You are on page 1of 20

Terapia Familiar e Casal

Virgínia Buarque

Pensar em solucionar os problemas, esperando que as
outras pessoas mudem, é como planejar o futuro
pensando em ganhar na loteria sozinho!

Virgínia Buarque

Quando a família tornou-se o cliente. foi preciso uma nova maneira de pensar sobre os problemas humanos. Virgínia Buarque .

os sistemas são as partes mais a maneira pela qual funcionam juntas. Virgínia Buarque .Famílias como sistemas Mais do que a soma de suas partes.

e a retroalimentação positiva que altera o sistema para acomodar novas contribuições. As “famílias normais” tornam-se periodicamente desequilibradas durante pontos de transição no ciclo de vida familiar. Virgínia Buarque . e desta forma. são capazes de se envolver em retroalimentação positiva para se modificar. e dependem de dois processos importantes: a retroalimentação negativa que minimiza a mudança para manter um estado estável. não ficam presas nesses ciclos. As famílias sintomáticas permanecem paralisadas.As famílias normais são descritas como sistemas funcionais. usando um membro sintomático para evitar a mudança.

paciente identificado Virgínia Buarque .O indivíduo pode querer melhorar. Algumas famílias aparentemente requerem um “ PI ” para manter seu equilíbrio. a doença do paciente torna-se necessária para a saúde precária da família. mas a família pode precisar de alguém para desempenhar o papel do doente.

está “desafiando” o marido a perceber o ele-e-ela hifenizado de suas interações. O valor da terapia familiar vem da possibilidade de reunir os membros da família para refletir suas interações. Virgínia Buarque . e o terapeuta pergunta como ele pensa que contribui para isso.Quando um marido queixa-se de que a mulher é ranzinha.

” Em outras palavras é emocionante ver como o comportamento das pessoas faz sentido no contexto de suas famílias. Virgínia Buarque .“Encontrar uma família pela primeira vez é como acender a luz em uma sala escura.

drogatição. Virgínia Buarque . doenças... transtornos alimentares.. saída dos filhos adultos.. Em outras situações as famílias vivenciam crises: separações. à chegada da adolescência. distúrbios de comportamento na infância. o ingresso do filho na escola. mortes.Algumas famílias buscam ajuda terapêutica por não ter conseguido se ajustar as fases de transição do ciclo de vida familiar: nascimento do filho. violência.

Apesar da tendência natural de focar os problemas e o que os causa. não suas fraquezas. Quando as coisas funcionaram? O que teve de diferente ? Como seria para elas um futuro com esperança? competências recursos na saúde Virgínia Buarque . o mais importante para o sucesso da terapia são as forças da família.

. naqueles móveis.Comprar equipamentos de jardinagem e plantar quantas violetas pudesse. casamento.Assinar o jornalzinho de sua igreja.. Até que se deparou com VIDA: as violetas africanas que ela cultivava num pequeno jardim. Elas necessitam de bastante luminosidade mas não devem ser colocadas diretamente no sol.. doença ou morte. As violetas africanas podem ser cultivadas facilmente dentro de casa.nada. Ele ia caminhando pela casa e não sentia VIDA naqueles cômodos. Deu à ela duas tarefas: .. deveria enviar uma violeta africana.. Tratava-se de uma senhora em profunda depressão.nada. Virgínia Buarque . e sempre que houvesse um batismo. Seguindo as instruções do médico.Na história da Rainha das violetas africanas. a senhora distribuiu centenas de vasos de plantas. Milton Erickson foi visitá-la em sua casa a pedido de um amigo.

vivendo uma situação de conflito mal resolvida. onde o cliente é o casal. Virgínia Buarque .Terapia do Casal é um dos tópicos da Terapia Familiar.

em decorrência da má qualidade do seu relacionamento afetivo. É comum que os problemas sexuais do casal aconteçam. Virgínia Buarque .O relacionamento sexual é uma parte importante do relacionamento do casal.

Mas quando isso não acontece.Quando a TC contribui para uma melhora desse relacionamento. as queixas sexuais podem desaparecer. naturalmente. Virgínia Buarque . o casal deve ser encaminhado para a Terapia Sexual.

Atenção!!! Queixas periféricas! Filhos Metáforas! Virgínia Buarque .

Família origem Família origem projetos de Vida amor sexo Virgínia Buarque .

Terapeuta de família – Cientista ou Artista? Virgínia Buarque .

cada família infeliz é infeliz à sua própria maneira. Virgínia Buarque .” Tolstói – Anna Karenina. Acredita-se que a melhor maneira de se tornar um terapeuta de família eficiente é primeiro aprender a ser um cientista. e depois se tornar um artista.“Todas as famílias felizes se parecem.

E a diferença que faz diferença é resgatar a sua força. competência e autonomia. saúde.Acompanhar as famílias é como resolver um enigma: O que está paralisando esta família e a deixando infeliz? A arte de tratá-las está em aliviar o sofrimento e a angústia. Virgínia Buarque .

br Virgínia Buarque .Obrigada! virginia-iaf@apoiofamilia.com.