You are on page 1of 13

ESALQ / USP

Depto. Economia, Administração e Sociologia
LES 0180: Introdução à Administração
Prof. Responsável: Evaristo Marzabal Neves
Apoio Didático: Aline C. Fermino

Sinopse de

“COMO USAR MELHOR SEU TEMPO”

Resenha do artigo Revista Isto é – Ano 32,
n.2046, 28/01/09 p. 52-57

sexo. Neves). raça. M. independente da cor. etc. idade.•Colocações e Reflexões Cada ser humano foi agraciado com 24 horas no dia. Cabe a cada um saber administrar seu tempo da melhor forma possível para evitar os estresses e a ansiedade (E. .

Franco Jr.“ E o tempo não passa na mesma velocidade para todas as pessoas em todas as circunstâncias. “Tempo é um dos maiores luxos do século XXI” (D. do mês ou do ano e constatar que faltou tempo para tudo que almejara” (H. Livro “O Ano 1000”). Saber disso.. . porém não alivia a angústia de chegar ao fim do dia. De Masi).

importante. 25% no futuro e apenas 5% no presente. urgente e o que pode ser deixado para depois.• Resultados de pesquisas • Consultoria Maris Antropos Consulting ( França) Vivemos 75% do tempo no passado. No presente é preciso ter discernimento entre o que é fundamental. Chopra). Só que o presente é uma dádiva e por isso se chama presente (D. . essencial.

•Portal Administradores. e. . empreendedores e acadêmicos): Apenas 20% se consideravam capazes de ocupar as horas do dia de forma objetiva. 45% disseram que conseguem mais ou menos.br Entrevistas com 2004 profissionais do Brasil em 2007 (executivos. 35% assumiram não saber gerenciar o tempo.com.

rotina administrativa e checagem de email.• Proudfoot Consulting 1. o que significa jogar fora 85 dias de labuta no ano  No Brasil quase metade do tempo do trabalho de quem deveria estar comandando e criando é gasto com reuniões infrutíferas. SABER ADMINISTRAR O DIA É ESSENCIAL E FUNDAMENTAL PARA O SEU CRESCIMENTO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL .276 gerentes de nível médio em 12 países em 2007:  34.3% das horas trabalhadas são improdutivas.

Nunca use a memória para registrar o que deve ser feito (TENHA UMA AGENDA E ANOTE). Fazer as escolhas de acordo com suas necessidades. Planejar com antecedência. Novak (Livro “1000 dicas para administrar melhor a sua vida”) 1. 3. .Dicas de Christian Barbosa (especialista em gerenciamento de tempo) e de J. 2.

J. em média. Não fique preso à internet. Faça isso apenas uma ou duas vezes/dia. 40 minutos por o que significa entre 7 a 10 dias por ano apagando emails e spams.4. Pare de verificar mensagem a toda hora. desative o alerta que avisa quando entra um novo email para evitar a tentação. e. Novak constatou que gastamos. semana – .

• Outras dicas 5. Hierarquização de valores no dia-a-dia é fundamental. Os problemas da má administração e organização do tempo causam prejuizos emocionais e físicos. Prof. . O problema é que as pessoas têm dificuldades em identificar o que é mais relevante (imagine para quem está começando a universidade e tomando um novo rumo)( P. 6. Tomei. PUCRJ). É preciso saber administrar o tempo de forma racional.

são menos produtivas (R.Muita gente fica doente devido ao estresse e angústia gerada pela impotência do muito que fazer nas 24 horas de um dia. . Pessoas estressadas. De Oliveira – Livro Reengenharia do tempo). por excesso de trabalho. D.

Registre os tempos que você gasta normalmente em cada uma delas. faça uma média.com. 1o Passo – Relacione suas atividades diárias.br) Faça uma tabela das suas atividades diárias. . Na dúvida.mauraxerfan. considere este tempo em um gasto médio mensal e divida pelos dias úteis do mês para achar o seu gasto diário com eventualidades. Se a atividade não for rotineira em sua agenda.• De olho no relógio (Laboratório de idéias :www.

Faça correções em sua agenda e planeje o dia de amanhã já com essas alterações. . 3o Passo Reveja a lista para localizar onde há disperdício e tentar gerenciar melhor o seu tempo.2o Passo Some os registros e veja quanto efetivamente gasta e quanto tempo sobra ou falta para atividades de lazer e prazer.

OBRIGADO .