RBE DGIDC DREC Práticas e Modelos de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares Outubro-Dezembro 2009 Turma 4

Ana Margarida Botelho da Silva

Sessão 7

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Workshop)

Fórum 1: distinguir descrição de avaliação

1- Dos seguintes enunciados [1.ª coluna da tabela], indicar os que são descritivos e os que são avaliativos. [Optei por os classificar com +, explicando.] 2- Melhorar os enunciados mais descritivos, transformando-os claramente em enunciados avaliativos (criação de hipóteses possíveis). [Optei por propor hipóteses de transformação também dos + avaliativos].

1 - Enunciados 1- Foi recolhida informação dos departamentos sobre a colecção da
Margarida Botelho

2 - Hipóteses de transformação de enunciados + descritivos em + avaliativos Foi recolhida informação dos departamentos sobre a colecção da BE, indispensável ao estabelecimento de uma
Página 1 de 2.

+ Descritivo (apenas narra)

BE. 2- A BE promove sistematicamente mecanismos de avaliação cujos resultados são utilizados na planificação do trabalho. 3- Iniciativa de um projecto (parceria com a Câmara Municipal) de âmbito nacional. 4- Aproximação estimulante às famílias e seu envolvimento no projecto da BE, com o projecto “Leituras em família”. + Avaliativo (a frase relativa aponta para a consecução de uma acção ou de 1 objectivo) + Descritivo

política de gestão da colecção voltada para o utilizador. A BE promove sistematicamente mecanismos de avaliação cujos resultados são utilizados na planificação de acções de melhoria. Iniciativa de um projecto (parceria com a Câmara Municipal) de âmbito nacional, propiciador de intercâmbio culturas e de experiências e de construção de conhecimento. Aproximação estimulante às famílias e seu envolvimento no projecto da BE, com o projecto “Leituras em família”, o que permitiu consolidar o trabalho de equipa necessário na formação dos alunos.

+ Descritivo, embora o adjectivo estimulante qualifique o teor do enunciado, distinguindo-o um pouco dos demais descritivo. + Descritivo.

5- Horário da BE cobre todo o tempo de abertura da escola. 6- A actualização do material informático não corresponde às necessidades dos utilizadores (professores, alunos). 7- A BE disponibiliza guiões de pesquisa baseados no modelo Big6.

Horário da BE cobre todo o tempo de abertura da escola, cumprindo a sua função de democratização do acesso à informação e ao conhecimento. A actualização do material informático não corresponde às necessidades dos utilizadores, estando a ser planificada a acção de melhoria deste serviço. A BE disponibiliza guiões de pesquisa baseados no modelo Big6, desenhado para o desenvolvimento de competências ao nível da literacia da informação e do uso de TIC.

+ Avaliativo (aponta, na negativa, para uma meta da biblioteca: corresponder às necessidades dos utiliz.) + Descritivo.

Margarida Botelho

Página 2 de 2.