CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Actividade 9 – Configurar e Pre-visualizar as Transições
Quando está a criar transições, deverá reparar que algumas delas permitem configurações avançadas. Essas alterações não são feitas directamente na TIMELINE, mas sim na janela de EFFECT CONTROLS.

Para que se torne visível a janela de pré-visualização apresentada na imagem anterior à direita deverá clicar no botão assinalado na figura. Deste modo, à medida que realiza alterações nas configurações na janela da esquerda, poderá previsualizá-las no extracto da linha do tempo que aparece à direita. As visualizações irão aparecer na janela MONITOR (filme).

1. Com base numa das sequências criadas anteriormente, proceda à aplicação de 3 ou 4 efeitos de transição e configure as definições e visualize as alterações. 2. Altere a direcção de uma animação (Só funciona com alguns tipos de animação). 3. No final guarde as alterações produzidas (CTRL + S).

Ferramentas de Autor

8

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Actividade 10 – Aplicar efeitos de Vídeo
O Adobe Premiere possui um conjunto de efeitos que possibilitam algumas alterações na apresentação dos clips. São milhares as combinações possíveis, pelo que a experiência com diferentes vídeos nos pode elucidar as potencialidades do Efeitos de Vídeo. Como se utilizam? No Separador Effects encontra uma opção Video Effects. Ao expandir essa opção irá encontrar um menu com diversas categorias de Efeitos (Adjust, Blur & Sharpen, Chanel, Color Correction, etc…). Cada categoria contém um conjunto de efeitos. Como? Para utilizar um efeito deverá arrastá-lo para cima do clip que deseja alterar. Posteriormente deverá aceder ao separador Effect Controls para alterar algumas configurações e verificar o resultado dessas alterações no clip.

IMPORTANTE: Utilize calmamente os Efeitos de Vídeo Propostos.
1. Crie uma nova sequência com o nome Efeitos Vídeo no BIN Cenas-Filmes. 2. Adicione à TIMELINE um clip à sua escolha. Para adicionar efeito: Seleccione o efeito a aplicar e arraste para cima do clip da TIMELINE. Os efeitos Auto realizam algumas alterações de forma automática, mas que podem ser configuradas pelo utilizador. Para proceder às alterações nas configurações dos efeitos deverá abrir o separador Effect Controls e abrir a opção correspondente ao efeito.

Ferramentas de Autor

9

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

3. Utilize e configure todos os efeitos da opção Adjust. Cada vez que configurar um efeito deverá visualizar o resultado na Janela MONITOR (filme). Em alguns casos, depois de utilizar um efeito deverá removê-lo da lista para evitar excesso de sobreposições de efeitos. Como? Na janela Effect Controls deve clicar com o botão direito do rato em cima do efeito a eliminar Seleccionar a opção Clear.

4. Faça o mesmo procedimento com os efeitos da categoria Distort, Image Control,Transform e Render (se adiantar trabalho, poderá experimentar outros efeitos de vídeo). 5. Guarde as alterações.

Actividade 11 – Transparência com Imagem ou Vídeo
A transparência/opacidade pode ser utilizada para provocar um efeito diferente num vídeo. Trata-se da sobreposição de duas camadas (vídeo ou imagem) que permite, de alguma forma, a visualização de ambas, sendo que na camada superior deve ser aplicada transparência/opacidade. Como?

1. Crie uma nova Sequência com o nome Transparência no BIN Cenas-Filmes. 2. Importe para o BIN Imagens uma fotografia de rosto à sua escolha. (Pode utilizar uma imagem do exemplo que está na pasta \\FA\Imagens). 3. Adicione um clip de vídeo à faixa Vídeo 1 na TIMELINE. 4. Adicone a fotografia à faixa Vídeo 2 na TIMELINE. 5. Altere a duração da reprodução da imagem para o tamanho do clip. Como? Passe com o rato no final da imagem. O Cursor vai alterar-se. Arraste a imagem até atingir a dimensão do vídeo. Irá ter um sobreposição ao longo de todo o clip.

Ferramentas de Autor

10

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia 6. O Tamanho da imagem deve coincidir com o tamanho do vídeo para que a sobreposição resulte. 7. Aplique uma transparência entre 20% e 30%. Experimente com outros valores para ver o resultado.

8. Visualise as alterações e guarde o projecto.

Actividade 12 – Retirar um som a um Clip
Em determinados momentos é importante ter um clip sem som para que possamos adicionar outros sons, música sem o som de fundo do vídeo. Para tal teremos de separar os dois elementos e, posteriormente, eliminá-lo. Como? 1. Abra a sequência Vídeo automático. 2. Clique com o botão direito em cima do 1º Clip de vídeo. 3. Seleccione a opção Unlink (esta opção permite separar o vídeo do som). 4. Clique com o rato numa zona livre da TIMELINE. 5. Clique com o botão direito do rato na faixa de som correspondente (verifique que só ficou seleccionada a faixa de som) e escolha a opção Clear. Voilá… O clip já não tem som. 6. Faça o mesmo com todos os restantes clips. 7. Guarde o projecto.

Actividade 13 – Inserir uma Música ao filme
Em qualquer momento podemos adicionar uma música (ou parte de uma música) a um filme. Para tal, devem existir no projecto ficheiros de música (MP3, WAV, etc.). Pode combinar a existência de clip com som e música ou clip sem som e música, essa opção depende do objectivo em cada caso. Como? 1. Com base na sequência Vídeo automático irá proceder às seguintes tarefas. 2. Importe para o BIN Músicas um ficheiro MP3 da pasta Media. (se já importou as músicas, passe à frente) 3. Escolha a música e arraste-a para uma faixa de áudio livre. 4. Visualize a alteração. 5. Guarde as alterações.

Como se faz? Imagine que só queria uma pequena parte da música, mas queria que a saída fosse gradual e não repentina. Tente descobrir como se faz!
Ferramentas de Autor

11

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Actividade 14 – Inserir sons ao filme
Em qualquer momento podemos adicionar um som a um filme. Esses sons poderão servir para marcar determinados momentos do filme, dando-lhe um impacto diferente. Imagine que num filme há uma cena em que um livro cai no chão. Na captura do filme o som deste movimento não é muito forte, portanto não causa um impacto forte. Como tal, é possível encontrar ou gravar sons que servem para dar mais importância a um momento. Sons de animais, de ambientes, de actividades, de pessoas, etc, servem para melhorar a composição de um filme. Para tal, devem existir no projecto ficheiros de som (MP3, WAV, etc.). Pode combinar a existência de clip com som ambiente, música e sons especiais, essa opção depende do objectivo em cada caso. Como? 1. Crie uma nova sequência com o nome sons no BIN Cenas-filmes. 2. Importe para o BIN Sons ficheiros MP3 da pasta Media\Sons. (se já importou as músicas, passe à frente) 3. Escolha alguns dos sons e arraste-os para uma faixa de áudio livre, na localização que desejar. 4. Visualize a alteração. 5. Guarde as alterações.

Actividade 15 – A Visualização dos clips na janela PROJECT (Miniaturas)
Na janela PROJECT, por defeito, os ícones correspondentes aos itens do Projecto (BINS, Sequences, Imagens, Vídeos, Sons e Músicas) aparecem no tamanho pequeno (Small). No entanto, de acordo com as preferências do utilizador, essa visualização poderá ter tamanho médio (Medium) ou grande (Large). Para alternar entre estes tamanhos de ícones deverá proceder da seguinte forma:

Ferramentas de Autor

12

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Actividade 16 – Aplicar o efeito Chroma Key
O que é o Chroma Key? “Chroma Key é uma técnica de efeito visual que consiste em colocar uma imagem sobre uma outra através do anulamento de uma cor padrão, como por exemplo o verde ou o azul.” Para que este efeito resulte na totalidade é conveniente que a captura do vídeo seja feita com um fundo com uma única cor (por ex: verde ou azul). Este efeito é utilizado quando se pretende substituir um fundo por um vídeo ou imagem. Este técnica é utilizada, por exemplo, na apresentação da metereologia em que o apresentador aparece com as previsões por detrás. É também utilizada para realizar alguns efeitos especiais nos filmes (por exemplo: Homem a voar, queda de um prédio alto, etc.).

Como utilizar o Chroma Key? Para utilizar este efeito temos de ter, pelo menos, dois vídeos: um capturado em chroma key e o que queremos que fique no fundo. Vamos experimentar: 1. Crie uma nova sequência com o nome Chroma 1 no BIN Cenas-Filmes. 2. Importe da pasta Media o clip chroma e o clip Voo. 3. Arraste para a faixa de Vídeo1 o clip Voo. 4. Arraste para a faixa de Vídeo2 o clip Chorma1. 5. Corte o clip 1 a partir dos 00:46:08 segundos. 6. Escolha que parte(s) do clip Voo que quer colocar por detrás do clip Chroma (o clip Chroma é menor que o clip Voo, portanto deverá colocá-los com a mesma duração). 7. Abra a janela de Efeitos de Vídeo (Vídeo Effects) Chroma1. 8. Abra o separador Effect Controls e aceda às opções do efeito Chroma Key. a. Na opção color, deverá com o selector de cor escolher o verde do fundo do clip. b. Similarity (semelhança) – 100%; c. Blend (mistura) – 35%; d. Threshold (limiar-fronteira) – 30%; e. Cutoff (ponto de corte) – 0% Keying Chroma Key e arraste para cima do clip

Ferramentas de Autor

13

CET – Desenvolvimento de Produtos Multimédia 9. Pode experimentar o efeito com outros valores para verificar o efeito. 10. E temos o efeito de transparência no vídeo. Guarde as alterações (CTRL + S);

Ferramentas de Autor

14