Geografia

Professor Silvio Araujo de Sousa

Choque de civilizações
Choque de Civilizações

Atividade para sala de aula Civilizações e religião Tema da questão 60 Vestibular 2010 – Unesp
Escola Estadual Prof. Renê Rodrigues de Moraes - Guarujá - SP

“Choque de civilizações” foi uma expressão criada pelo professor universitário britânico Bernard Lewis, na década de 1960. A ideia de “choque de civilizações” foi frequentemente retomada para explicar os conflitos entre ocidente e oriente. Na visão de Bernard Lewis, um “choque de civilizações” se contrapõem duas entidades claramente definidas, o “islã” e o “ocidente” (ou a civilização judaico-cristã). Em 1993, o estrategista norte-americano Samuel P. Huntington retomou a fórmula do “choque de civilizações”, e devido ao interesse e a polêmica criada pelo tema, levou-o a publicar em 1996 o livro “O choque de civilizações e a recomposição da ordem mundial”. O cenário e a divisão do mundo de acordo com Huntington, são as civilizações, Ocidental, Africana, Sínica, Hindu, Ortodoxa, Japonesa, Budista e Latino-Americana. Civilização Ocidental ou euro-americana ou do Atlântico Norte: esta civilização teria surgido após o final do império romano, é associada a civilização européia, é a única indicada por uma direção geográfica, o Ocidente. Atualmente a civilização ocidental consiste na Europa, Canadá e Estados Unidos, cujos descendentes são, Austrália e Nova Zelândia. Civilização Islâmica: abrange várias culturas distintas, como a árabe, turca, persa e malaia, o autor identifica a origem dessa civilização na Península Arábica no século VII d.C. e se espalhou pelo Norte da África, pela Ásia Central e pelo Sudeste Asiático, pela Malásia ou Indonésia.
Fonte: Secretaria da Educação – SP – Caderno do professor – geografia, ensino médio – 3º série – volume 2.

Questão 60 Unesp 2010
Segundo Samuel Huntington, a política mundial está sendo reconfigurada seguindo linhas culturais e civilizacionais, nas quais o papel das religiões é muito importante.

Correlacione as duas colunas: Religiões 1. Hinduísmo 2. Protestantismo 3. Islamismo 4. Catolicismo Países a. Egito b. México c. Índia d. Estados Unidos

Os países e suas respectivas religiões predominantes são: (A) 1b, 2c, 3a e 4d. (B) 1c, 2a, 3d e 4b. (C) 1b, 2c, 3d e 4a.

(D) 1c, 2d, 3a e 4b.
(E) 1b, 2d, 3c e 4a. Sugestão de leitura: O choque de civilizações e a recomposição da ordem mundial – Samuel P. Huntington – Rio de Janeiro –ed Objetiva – 455 p.

Professor Silvio Araujo de Sousa - Geografia - Escola Estadual Professor Renê Rodrigues de Moraes - Guarujá - SP - Brasil

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful