Educação Visual e Tecnológica

Escola EB 2 Pêro da Covilhã
Ano Lectivo ______ / ______

= FICHA FORMATIVA =
=GEOMETRIA=
Nome _________________________________________; ___ Ano/Turma ___; N.º ___ O geometria é uma forma diferente de desenhar, utilizando para tal instrumentos de rigor, que requerem uma manipulação técnica cuidadosa.

O compasso
É utilizado para traçar arcos de circunferência, circunferências e também para comparar e transportar medidas. A ponta de lápis (mina) do compasso deve estar sempre bem afiada, pelo que uma lixa deve constar do teu material escolar. Para uma correcta utilização do compasso é preciso que o segures pela haste e nunca pelos braços. Se não tiveres cuidado com este instrumento, não consegues obter um desenho rigorosamente feito. Régua, esquadro e compasso devem estar sempre em perfeitas condições.

Nota:
Quando o compasso está fechado, as duas pontas devem ter o mesmo comprimento para que este funcione convenientemente.

Circunferência é uma linha curva plana fechada, que tem todos os seus pontos a igual distância de um ponto interior chamado centro. Círculo é a porção de superfície limitada por uma circunferência.
Par Pedagógico: Fernanda/Arnaut = Pág. 1=

Modo Correcto de Pegar e utilizar o Compasso

Modo Correcto de medir e utilizar a régua

Divisão do segmento de recta em partes iguais

Par Pedagógico: Fernanda/Arnaut

= Pág. 2=

Utilizando a régua e o esquadro, em simultâneo, podemos traçar RECTAS PERPENDICULARES

(formam ângulos de 90º). Como se faz ? Traçamos uma recta; de seguida fazemos coincidir a régua com a recta traçada, fixando-a; depois colocamos o esquadro sobre a régua (e deslizando sobre ela) traçamos uma perpendicular (ver figura ao lado).

Continuando a utilizar a régua e o esquadro, em simultâneo, também podemos traçar outro tipo de rectas: PARALELAS – são rectas que se mantêm à mesma distância e por mais que se prolonguem nunca se encontram (tal e qual como os carris dos combóios). Como se faz? Começamos por traçar uma recta; de seguida fazemos coincidir o esquadro com a recta; depois colocamos a régua encostada ao esquadro e fixamo-la; finalmente só temos que fazer deslizar o esquadro (para um lado ou para outro) e traçar a recta paralela à primeira.

Estes dois processos podem ser utilizados na construção de QUADRADOS e RECTÂNGULOS.

Par Pedagógico: Fernanda/Arnaut

= Pág. 3=

Construção geométrica do Triângulo

Construção geométrica do Hexágono

Par Pedagógico: Fernanda/Arnaut

= Pág. 4=

Divisão do segmento de recta em 2 partes iguais

Construção geométrica do Quadrado

Bom trabalho! Não te esqueças que em Desenho Geométrico é necessário muito rigor !

Par Pedagógico: Fernanda/Arnaut

= Pág. 5=

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful