P. 1
Receita Costela Poncho Verde

Receita Costela Poncho Verde

|Views: 113|Likes:
Published by quituteira

More info:

Published by: quituteira on Mar 20, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/09/2014

pdf

text

original

CORREIO DO POVO

Gastronomia
por Adriana Androvandi/Interina
aandrovandi@correiodopovo.com.br

Pela primeira vez, Porto Alegre recebe uma seletiva do Brasil Master Chopp – categoria jornalistas, campeonato que irá selecionar o melhor tirador de chope do país. O evento será na Associação Leopoldina Juvenil, somente para convidados, na próxima segunda-feira.

Na Semana Farroupilha, a culinária gaúcha está em alta. Comidas típicas ganham destaque nos cardápios. Um dos locais de Porto Alegre que oferece opções de pratos tradicionais é o Plaza Grill & Restaurante do Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos. Entre elas estão o Frango Maria Antônia e quibebe, Costela Poncho Verde e arroz à gaúcha, carreteiro de charque e feijão mexido, rabada e aipim com farofa e bacon e mocotó e arroz com linguiça. O menu de comida campeira será servida até o final do mês.

Sabor típico com a costela Poncho Verde
– 1 pimentão amarelo picado em cubos – meio talo de alho poró – sal e pimenta a gosto – 100 g de caldo de carne MODO DE PREPARO Fritar as costelas e colocar junto todos os temperos. Poncho Verde INGREDIENTES – dois molhos de couve refogados na manteiga MONTAGEM A costela é coberta com a couve (Poncho Verde). Para guarnição, servir com arroz à moda gaúcha. O arroz branco (2 xícaras) é feito normalmente. Fazer ovos mexidos com 4 ovos e colocar 50 g de bacon picado. Depois misturar o arroz com este refogado, meia cebola, 1 dente de alho e o charque desfiado. Opcional: servir com farofa (100 g). Porções para cinco pessoas.
WANDER COSTA / DIVULGAÇÃO / CP

Gramado
Nem a chuva ininterrupta de toda a semana passada atrapalhou a oficina da Prawer, que ocorreu no Festival Internacional de Gastronomia de Gramado. Foi no sábado passado, dia 12 de setembro, quando 85 pessoas sentadas assistiram à aula do Finger Chocolate com Frutas na cozinha experimental que foi montada na Rua Coberta, no centro de Gramado. No final da aula, o público degustou o Copinho trufado de laranja com total aprovação e uma salva de palmas ao sabor da receita da Prawer.

!

SÁBADO | 19 de setembro de 2009

7

Vinho da Copa

Costela Poncho Verde
INGREDIENTES – 1 kg de costela de gado, em cortes – 50 g de aipo picado – 1 cebola em rodelas – 2 cenouras picadas ou cortadas em rodelas – 1 pimentão verde picado em cubos – 1 pimentão vermelho picado em cubos

Está chegando ao Brasil o vinho oficial da Copa do Mundo da África do Sul, o vinho “Twenty Ten”, da vinícola sul-africana Nederburg. Com mais de 200 anos de tradição, a vinícola Nederburg criou um vinho, com edição limitada da Fifa, especialmente para a Copa de 2010. Direto do país que sediará a Copa do ano que vem para a importadora Casa Flora, o vinho pode ser consumido em três tipos: branco, tinto e rose. Informações pelo telefone (11) 2842-5199 ou pelo site www.twitter.com/casaflora.

Brincando na cozinha
A nutricionista Helena Gorziza e a chef Flavinha Mello ministram todas às quartas-feiras à tarde, a partir do dia 23 de setembro, no Espaço Gourmet Blue Ville (av. Cristóvão Colombo, 3309), o curso para crianças, “Gourmet Kids”, das 14h às 17h. Na ocasião, os pequenos irão aprender a pirâmide dos alimentos, os ensinamentos básicos de higienização, a educação alimentar saúdavel, o plantio de temperos e hortaliças, tudo baseado em receitas saborosas e brincadeiras educativas. As crianças devem ter entre 6 a 10 anos. Informações pelo telefone (51) 3326-7000 ou pelo e-mail espacogourmetrs1@blueville.com.br.

Cursos de manipulação de chocolate
A programação dos Eventos Manlec proporciona diversos cursos de culinária gratuitos. As atividades são diárias, de segunda a sexta-feira. As opções recaem sobre manipulação de chocolate, confeitaria, alimentação saudável para diabéticos, hipertensos, entre várias outras atrações. Na próxima terça-feira, haverá curso de barrinhas de chocolate (13h30min), bichinhos de chocolate (14h30min) e pirulito de chocolate para as crianças (15h30min), no espaço Iolanda Viana Rosa. Todos podem participar, basta fazer sua inscrição pelo telefone 3284-4800 ou através do e-mail marcela@manlec.com.br.

Francês
O Chez Philippe (Independência, 1005) está com uma programação gastronômica especial neste ano da França no Brasil. Até outubro o restaurante oferece pratos de diferentes regiões francesas a cada semana. Até o dia 23, a culinária será a da região de Languedoc, à base de azeite de oliva. Será servido prato típico, à base de feijão branco cozido com diversas carnes. Fone: 3312-5333.

Pão e vinho
Toda a quarta-feira, na Barbarella Bakery, é possível participar da promoção Bread & Wine, o delicioso projeto que está conquistando habitués e novos clientes da casa. A proposta é aproximar o vinho do nosso cotidiano, retirando o caráter solene ou sofisticado de seu consumo. A Barbarella fica na Dinarte Ribeiro, 56 (telefone 3346-7164), bairro Moinhos de Vento.

MARCO PERES / DIVULGAÇÃO / CP

Para comemorar seu décimo quarto ano de atividades, o Café do Porto (Padre Chagas, 293) deu início atividades com uma agenda de atrações e uma reformulação do cardápio. E já se encontram à disposição novas opções em doces, tortas, quiches, comidinhas especiais e sanduíches. O que não muda, claro, é o sabor do café. Entre as novidades, estão o mini cheese cake de chocolate branco, um martelinho de mousse de banana, torta de dois chocolates e morango, ou os escalopinhos de picanha ou um strudel de camarão com espinhafre. O Café do Porto cede uma receita de Torta de Banana. Torta de banana INGREDIENTES – 200 g bolacha Maria – 80 g aveia – 80 g manteiga

– 8 bananas caturra – 200 g doce de leite – 300 g chantilly – canela em pó para decorar MODO DE PREPARO Triture a bolacha Maria, misture com a aveia e a manteiga, até adquirir ponto de paçoca. Com a massa, forre o disco de uma forma de fundo falso (23 cm) já untado. Leve ao forno pré-aquecido em 130ºC por 10 minutos. Retire a massa do forno e leve ao freezer para gelar por 30 minutos. Corte as bananas em pedaços de 3 cm de altura. Cubra a massa gelada com o doce de leite e espalhe as bananas ordenadamente sobre toda a base. Decore com o chantilly e a canela em pó. Tempo de preparo: 1h30min Rendimento: 8 porções

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->