Estudos no Livro de Provérbios Introdução

INTRODUÇÃO –

I.

Autores do Livro a. b. c. d. Salomão (1.1; 10.1 e 25.1) Os Homens Sábios (22.17-24.34) Agur (Cap 30) – O nome quer dizer “juntador” ou “coletor” Lemuel (Cap 31) – O nome quer dizer “dedicado a Deus” alguns dizem que pode fazer referência também a Salomão (2 Samuel 12.24-25)

II.

O Passado de Salomão a. Como adquiriu sabedoria (I Reis 3.5-15) b. A fama a respeito de sua sabedoria (I Reis 3.16-28; 4.29-34; 10.1-10, 24-25 e Mateus 12.42) c. Sua queda (I Reis 11.1-13). É possível o homem ter sabedoria e não fazer uso dela? Isso elimina a força de suas palavras de sabedoria?

III.

O Livro de Provérbios a. O que é um provérbio? A palavra “provérbio” (mischlê) quer dizer “ser como, uma comparação; ser parecido com coisas incomuns”. Qual a sua definição de provérbio? Escreva um provérbio usado em nossos dias que possa ilustrar sua definição. b. Características de um provérbio. Os provérbios são breves, concretos e cabem em uma sentença. Eles ilustram verdades gerais e têm diversas aplicações. Você pode apresentar outra característica para os provérbios? c. Qual o tema principal do livro de Provérbios (4.7)? d. Qual o propósito dos Provérbios (1.1-6)? e. Os Provérbios são intensamente práticos. De que maneira? O que o livro de Provérbios enfatiza em nossas vidas?

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO: 1) Como Salomão obteve sabedoria? Como nós obtemos sabedoria? (Tiago 1.5-8; 3.1318)?

2)

O livro de Provérbios é uma coleção de muitas observações inteligentes sobre a vida, um livro inspirado para a educação moral do homem ou ambos?

3)

Porque os provérbios são uma ferramenta útil para o aprendizado e o ensino (quais são as características benéficas que eles possuem)?

Koinonia Águas Claras Igreja Memorial Batista de Brasília

Estudos no Livro de Provérbios
4) Os provérbios são uma verdade infalível e promessas imutáveis de Deus?

5)

Quais são as áreas que os ensinos de Provérbios cobrem? Quais são as idades, grupos e classes sociais que são ensinados nessa coleção de sabedoria?

6)

Como os Provérbios podem ser capazes de atravessar anos, lugares e culturas e ainda assim continuar relevantes a todas as pessoas?

7)

Por que devemos estudar o livro de Provérbios? O que devemos aprender de todos esses pedaços de sabedoria nesse livro (1.1-6)?

8)

Uma pessoa inteligente (ou esperta) é necessariamente sábia? Explique

9)

Jesus disse: “Eis aqui está quem é maior do que Salomão “(Lucas 11.31; Mateus 12.42). Como essa declaração relaciona Jesus com a sabedoria do Antigo Testamento?

10)

Apresente uma breve divisão do livro de Provérbios (observe as seções listadas abaixo para obter uma direção para as divisões do livro)

• • • • • •

Provérbios 1-9 _____________________________________________ Provérbios 10.1 a 22.16 ______________________________________ Provérbios 22.17 a 24.22 _____________________________________ Provérbios 25 a 29 __________________________________________ Provérbios 30 ______________________________________________ Provérbios 31 ______________________________________________

11)

Procure lembrar-se de um momento em que você usou de sabedoria. Não precisa ser uma amostra de profundidade. Tente lembrar-se de um evento simples em que a sabedoria de Deus ajudou você. Relate o evento para o grupo.

Koinonia Águas Claras Igreja Memorial Batista de Brasília