Texto: Mateus 9:35-38 Tema: Aprendendo

ter visão missionária com o maior e o primeiro missionário do Mundo (Jesus)
Introdução: 1- Se quisermos aprender profundamente sobre missões, é necessário vermos como o Senhor Jesus agiu e ensinou sobre o assunto que é de suma importância para à Igreja. 2- Missões é o que esta no coração de Deus, e o motivo supremo da existência da Igreja aqui na terra. 3- Precisamos aprender com Jesus sobre este investimento eterno para cada crente. Tese: O que a Igreja precisa aprender com Jesus para ter uma visão missionária correta! ITer o alvo de alcançar todas as cidades e povoados. (V: 35 a “E percorria Jesus todas as cidades e povoados”) A- Uma Igreja que tem uma visão realista de missões, os seus membros ultrapassam as fronteiras das quatro paredes do templo, para alcançar as cidades povoados (distritos) estado, país e o mundo com o Evangelho de Cristo. B- Municípios brasileiros que possuem menos que 1% de crentes na população. 1- Leia a estatística (xerox) C- Método tríplice ensinado por Jesus , para à Igreja fazer missões de uma maneira produtiva. 1- Ensino ( V. 35 b “Ensinando nas sinagogas”) 2- Pregação (V. 35 c “pregando o evangelho do Reino” a- Esta frase é um eufemismo. b- O que é eufemismo? ó Ato de suavizar a expressão de uma idéia, substituindo a palavra ou expressão própria por outra mais agradável e polida. c- Antes da chegada de Jesus ao mundo, os judeus começaram pensar em Deus em termos transcendentais, o Deus dos céus ou céu se tornou sinônimo de Deus. d- Esta palavra significa o Reino literal do Messias. 3- Cura (V. 35 d “E curava toda sorte de doênças e enfermidades”) a- Cristo aqui estava cumprindo Isaias 53:4. b- O que é mais importante hoje, é pregar o Evangelho para que haja a cura da alma e não do corpo. c- A maior doênça da humanidade é a da alma.

II-

Ter o alvo de desenvolver compaixão pelas multidões perdidas. (V. 36 a “Vendo as multidões compadeceu-se delas”) A- Um coração cheio de compaixão é o que impulsiona a Igreja fazer missões. 1- O que é compaixão? ó Pode indicar no original: Amor, afeição e misericórdia. 2- Compadecer-se é : a- Deixar o egoísmo de lado. b- Pensar no bem estar dos outros. (Rom 3:23, 6:33. Apoc 20:11-15). c- Querer que os outros gozem do mesmo privilégio que você tem. d- Ter a disposição de sacrificar algo. ñ Dinheiro. ñTítulos. ñAusência dos familiares. e- Benefícios de sacrificar em prol de missões. (Rom 12:1) õ Agradecimento das pessoas que foram levadas a Cristo por você. õ Ajudando a cumprir A Palavra de Deus. (Apoc 5:9)

B- Duas coisas que nós como Igreja devemos pedir que Deus desenvolva em nossos corações, para assim termos uma verdadeira compaixão pelas almas perdidas. 1- A aflição que a humanidade pecadora sem Cristo esta passando. (V. 36 b “porque estavam aflitas”). a- Aflita quer dizer: ä Abatida, prostrada, ferimento mortal. (Prov 24:11-12) b- Leia a xerox da história da Albânia.
2-

A falta de direção espiritual verdadeira. (V. 36 c “como ovelhas que não tem pastor”) a- Na religião mais severa da face da terra, aquelas pessoas estavam famintas e desanimadas. b- Havia igrejas (Sinagogas) quase sem número (Só em Jerusalém havia mais de 400 sinagogas). c- Mas não se podia encontrar a Palavra de Deus, a Salvação de Deus. d- Faça uma aplicação.

III-

Ter a consciência que só a Igreja (Salvos) podem fazer a obra missionária. ( V. 37 a “E então se dirigiu a seus discípulos”). A- Jesus não se dirigiu aos religiosos (farizeus) da época ou a qualquer tipo de pessoas, Ele se dirigiu aos seus discípulos.

B- Jesus quer nos conscientiza sobre três coisas ao fazer-mos a obra missionária. 1- O Tamanho da Seara. (V. 37 b “A seara na verdade é grande”) a- A seara referi-se a nação de Israel. Mais tarde, Jesus incluiu o mundo inteiro. (Mat 28:19-20). b- Jesus utilizou a palavra Seara , para mostrar que os esforços dos trabalhadores darão resultados, pois a existência da seara, requer a ação de ceifar. c- A compaixão de Jesus exige a ação de ceifar na seara espiritual. d- Os crentes que deixar de ceifar a seara, devem ser considerados desobedientes ao mestre, sem amor, egoísta e infrutífero para com o Reino de Deus. e- Tamanho da Seara hoje (Mundo) Ü População de 5.000.000.000 em 1987. Ü Crescimento anual de 1,7% Ü Nações e territórios com mais de 1.000.000 de habitantes. Ü Todas as línguas do mundo (excluindo os dialétos ) 5.455 (Sil). Ü Nações que não tem nenhuma Igreja implantada. (12.017). Ü Há 305 cidades com mais de um milhão de habitantes. Ü Não Religiosos. 20%. Ü Muçulmanos. 18,4%. A maioria vive desde a África ocidental até o sudeste da Ásia Ü Hindus. 13,1%. São a maioria em três nações e minoria significativa em outras 11. Ü Cristãos. 32,4% apenas 17,5% deste número é nascido denovo.

2-

A pouca quantidade de trabalhadores na Seara. (V. 37 c “mas os trabalhadores são poucos”). a- Missionários no Mundo! • São 81.000. • Em 1.800 agências missionárias. • 650 destas agências estão nos Estados Unidos. • 500 na Europa• Dos 81.000 missionários, 51.750 deixaram seus paises de origem para trabalhar em outros paises. • Diferença de 29.250. Orar para que Deus mande mais trabalhadores para Seara. ( V. 38 “Rogai, pois ao Senhor da Seara que mande mais trabalhadores para sua Seara”).

3-

a-

bcdefg-

“Muitos crentes consagrados jamais atingiram os campos missionários com seus próprios pés mas poderão alcança-los com seus joelhos” (Adoniran Judson) Mandar no original, tem o sentido de urgência. A compaixão e a oração formam uma união poderosa, que leva o Senhor aumentar o número de trabalhadores na Seara espiritual. Toda o refinamento da Igreja moderna jamais poderá substituir esses fatores básicos. A Igreja não deve dar toda sua atenção em projetos que não sejam missionários. (Explique). O Mundo tem cerca de 100 milhões de jovens crentes. Apenas 100.00 são necessários para alcançar-mos 12.000 grupos de pessoas que não conhecem nada sobre Jesus Cristo e a Sua Salvação.

(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / Ide

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful