Agrupamento de Escolas _________________ Ano Lectivo: 2009/2010

Planificação
Programa de Promoção da Consciência Fonológica Local: Sessão Nº: 1

História Trabalhada: Cabelinhos de Ouro e os Três Ursos Materiais: Livro de história; fichas de actividades; lápis Objectivos: Promoção da consciência fonológica através da leitura de uma história e posterior Descrição da Sessão: Leitura da história às crianças, Observações: Actividades Desenvolvimento Explicar de forma simples o trabalho que vai ser realizado. Informar que vai ser lida uma história, que eles devem ouvir com atenção e que posteriormente iremos conversar e fazer jogos de palavras sobre a história contada. Ler a histórias às crianças. Fazer as seguintes perguntas sobre a história:  Como se chamava a história que vos contei? Qual era o título da história?  Porque razão os ursinhos foram passear para a floresta?  O que é que levou a menina a entrar na casa dos ursos?  O que fez ela ao ver as tigelas de sopa em cima da mesa? Qual foi a que mais lhe agradou?  De seguida, ela foi experimentar cadeiras? Que comentário fez a cada uma das cadeiras?  E quanto às camas? O que é que ela achou de cada uma?  Entretanto, os ursinhos tinham chegado a casa... O que tinha acontecido à sopa e à cadeira do ursinho?  Onde é que os ursinhos encontraram a menina?  E o que é que ela sentiu quando os viu? Pedir às crianças que expliquem por palavras delas o que querem dizer estas frases:  A menina experimentou as camas.  Cabelinhos – de – Ouro era muito curiosa. Pedir às crianças que indiquem as palavras novas que aprenderam com esta história. Se não disserem nenhuma podemos apresentar estas:  Curiosa  Incomodar Pedir às crianças que construam frases com as palavras:  Curiosa  Incomodar Pedir às crianças que dividam as palavras em bocadinhos mais pequenos:  FLORESTA – CAMA – SOPA – URSINHO - FRAMBOESAS – TIGELA – CABELINHOS

Introdução

Leitura da História

Exploração da História

Frase a Explicar

Palavra Nova

Construção de frases com palavras novas Segmentar Palavras

Agrupamento de Escolas _________________ Ano Lectivo: 2009/2010

Planificação
Formação Femininos/Mas culinos Formação Plurais Pedir às crianças que digam o feminino das seguintes palavras:  MENINO – PAPÁ – BONITO  CURIOSA – SIMPÁTICA – URSA Pedir às crianças que formem o plural das seguintes palavras:  CAMA – SOPA – SOFÁ – FLORESTA – TARTE Dizer às crianças que elas agora vão fingir que são a professora. E nós vamos dizerlhe uma frase mal para elas corrigirem:  ALGUÉM COMEU A MEU SOPA.  OS URSINHOS SUBIU AO QUARTO E DESCOBREM A MENINA. Pedir às crianças que dividam a frase em bocadinhos mais pequenos (palavras).  A CADEIRA PARTIU-SE.  ERA UMA MENINA SIMPÁTICA. Dizer     às crianças: Se em SOPA não disser o pedacinho sô, que é que fica? Se em CADEIRA não disser o pedacinho ca, que é que fica? Se em PAPAS não disser o bocadinho pa, que é que fica? Se em CAMA não disser o pedacinho ca, o que é que fica?

Frases a Corrigir

Frases a Segmentar

Omissão Sílabas Iniciais

Substituição Sílabas Iniciais Palavras que começam com o mesmo som Palavras que terminam com o mesmo som

Dizer às crianças:  Se em CA-MA eu tirar o CÁ e puser LÁ, o que é que fica?  Se em TAR-TE eu tirar o TAR e puser LEI, o que é que fica? Dizer às crianças para descobrirem palavras que começam com o mesmo som de:  CURIOSO – BONITO – SOPA Dizer    às crianças para descobrirem palavras que terminam com o mesmo som de: PORTA (exemplo: torta) FAZER (exemplo: comer, correr, chover) QUENTE (exemplo: pente, corrente)

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful