ARTE PRÉ-COLOMBIANA

OS MAIAS

Marilia Cunha Ana Paula Lopes

MAIAS: PERÍODO E LOCALIZAÇÃO
Os maias são provavelmente a mais conhecida civilização clássica do Novo Mundo. Seu território abrangia áreas de cinco países atuais: México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador. Esse povo misterioso teria migrado da América do Norte para a Guatemala por volta de 2600 a.C; e, quando sua cultura atingiu o auge - entre 200 d.C. e 900 d.C., o chamado Período Clássico, os maias estavam espalhados por mais de 310 mil km.

A história dos maias compreende três período: o pré-clássico (1.000 a.C. a 317 d.C.) - Antigo Império (até 889d.C.) - Novo Império (até 1697)

MAIAS: PINTURA Arte e Religiosidade
‡ Na pintura, são importantes os murais multicoloridos, com técnica de afresco, sobre temas religiosos ou históricos,também empregada para decorar a cerâmica e ilustrar os códices.

‡ Códice de Madrid

PINTURA: Códice(Escrita)
Os livros maias, normalmente tinham páginas semelhantes a um cartão, feitas de um tecido sobre o qual aplicavam uma película de cal branca sobre a qual eram pintados os caracteres e desenhadas ilustrações. Os cartões ou páginas eram atadas entre si pelas laterais de maneira a formar uma longa fita que era dobrada em zigue-zague para guardar e desdobrada para a leitura.

MAIAS:ESCULTURAS
A escultura subordinada à arquitetura como elemento decorativo; em pedra, estuque e madeira decoravam lápides, dintéis, frisos e escadarias.

Glifos maias em estuque

MAIAS: ESCULTURA E RELIGIOSIDADE
Deuses mostrados sob a forma de símbolos religiosos:

MAIAS:ARQUITETURA
A arquitetura maia abarca vários milênios; ainda assim, mais dramática e facilmente reconhecíveis como maias são as fantásticas pirâmides escalonadas do final do período préclássico em diante. Durante este período da cultura maia, os centros de poder religioso, comercial e burocrático cresceram para se tornarem incríveis cidades como Chichén Itzá, Tikal e Uxmal. Devido às suas muitas semelhanças assim como diferenças estilísticas, os restos da arquitetura maia são uma chave importante para o entendimento da evolução de sua antiga civilização.

Pirâmide de Kukulcán, em Chichén Itzá.

Uxmal

MAIAS: ARQUITETURA- URBANISMO
Ruínas de Palenque

Ruínas de construções maias no México

Referências Bibliográficas Eletrônica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maias http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/maias.htm http://www.lunaeamigos.com.br/cultura/osmaias.htm http://www.ofelia.com.br/jornal/texto%20complementar%20%20Maias%20Incas%20Astecas.pdf