Universidade Federal do Espírito Santo Disciplina : História da Arte I Prof.

: Maria Auxiliadora Corassa Arte Pré-colombiana ___ Os Incas ___

por Lucilene Frassi Fornaciari e Mereida Netto Garcia Pólo Aracruz

A cultura inca
Resultado da mistura das culturas preexistentes na região andina ² era muito rica, principalmente no que se refere à arte, intimamente ligada à ciência, à religião e ao cotidiano.

A arte destacou-se pela qualidade dos objetos de ouro, prata, tecidos e jóias.

Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade.

Grandeza Eterna de Machu Pichu

Dentro de seu conjunto arquitetônico, formado por mais de 200 edifícios, destacam-se o Observatório Solar e dois grandes templos: o Principal e o das Três Janelas.

Intihuantana - Observatório Solar

O Templo em degraus de Chavín de Huántar - decorado com baixos-relevos e peças de cerâmica.

A Porta do Sol de Tiahuanaco é um dos mais impressionantes monumentos incaicos. É uma gigantesca escultura talhada em um único bloco, que mede 3 metros de altura, 5 de largura e pesa mais de 10 toneladas. No topo do monumento a imagem do deus "Viracocha" é rodeada de 48 efígies, 32 faces humanas e 16 cabeças de condor.

A ourivesaria inca possuía caráter funcional e ornamental; o desenho das peças com aspecto geométrico. O figurativismo das estatuetas de metal era bem estilizado, tendo a cabeça mais trabalhada que o restante do corpo. A prata era um dos metais mais apreciados para as peças suntuosas, embora se tivesse conhecimento de outros metais como o ouro. Nessa arte, destacam-se também as facas de sacrifício.

As máscaras são destaque na arte Inca

Escultura em ouro (arte inca): Inti, deus do Sol

Embora a maior parte das peças tenha sido destruída pelos espanhóis durante a ocupação do território, ainda sobraram mantos sacerdotais bordados a ouro, luvas de ouro (manoplas) também para uso dos sacerdotes, capacetes ornados, copos, taças, pratos, brincos e placas peitorais.

A cerâmica e estamparia caracterizavam-se pela falta de exagero e opulência, assim como pela presença do irregular ou assimétrico. A diversidade de cores propiciou às obras mais vida, com preferência aos tons de terra e ocre.

Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana

Decoração de Vaso de Dois Bicos

A tapeçaria de Huari ...

...de Paracas ...

... de Chimu ...

e muito mais ....

O tear de cintura ( ao lado ) era o mais usado e continua a ser utilizado .

Era comum o uso de plumas nas tapeçarias e vestimentas . Eis um exemplo do uso de plumas pelos Incas .

Bibliografia
Livros: * Coleção Grandes Impérios e Civilizações , América Antiga, Vol.II, Edições Prado. * Von Hagen,Victor Wolfgang,Los Reinos Americanos del Sol,1964 Links: http://www.suapesquisa.com/astecas/ http://www.doismiledoze.com/incas-arte/#comments http://www.lugaresdomundo.com/imagens/machu-pichu-ceramica1.jpg http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-inca/arte-e-ciencia.php http://www.lugaresdomundo.com/artesanato_inca_0304.htm http://www.laguia2000.com/peru/vestimenta-inca http://vibestyle.jimdo.com/museu_do_ouro_lima-_peru.php www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizaca...

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful