Semana da Leitura 2010

EB1/JI de Montalvão

Elmer, o elefante aos quadrados, estava à espera do seu primo Alber, que o vinha visitar.

Está atrasado - disse o Elmer. E pensaram que era melhor irem procurá-lo, porque ele podia ter-se perdido.

Um elefante perguntou como era o Alber e o Elmer respondeu que ele gostava de pregar partidas, especialmente com a voz, porque era ventríloquo. Os outros elefantes acharam giro e disseram que era como brincar às escondidas. E foram procurá-lo.

De repente, ouviram: _Uhuhuh Elmer! Estou aqui! Os elefantes foram atrás da voz e encontraram o tigre que ficou espantado de os ver ali. O Elmer pediu-lhe desculpa, porque pensava que era o primo.

Uma voz gritou socorro de dentro do lago. Disse que tinha caído dentro do lago. Um elefante, aproximou-se e viu o seu reflexo na água e pensou que era verdade!

O Elmer continuava a procurar o Alber. Ouvia-se uma voz que dizia:”Cu Cu! Aqui estou eu” ou dizia “BUU”, para assustar os elefantes.

O Elmer pensava que vinha da toca dos coelhos. Até os coelhos saltaram cá para fora e não acharam graça nenhuma

Depois de muito procurarem, um dos elefantes disse que não conseguiam encontrá-lo e que iam desistir. Era melhor ele aparecer. O Alber disse-lhes que não podia, porque estava em cima de uma árvore. Os outros riram-se, porque acharam que era mais uma partida.

Se o Alber não aparecesse, eles iam embora sem ele. Ele não conseguia mesmo descer da árvore, mas os outros não acreditavam.

Um elefante perguntou ao Elmer se o Alber era preto e branco e o Elmer respondeu que sim. Então ele estava mesmo em cima de uma árvore!

Todos os elefantes olharam para cima e viram o Alber empoleirado numa árvore. O Alber perguntou como havia de sair dali. O Elmer ficou espantado como é que o primo tinha ido ali parar!

O Elmer disse-lhe que não sabia como é que ele ia sair dali e que estavam todos cheios de fome, por isso iam lanchar. Então começaram todos a afastar-se e o Alber ficou muito aflito. Ele pediu para não o deixarem ali, porque também estava com fome…

O Elmer estava só a brincar e disse ao Alber para se inclinar e fazer dobrar o ramo com o seu peso. O Alber avançou devagarinho e os elefantes ajudaram-no a descer para o chão.

O Alber agradeceu e perguntou onde é que estava o lanche. E todos foram para casa, a rir e a brincar.

Quando os elefantes foram dormir, o Elmer disse boa noite ao Alber e à Lua. E uma voz, que parecia vir da Lua, desejou-lhes boa noite e sonhos cor-de-rosa. O Elmer perguntou como é que o Alber foi parar àquela árvore, mas não teve resposta, porque o primo já estava a dormir! Será??...

Fim

Ficha Técnica
Ilustrações e texto (baseados no livro “Elmer e Alber” de David McKee): Afonso Ferreira, Alexandre Batista, André Rosa, Bárbara Oliveira, Bernardo Serranheira, Carolina Manita, Catarina Lopes, Eva Caracol, Gonçalo Cristo, Gonçalo Correia, João Águas, João Elias, Laura Inácio, Leandro Martins, Madalena Coelho, Mª Carolina Calisto, Mª Leonor Carvalho, Melissa dos Santos José, Pedro Fernandes, Rita Lino, Rúben Santos, Tomás Cangalhinhas, Tomás Lima e Vasco Machado. Montagem e elaboração do Power Point: Professora Ana Mourão Este trabalho foi apresentado, na Semana da Leitura, às turmas do 3º A e 3º B da EB1/JI de Montalvão.