Hecate

Hécate é uma Deusa Tríplice Lunar, vinculada ao lado sombrio do disco lunar, ou seja, o inconsciente feminino; representa também o destino. Seu domínio se dá em três dimensões: Céu, Terra e Submundo. Sua presença é sentida nas três fases lunares: • • • A Lua Nova é a sua face oculta;

A Lua Cheia mostra seu lado oculto e revela o aspecto negativo da Mãe; A Lua Minguante revela seu aspecto luminoso. É preciso morrer pra rensacer.

Esta Deusa ainda permanece com o estigma de ser uma figura do mal. No período medieval ela era a Deusa das Bruxas, padroeira do aspecto virago, pois a Igreja projetou este arquétipo em simplórias pessoas do campo que seguiam seus antigos costumes e habilidades populares ligados à fertilidade. Eram consideradas malévolas adoradoras do "demônio". Hécate, em sua tripla face, simboliza, em sua fase crescente Ártemis, a virgem renascida; em sua fase cheia, Selene ou Deméter e em sua fase escura, ela própria. Sua força nos vários reinos: Ártemis na Terra, Selene no Céu e Hécate no mundo inferior.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful