You are on page 1of 15

EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula

EM908 QUARTA AULA


PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
Nesta aula iniciaremos as atividades para o planejamento do processo de
forjamento a quente, em matrizes fechadas, de uma pea metlica,
mostrada na Figura 1, que consistir no dimensionamento da pea
forjada, que ser realizado na aula de hoje, e no projeto das matrizes de
forjamento, a ser realizado na prxima aula.
Os critrios a serem utilizados no projeto da pea forjada a quente so
apresentados a seguir.
Para a realizao deste projeto pode-se utilizar o ProE ou o SolidEdge.
EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula
EM908 QUARTA AULA
PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
Dimenses e detalhes de uma pea metlica
Figura 1
EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula
EM908 QUARTA AULA
PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
Introduo
Todos os processos de fabricao mecnica apresentam limitaes ou
causam erros diversos que no permitem que se obtenha numa s etapa
uma pea metlica com todos seus requisitos dimensionais, geomtricos,
superficiais e microestruturais.
Isto tambm acontece com o forjamento a quente que apesar de ser um
processo que apresenta elevada capacidade produtiva e flexibilidade para
obteno de formatos complexos, gera produtos que necessitam de
operaes posteriores de acabamento por usinagem para que se obtenha a
pea final comas caractersticas funcionais desejadas.
A seguir sero apresentados diversos critrios para o projeto de uma pea
forjada a quente, considerando as limitaes desse processo e os erros que
causa nos produtos forjados.
EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula
EM908 QUARTA AULA
PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
Critrios para o projeto de peas forjadas a quente
A partir das dimenses da pea final, deve-se considerar alguns itens
importantes para o dimensionamento do forjado:
a) escolha do sobremetal intimamente relacionada s incertezas do projetista
quanto rigidez da mquina utilizada, conformidade dos materiais escolhidos
para a pea e matrizes, bem como fabricao dessas matrizes (dimenses e
propriedades). O sobremetal tambm est associado ao erro causado pela
contrao trmica verificada aps o resfriamento e permite que sejam
removidas posteriormente camadas que foram oxidadas ou que tiveram sua
composio qumica alterada pelo aquecimento prvio ao forjamento.
Nas tabelas 1 e 2 so apresentados os valores recomendados para sobremetais
(s) na espessura, para os processos de forjamento livre e em matriz fechada.
EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula
EM908 QUARTA AULA
PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
peas com pequenas dimenses s = 3 mm
peas com dimenses intermedirias s = 5 a 10 mm
peas com grandes dimenses s = 15 a 20 mm
maior dimenso do corpo (mm) sobremetal (mm)
at 20 0,5 a 1,0
20 a 80 1,0 a 1,5
80 a 150 1,5 a 2,0
acima de 150 2,0 a 3,0
Tabela 1 - Sobremetal indicado para o forjamento livre
Tabela 2 - Sobremetal indicado para o forjamento em matriz fechada
EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula
EM908 QUARTA AULA
PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
Critrios para o projeto de peas forjadas a quente
b) tolerncias dimensionais tais valores devem ser previstos no projeto do
forjado considerando o desgaste acarretado nas matrizes aps vrias
utilizaes, a fim de que no sejam produzidas peas com dimenses fora das
especificaes.
Essas tolerncias tm por base cada dimenso da pea final j adicionado o
correspondente sobremetal, conforme especificados na tabela 3.
Outra tolerncia dimensional diz respeito excentricidade permitida entre as
duas partes da matriz (Figura 2) que deve ser limitada a valores que no
conduzam existncia de um momento de tombamento quando do
forjamento e que no produza peas que venham a ser refugadas. A tabela 4
apresenta valores para a excentricidade transversal (e1) e a excentricidade
longitudinal (e) de acordo comas dimenses do forjado j obtidas
EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula
EM908 QUARTA AULA
PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
dimenso (mm) forjamento normal
limites (mm)
forjamento de preciso
limites (mm)
at 30 + 0,5
- 0,5
+ 0,3
- 0,2
de 30 a 50 + 0,6
- 0,6
+ 0,4
- 0,3
de 50 a 80 + 0,9
- 0,7
+ 0,5
- 0,4
de 80 a 125 + 1,2
- 0,8
+ 0,6
- 0,5
de 125 a 200 + 1,5
- 1,0
+ 0,8
- 0,6
de 200 a 250 + 1,8
- 1,2
+ 0,9
- 0,7
de 250 a 315 + 2,2
- 1,3
+ 1,0
- 0,8
de 315 a 400 + 2,6
- 1,4
-
de 400 a 500 + 3,0
- 1,5
-
de 500 a 630 + 3,4
- 1,6
-
Tabela 3 - Tolerncias dimensionais para peas forjadas a quente
EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula
EM908 QUARTA AULA
PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
Tabela 4 - Tolerncia de excentricidade para o forjamento a quente
Figura 2 - Excentricidade transversal e longitudinal para forjados
comprimento
l (mm)
Excentricidade longitudinal e (mm)
forjamento normal forjamento de preciso
at 63 0,8 0,4
de 63 a 160 1,1 0,5
de 160 a 400 1,6 0,8
de 400 a 1000 2,2 1,3
de 1000 a 2500 3 2
EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula
EM908 QUARTA AULA
PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
Tabela 4 - Tolerncia de excentricidade para o forjamento a quente
Excentricidade transversal e1 (mm)
d (mm) forjamento normal
l (mm)
forjamento de preciso
l (mm)
At
400
400 a
630
630 a
1000
1000 a
1600
1600 a
2500
At
400
400 a
630
630 a
1000
1000 a
1600
1600 a
2500
at 50 0,4 0,5 0,6 0,8 1 0,3 0,4 0,5 0,6 0,8
de 50 a 80 0,5 0,6 0,8 1 1,2 0,4 0,5 0,6 0,8 1
de 80 a 125 0,6 0,8 1 1,2 1,6 0,5 0,6 0,8 1 1,2
de 125 a 200 0,8 1 1,2 1,6 2 0,6 0,8 1 1,2 1,6
de 200 a 315 1 1,2 1,6 2 2,5 0,8 1 1,2 1,6 2
de 315 a 500 1,2 1,6 2 2,6 3 1 1,2 1,6 2 2,5
de 500 a 800 1,6 2 2,5 3 4 1,2 1,6 2 2,5 3
EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula
EM908 QUARTA AULA
PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
Critrios para o projeto de peas forjadas a quente
c) ngulos de sada tomados a partir das dimenses do forjado, servem para
facilitar a extrao da pea do interior das matrizes. Para evitar o trancamento
dos mandris quando da gravao das matrizes, os ngulos internos so
realizados menores que os externos. Podem ser adotados os seguintes valores
para os ngulos da sada:
internos () = 5 a 7 externos (1) = 7 a 8
d) arredondamento de cantos salientes e reentrantes devem ser feitos com
raios to grandes quanto possveis a fim de reduzir o desgaste nos cantos
salientes e o fissuramento nos cantos reentrantes que exigiria uma profunda
retificao das impresses, isso se a matriz no ficasse inutilizada por ruptura.
A tabela 5 apresenta valores para os raios de arredondamento segundo
algumas dimenses do forjado.
EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula
EM908 QUARTA AULA
PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
Tabela 5 - Raios de arredondamento em peas forjadas a quente
h, h1,h2 e d r r1 r2
at 25 5 0,5 1
de 25 a 40 8 1 1,5
de 40 a 63 12 1,5 2
de 63 a 100 20 1,5 2,5
de 100 a 160 30 2 3
de 160 a 250 50 2,5 3,5
A figura 3 apresenta uma pea forjada com as principais dimenses alteradas
por esses critrios.
EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula
EM908 QUARTA AULA
PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
Figura 3 - Pea forjada contendo as principais dimenses para projeto.
EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula
EM908 QUARTA AULA
PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
Critrios para o projeto de peas forjadas a quente
Considerados todos os itens aneriores no projeto do forjado deve-se verificar
se as dimenses satisfazem valores mnimos de espessura e sees transversais
nas direes paralela e perpendicular direo de conformao a fim de que
as matrizes no sejamsobrecarregadas.
A tabela 6 apresenta as espessuras mnimas de nervuras e de espelho
representadas na figura 4.
EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula
EM908 QUARTA AULA
PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
Figura 4 - Valores mnimos para espessuras de parede, nervuras e fundos.
EM908 Projeto de Ferramentas para Conformao Quarta Aula
EM908 QUARTA AULA
PROJETO DE PEA FORJADA A QUENTE
h (mm) s2 (mm) r3 (mm)
at 10 3 5
de 10 a 16 4 6
de 16 a 25 5 8
de 25 a 40 8 12
de 40 a 63 12 20
de 63 a 100 20 32
de 100 a 160 32 50
sl (mm)
b ou d
(mm)
l at 3b
(3d)
l acima de 3b (3d)
at 25 2 3
de 25 a 40 3 4
de 40 a 63 5 6
de 63 a 100 6 8
de 100 a 160 8 10
de 160 a 250 12 16
Tabela 6 - Valores mnimos para espessuras em forjados a quente

Related Interests