You are on page 1of 4

Desidratação

A desidratação ocorre quando o corpo humano não tem água suficiente para
realizar suas funções normais. Ela pode ser leve e causar sintomas como fraqueza,
tontura, dor de cabeça, fadiga, podendo levar à morte. Indivíduos desidratados
apresentam um volume de sangue menor que o normal, o que força o coração a
aumentar o ritmo de seus batimentos, quadro chamado pelos médicos de taquicardia.
É muito comum em crianças. Um bom aliado contra a desidratação é o soro caseiro.
Também existem soros industrializados contra a desidratação como, por exemplo,
Floralyte 45. Soros industrializados são especialmente indicados em casos de
desidratação por apresentarem composição equilibrada de cloreto de sódio, cloreto
de potássio monoidratado, citrato de sódio diidratado e glicose. A composição
equilibrada desses ingredientes evita efeitos colaterais como convulsões.

Doenças causadas pela desidratação

O corpo humano é compor de 75 por cento de água e da matéria contínua de 25
por cento. Para fornecer a nutrição, para eliminar o desperdício e regular todas as
funções no corpo, nós precisamos a água. A maioria de sociedades modernas,
entretanto, já não forçam a importância da água bebendo como o “nutriente o mais
importante” entre todos os nutrientes. Os grupos da toda a população estão
substituindo a água com chá, café, álcool e outras bebidas manufaturados. Muitos
povos não realizam que o sinal natural da sede do corpo é um sinal que exige a água
bebendo pura, lisa. Em lugar de, opt para outras bebidas na opinião que esta
satisfaria as exigências da água do corpo. Esta é uma opinião falsa.
É verdadeiro que as bebidas tais como o chá, o café, o vinho, a cerveja, os
refrescos e os sucos contêm a água mas igualmente contêm a cafeína, o álcool, o
açúcar, os edulcorantes artificiais ou os outros produtos químicos que atuam como
desidratador fortes. Mais que você bebe estas bebidas, mais desidratado lhe torna-se
porque os efeitos cria no corpo é exatamente oposto a esses que é produzido pela
água. Bebidas contendo cafeína, por exemplo, respostas do esforço do disparador
que têm os efeitos diuréticos fortes (que causam o urinação aumentado, no início).
Bebidas com níveis de açúcar de sangue adicionados do aumento do açúcar drástica,
que se usa acima das grandes quantidades de água celular, demasiado. O consumo
regular de tais bebidas conduz à desidratação crônica, que é um fator comum em
cada crise da toxicidade.
Não há nenhuma razão prática ou racional tratar uma doença (crise da
toxicidade) com as drogas sintéticas ou mesmo com as medicamentações naturais e
os métodos a menos que a necessidade do corpo para a hidratação for encontrada
primeiramente. As drogas e outros formulários da intervenção médica podem ser
perigosos para a fisiologia humana pela maior parte por causa de seus efeitos de

Por outro lado.Se ela perder muito líquido. nas frutas e verduras.” um estado progressivo de desidratação em determinadas áreas do corpo. Esses líquidos perdidos contêm água e sais (observe como o suor e as lágrimas são salgados). A falta do reconhecimento dos aspectos os mais básicos do metabolismo da água em nosso corpo pode ser prendida responsável para considerar uma doença quando é realmente o grito urgente do corpo para a água. na transpiração e na respiração. A causa da morte é desidratação (hipohidratação). Boa parte das doenças típicas dos países tropicais têm a diarréia e o vômito como sintomas. mantém o funcionamento do organismo. As regiões de clima seco também não estão livres do problema. Incapaz de remover as toxinas destas peças devido à insuficiente fonte de água. em boa forma e aparentemente em ótimo estado de saúde – desmaia durante um exercício em um dia quente e nunca mais se recupera. nas fezes. na urina. É preciso se proteger do sol. milhões de pessoas no mundo inteiro – crianças e adultos – morrem de desidratação todo ano. a elasticidade dos tecidos.desidratação. As perdas que ocorrem todos os dias devem ser repostas através da ingestão de água. Quando sua criança vomita e/ou tem diarréia. A maioria de pacientes hoje estão sofrendo da “da doença sede. substâncias nutritivas que mantêm as funções vitais. Com a meninada que pratica atividades esportivas os cuidados são semelhantes. irriga músculos e conduz as substâncias que alimentam as células. O corpo humano é constituído por cerca de 70% de água que. o homem é formado em maioria por líquidos. ela está perdendo líquidos e minerais que são importantes para seu organismo. além de manter a criança hidratada é preciso acostumá-la a beber água desde cedo. A combinação entre temperatura elevada e umidade é ideal para a proliferação de vírus e bactérias e as condições precárias de saneamento potencializam a contaminação da água e dos alimentos. misturada a sais minerais. que ocorre quando o corpo não tem água suficiente para realizar suas funções normais. Por isso. o fenômeno em que ocorre perda excessiva de líquidos é tão grave. Apesar de ouvirmos falar de tais histórias de atletas que sucumbem no meio do campo. Um atleta profissional – forte. que promovem grandes perdas de líquidos e eletrólitos. do calor excessivo e ingerir água e sucos de frutas constantemente. Segundo Edimilson Migowski. o corpo é enfrentado com as conseqüências de seus efeitos destrutivos. pode ficar desidratada. Assim como o planeta. Todas as pessoas perdem líquidos todos os dias. . A desidratação provoca um déficit de água no organismo. são casos raros. médico e professor adjunto de infectologia pediátrica da UFRJ. Os sais minerais são repostos no sal da alimentação normal.

SORO CASEIRO: Indicado em casos de desidratação moderada. pele sem elasticidade. sódio e sais minerais). olhos fundos. absorção de nutrientes. Mas o mais importante é que você procure rapidamente um serviço médico próximo a você! As doenças mais comuns associadas a desidratação são: A diarréia é conseqüência de infecções intestinais causadas por vírus. citrato de sódio. os bebês e as crianças pequenas são mais sensíveis à desidratação porque a proporção de água em seu corpo é ainda maior do que a encontrada nos adultos. com odor forte e a diminuir em quantidade. A alimentação não pode ser suspensa. as de origem bacteriana são mais graves que as virais. Um dos mais comuns é o (SRO). composta por uma colher de chá de sal (3. mas alguns alimentos devem ser retirados da dieta. como frituras. fácil de ser encontrado em farmácias e postos de saúde. SINTOMAS: Entre os sintomas estão boca seca. tontura e dor de cabeça. além de auxiliar no transporte. suco gástrico. incluindo sangue. uma desidratação leve – como uma perda mínima de 1% a 2% do peso corporal total – pode causar sintomas como fraqueza. Além disso. entre outros. . A urina tende a ficar mais escura. A desidratação severa. tonteira e fadiga e.5 gramas) e duas colheres de sopa de açúcar (40 gramas) em um litro de água filtrada e fervida. e sua vida pode estar em risco. o que pode afetar os rins. uma vez que água é essencial para a vida humana. cloreto de potássio e glicose é muito eficaz por sua fórmula equilibrada. Os soros de reidratação são usados nos casos de desidratação eminente ou de nível leve. Nos casos mais graves ocorre a redução do volume sangüíneo e o aumento do ritmo dos batimentos cardíacos. chegando a durar até sete dias. Composto por cloreto de sódio. Segundo doutor Migowski. o soro caseiro pode substituir o SRO. doces e condimentos. Geralmente. O mercado também dispõe de soluções reidratantes prontas para beber. via oral ou venosa. a desidratação ocorre quando você perde mais água do que consome. Até um pequeno desequilíbrio pode causar problemas sérios. O tratamento é prescrito pelo médico e consiste na reposição de eletrólitos (potássio. mas todas têm como característica principal a evacuação intensa de fezes moles ou líquidas e podem causar cólicas. bactérias ou parasitas. APRENDA A FAZER: A solução é muito fácil de preparar. fraqueza. Em termos simples. gorduras. e excreção. alerta o infectologista. Ela constitui a base de todos os fluidos corporais. provocar efeitos permanentes para sua saúde. em longo prazo. usualmente definida como uma perda de 9% a 15% de seu peso total é considerada emergência médica.

afirma o médico. são indicadas para depois da prática de atividade física”. A patologia que provoca disenteria acentuada é conseqüência de uma combinação de vírus com grande resistência e também causa vômitos. A doença se manifesta por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. como o Brasil. é necessário evitar o consumo de alimentos de difícil digestão. em São Paulo nos casos de desidratação. leptospirose e em casos de intoxicação alimentar . mas. transmitida pela urina do rato de esgoto. “Tomar refrigerante em casos de diarréia é um erro grave. Para Miguel Adolfo Tabacow. mais de 80% das mortes relacionadas ao rotavírus o correm nos países em desenvolvimento. Já a leptospirose é recorrente em regiões de chuva intensa e sujeitas a enchentes e se manifesta pela contaminação da água e dos alimentos pela Leptospira interrogans. o Estado registrou mais de 20 mil casos de dengue nos cinco primeiros meses do ano passado. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. De acordo com o infectologista Edimilson Migowiski. gordurosos e frituras. além de ser muito comum em doenças como gastroenterite. Já as bebidas isotônicas não têm a função de repor os eletrólitos perdidos em casos de evacuação acentuada. que pode comprometer ainda mais o estado do paciente. Para cada uma dessas patologias existe um tratamento específico que deve ser indicado por um médico. em relação à diarréia. É um dos fatores que mais provoca a desidratação. alguns cuidados são básicos. dengue. . gastroenterologista e nutrólogo da Fundação Amparo Maternal. Entre eles evitar o consumo de refrigerantes e isotônicos. pediatra. náuseas e dores abdominais. além de doces e bebidas açucaradas O médico ainda alerta que suspender a alimentação é um engano.