Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

Escola Básica 2.3 Ferreira de Castro Departamento de Expressões Ed. Visual e Tecnológica
Aluno: ___________________________Ano/Turma ______ Nº ____

Assunto: Equipamentos de Protecção Individual
Os equipamentos de protecção individual (EPI) são equipamentos, complementos ou acessórios que devem ser utilizados quando numa determinada actividade há probabilidade de risco para a integridade física. A não utilização dos equipamentos de protecção individual, ou a sua deficiente utilização contribuem para o aumento dos acidentes de trabalho. A selecção do tipo de equipamento de protecção individual a usar, faz-se em função do trabalho a realizar, nomeadamente: • • • • os riscos a que se está exposto; as condições do local de trabalho; a parte do corpo a proteger; as características do utilizador.

Os equipamentos de protecção individual devem satisfazer determinados requisitos e exigências de segurança e adaptar-se à morfologia do utilizador, com o objectivo de: • • • • assegurar uma protecção eficaz; proporcionar comodidade; garantir resistência; garantir durabilidade.

QUADRO DE SELECÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL
Zona do corpo a proteger Cabeça Agentes agressores Queda de objectos Pancadas Partículas sólidas Líquidos irritantes Radiações Ruído Modelos Equipamento a utilizar Capacete, capuz, boina, gorro

Olhos

Óculos, viseira

Ouvidos

Auriculares, auscultadores Máscaras e dispositivos filtrantes

Vias respiratórias

Gases, fumos, poeiras, vapores

Mãos

Mecânicos, químicos, eléctricos e térmicos Calor, frio, chamas e substâncias nocivas

Luvas de: tecido, couro, borracha, PVC , malha de aço Avental, colete, fato de trabalho

Tronco e abdómen

Corpo inteiro

Protecção contra quedas em altura, na indústria e em estaleiro

Cinto de segurança, arnês, equipamentos antiqueda; Vestuário diverso Botas, polainas, joelheiras, calçado com biqueira e sola de aço Protectores

Pés e pernas

Queda de materiais, esmagamento, perturbação ou corte, escorregamento Sol

Pele

Proposta de actividades
Os equipamentos de protecção individual são indispensáveis para garantir a nossa integridade física. Sem eles, ficamos demasiado expostos e vulneráveis…

Sabe-se que os acidentes de trabalho têm uma elevada taxa de incidência no nosso país. Muitos poderiam ter sido evitados, se tivessem sido utilizados os equipamentos adequados e fossem cumpridas as normas de segurança. Podes pensar que estes cuidados não se aplicam à tua pessoa, mas… puro engano! Quando o Sol começar a brilhar intensamente, não vais resistir aos encantos de um dia passado junto ao mar. Os números são assustadores. Morrem por ano muitas pessoas, por não terem protegido devidamente a pele, evitando a agressão dos raios solares.

Crucigrama da sinalização
1. Ajudam a proteger. 2. Os equipamentos devem ser … 3. Protegem as vias respiratórias. 4. Os …protegem os ouvidos do ruído. 5. Protegem as mãos. 6. Os equipamentos servem para nossa… 7. Coloca-se na cabeça. 8. Protegem os olhos.

Adaptado das Fichas de Segurança da Texto Editora, por Manuel Maia

1- EQUIPAMENTOS; 2- RESISTENTES; 3- MÁSCARAS; 4- AURICOLARES ; 5- LUVAS; 6- PROTECÇÃO; 7- CAPACETE; 8- ÓCULOS

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful