportar (Literatura). Antes de entrar nos grandes movimentos literários. é um criador da sintaxe” (Estilo). que “um grande estilista não é um conservador da sintaxe. com seus autores e obras que tiveram grande influência em suas épocas.br e assista ao vivo. .Hor /Freq. mas é muito difícil ter uma ideia (Ideia). 3965 Na internet acesse http://tvescola.mec. 3770 e digital banda C Vert /Freq. contemplação e muita prudência.gov. que o filósofo faz as pessoas verem as coisas (Ideia).Filosofia Aspectos relevantes do vídeo Os trechos do documentário em que o autor define História da Arte. comparando o trabalho da Arte. que precisam de observação. no Canal 694 da Telefônica TV Digital ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica . da Filosofia e da Literatura. Componente curricular Língua Portuguesa Disciplinas relacionadas Arte – História – Literatura . no Canal 112 da SKY. como o poeta no uso das palavras e o filósofo no uso das ideias. Acompanhe nossa programação no Canal 123 da Embratel. Literatura e Estilo são bastante ricos para mobilizar o estudo da Literatura. Nestes. estudo. Atente para as afirmações de que “criar é ter uma ideia” e que a ideia preside tudo. que “as grandes obras primas são escritas em uma espécie de língua estrangeira e o estilista é alguém que cria uma língua estrangeira dentro de sua própria língua” (Estilo). Ideia. A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo. Deleuze faz comentários belíssimos. Um pintor deve ser prudente no uso das cores. 24 horas. Os três criam e só são importantes se criam. seria importante assistir aos trechos sugeridos acima.

.mec. A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo. a produção escrita e a apresentação oral de trabalhos do grupo. Duração da atividade Um bimestre se for trabalhado o projeto completo. gêneros textuais e expressão oral. Acompanhe nossa programação no Canal 123 da Embratel. .br e assista ao vivo.Identificar e analisar os testemunhos da vida dentro dos textos literários. os resultados serão muito mais abrangentes. no Canal 694 da Telefônica TV Digital ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica . reflexão. análise. mas pode-se subdividir e trabalhar só uma parte em duas ou três aulas. no Canal 112 da SKY. Além disso. produção escrita. 3965 Na internet acesse http://tvescola. aprenderão: . Se for possível trabalhar todo o projeto com a análise das obras literárias sugeridas. 3770 e digital banda C Vert /Freq. O que o aluno poderá aprender com esta aula Despertar os sentidos e a razão para o estudo de Literatura.Hor /Freq.gov. seleção de ideias e informações.Literatura e criação literária através de autores que criaram o novo na Língua e na grande Literatura. gêneros literários. Poderá entender melhor a criação literária e perceber o quanto ela está ligada à própria experiência da vida. 24 horas. pois os alunos trabalharão pesquisa.

. já que começa com a morte e volta ao nascimento. . 24 horas. 3965 Na internet acesse http://tvescola. uma nova ideia. A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo. reflexão.Produção textual.mec.gov. invertida.Prosa e Poesia. Estratégias e recursos de aula/descrição das atividades: 1º momento: Divida a classe em grupos e proponha que cada grupo trabalhe com um autor/obra que tenha criado um novo conceito literário. seleção. 3770 e digital banda C Vert /Freq. no Canal 112 da SKY. comparação.Leitura e compreensão leitora. Conhecimentos prévios que devem ser trabalhados pelo professor com o aluno . reflexões filosóficas do narrador/personagem sobre o sentido da vida e do amor.Hor /Freq. uma nova forma de testemunhar a favor da vida: Sugestões: Grupo 1 – Machado de Assis/ Memórias póstumas de Brás Cubas: escritor defunto. . .Conotação e Denotação.br e assista ao vivo. .Análise. . Conversas do autor com o leitor.Linguagem literária e científica. Acompanhe nossa programação no Canal 123 da Embratel. narrativa não linear. no Canal 694 da Telefônica TV Digital ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica . produção oral e escrita da linguagem verbal.

O professor pode pesquisar entre os nomes da chamada “Grande Literatura” e escolher aqueles com os quais mais se identifica. reflexões sobre a vida. 3770 e digital banda C Vert /Freq. Acompanhe nossa programação no Canal 123 da Embratel. neologismos.Grupo 2 – Guimarães Rosa/ Grande sertão. que transformações sugerem.Hor /Freq. Grupo 3 – Mario de Andrade/ Macunaíma: figura do anti-herói. . frases e palavras. discute as criações. analisa os personagens “filosóficos” e o que eles refletem. no Canal 112 da SKY. reflexões filosóficas sobre ética e moral. a sintaxe e a semântica da obra. no Canal 694 da Telefônica TV Digital ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica . Grupo 4 – Mia Couto/ O voo do flamingo: nova forma de narrar. 2º momento: Cada grupo lê. imagens coloridas (sinestesias). o léxico. 3965 Na internet acesse http://tvescola. A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo. o trabalho que oprime e destrói o que há de humano no homem. nova língua brasileira (criação de uma língua estrangeira dentro da própria língua). pois todos os grandes autores brasileiros e internacionais criaram ideias e conceitos que podem ser trabalhados a partir de suas obras. Grupo 5 – Franz Kafka: alegoria do homem transformado em barata. reflexões filosóficas do narrador e dos personagens sobre o bem e o mal. o que criticam.gov. regionalismos (criação de uma língua estrangeira dentro da própria língua). Também devem selecionar trechos.mec.br e assista ao vivo. retirando as mais significativas. analisa a linguagem. 24 horas. reflexões filosóficas sobre o pós-guerra em Angola. veredas: nova estrutura sintático/semântica.

no Canal 112 da SKY. Vale também fazer uma pesquisa de grandes campanhas publicitárias: que ideias novas elas criaram e difundiram? Que transformações provocaram? Outra sugestão é acrescentar o trecho do documentário do “Q”. 3770 e digital banda C Vert /Freq. selecionando todas as informações e opiniões a respeito – citando a fonte. trechos de filmes. novelas ou minisséries. Acompanhe nossa programação no Canal 123 da Embratel.br e assista ao vivo. de Questão. . 4º momento: Seleção dos recortes importantes e montagem de um seminário que será apresentado para a classe com recursos da Informática: slides. Questões para discussão .mec. 5º momento: Lembrar que Deleuze diz que atualmente a publicidade se coloca como a grande área produtora de ideias. 24 horas. no lugar da Filosofia e da Literatura. Será que eles concordam que “a Literatura testemunha em favor da vida”? Ela cria conceitos que são transpostos para a vida ou transforma em ideias e conceitos os fatos da vida? A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo.Discuta com a classe as opiniões do autor.3º momento: Pesquisa em biblioteca e sites relacionados à Literatura (indicações no final da ficha) sobre o autor e obra estudados. 3965 Na internet acesse http://tvescola.Hor /Freq. analisando se. os conceitos e ideias fundamentais da obra são conservados. propagandas. fazendo um link com o que está sendo apresentado. no Canal 694 da Telefônica TV Digital ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica . ao adaptar obras literárias para filmes. assim havendo maior força transformadora ou deformadora.gov.

gov.O que é Literatura e o que não é Literatura? Quem decide? Como isto é decidido? Há unanimidade quanto a isto? .com/mariodeandrade www. . Acompanhe nossa programação no Canal 123 da Embratel.machado.com/machadodeassis www.br www.releituras.info www. não são considerados literários. no Canal 112 da SKY.com/literatura A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo.machadodeassis. que a maioria adora. de acordo com Deleuze? Sites sobre literatura www.br www. novas ideias na Literatura? . 3770 e digital banda C Vert /Freq. 3965 Na internet acesse http://tvescola.uol.Por que os best-sellers.releituras.com www.Hor /Freq.br www.releituras.portalsaofrancisco.com.. no Canal 694 da Telefônica TV Digital ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica .com/guimaraesrosa www.mec.recantodasletras.espacoacademico.org.pensador.mec.wikipedia.br e assista ao vivo.br www.gov.br www.com.org.mariodeandrade.br www.com. 24 horas.Quais os grandes autores que criaram um novo conceito.suapesquisa.

24 horas.Macunaíma . veredas . .Sugestão de livros .Metamorfose .mec. Consultor: Clemari Ribeiro A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo. . 3965 Na internet acesse http://tvescola.br e assista ao vivo.Franz Kafka.Memórias póstumas de Brás Cubas .Hor /Freq.Mario de Andrade. no Canal 694 da Telefônica TV Digital ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica . . -O último voo do flamingo – Mia Couto.Guimarães Rosa.Machado de Assis. .gov.Grande sertão. no Canal 112 da SKY. 3770 e digital banda C Vert /Freq. Acompanhe nossa programação no Canal 123 da Embratel.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->