1

APLICAÇÃO DAS PROVAS OPERATÓRIAS

Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos
Materiais: Cada uma deve ter 2 cm de diâmetro
- 10 fichas vermelhas
- 10 fichas azuis

Colocar na mesa 10 fichas vermelhas e 10 azuis.
P — O que você pode me dizer sobre estas fichas?
S_____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
P — Escolha uma cor de que você goste mais.
S:_____________________________________________________________________
____________________________________________________________________

Coloque 7 fichas em frente ao entrevistado e deixe 3 de lado.
P — Ponha as suas fichas na mesma quantidade que eu coloquei as minhas.
S_____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
P — Então, temos a mesma quantidade de fichas azuis e vermelhas ou não?
S_____________________________________________________________________
____________________________________________________________________

Não continue até que a criança perceba que tem a mesma quantidade.

Estabelecimento da igualdade inicial. Arrume as fichas termo a termo.
Distancie suas fichas, separando-as de forma que fiquem mais largas.
P — E agora? Eu tenho mais, menos ou a mesma quantidade de fichas que você?
S_____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
P — Como sabe? Pode me explicar? (Pedido de argumentação)
S_____________________________________________________________________
______________________________________________________________________

http://turmadamonicapsicopedagogia.blogspot.com.br/

Será que ele estava certo ou não? Retorno empírico: Termo a termo.2 Contra-argumentação: (Se for conservador) P — Essa linha está mais comprida. P — E agora? Temos igual quantidade ou uma tem mais e outra menos? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico P — Como sabe? (Pedido de argumentação) S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Contra-argumentações com terceiros: (Se for conservador) P — Um menino da sua idade me disse que aqui (curta) havia menos.br/ . será que não tem mais fichas? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ (Se não for conservador) P — Você se lembra de que antes as duas fileiras tinham a mesma quantidade? O que você acha agora? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Retorno empírico: O psicopedagogo coloca as fichas termo a termo.com. Será que ele estava certo ou não? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ (Se não for conservador) P — Um menino da sua idade me disse que as duas iriam ter a mesma quantidade.blogspot. S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ P — E agora? Temos igual quantidade ou uma tem mais e outra menos? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ http://turmadamonicapsicopedagogia.

3 Cubro com as mãos as minhas fichas.br/ . menos ou a mesma quantidade que as suas? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ P — Como sabe? (Pedido de argumentação) S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ P — Se as fichas fossem caramelos e você comesse todas as suas balas e eu comesse todas as minhas. P — Como temos agora? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ P — Conte quantas fichas sobraram com você (escondo as minhas na mão).com. S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ P — E agora? Minhas fichas têm mais. comeríamos a mesma quantidade ou um comeria mais e outro menos? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ http://turmadamonicapsicopedagogia.blogspot. Quantas eu tenho na mão? Responda sem contar. S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ P — Como sabe? (Pedido de argumentação) S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Coloco as sete fichas em círculo. P — Você pode contar suas fichas? Quantas fichas você acha que eu tenho debaixo da minha mão? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ P — Como sabe? (Pedido de argumentação) S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Retorno empírico: Coloco frente a frente. P — Coloque as suas ao redor das minhas com a mesma quantidade.

ora não conserva. 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma P — O que você pode me dizer sobre este material? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Mostre as duas massas de cores diferentes.4 (Se for conservador) P — Você não acha que estas fichas de dentro possuem menos quantidade que estas de fora? Explique-me. Nível 3 — conservador — conserva em todas as modificações (desde cinco anos) Nível em que cada criança se encontra: ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 Conservação de matéria (massa) Material: 2 bolas de aproximadamente 4cm de diâmetro. S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ (Se não for conservador) P — Você não acha que estas fichas de dentro e as de fora possuem a mesma quantidade? Explique-me. P — que você fizesse duas bolas de massa com a mesma quantidade (dê as massas para a criança fazer as bolas de massa).com.blogspot. S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Argumentos utilizados na conservação: argumento de identidade ( ) argumento de compensação ( ) argumento de reversibilidade ( ) nenhum ( ) Avaliação: Nível 1 — não conservador — não conserva em nenhuma das modificações (até quatro/cinco anos) Nível 2 — transição — ora conserva.br/ . S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ http://turmadamonicapsicopedagogia.

você não acha que tem mais quantidade de massa que na bola? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ (Se não for conservador) P — Você se lembra de que antes as duas bolas tinham a mesma quantidade? O que você acha agora? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ http://turmadamonicapsicopedagogia.com. não prossiga com a prova.br/ . Faça a salsicha com a bola experimental. P — Esta salsicha tem mais. menos ou a mesma quantidade de massa que nesta bola? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ P — Como sabe? Pode me explicar? (Pedido de argumentação) S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Contra-argumentação: (Se for conservador) P — Mas a salsicha é mais larga.5 Procura-se estabelecer a igualdade inicial.blogspot. P — As bolas têm a mesma quantidade de massa ou uma tem mais e outra menos? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ P — Como sabe? Pode me mostrar? (Pedido de argumentação) S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Caso a criança diga que não tem a mesma quantidade: P — O que você pode fazer para que fiquem as bolas com a mesma quantidade de massa? S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Enquanto a criança não perceber a igualdade inicial.

br/ .com. teremos a mesma quantidade ou uma terá mais e outra menos? (Espere ele responder antes de retornar a fazer as duas bolas) S_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ http://turmadamonicapsicopedagogia.6 Retorno empírico: P — E se eu voltar a fazer uma bola com esta salsicha.blogspot.

Related Interests