Memória Descritiva do vídeo Escalão A

Esmiuçar Copenhaga

A) Identificação das autoras
Joana Matos Rua Morgado Botelho nº19 9500 Ponta Delgada Telem 910380609 Juanah_Matos90@hotmail.com Nitai Silveira Rua João do Rego 83B 9500 ponta Delgada Telem 914395591 Nitai_o@hotmail.com

Link relativo ao vídeo publicado http://www.youtube.com/watch?v=9vFtZ9PwiKM

B) Breve descrição do processo
Após uma pesquisa minuciosa sobre a Cimeira de Copenhaga, que ocorreu de 7 a 18 de Dezembro de 2009, conseguimos perceber o modo de intervir de cada país no tratado de Quioto. Percebemos também que, após a saída do Protocolo, houve imensas manifestações organizadas pelo movimento 350 , esta organização tem este nome porque 350 significa 350ppm (partes por milhão), que é o nível ideal de dióxido de carbono no planeta, e os manifestantes pedem 350 ppm, pois o nível de CO2, actualmente, está nos 387.41ppm. A Cimeira de Copenhaga gerou grande discordância pois, apenas foi dito que era necessário diminuir as emissões de CO2 para a atmosfera para que o aumento da temperatura, relativamente às temperaturas desde 1990 até 2020, fosse limitado a 2oC, mas não foram definidas as medidas a serem tomadas para que este aumento pudesse ser limitado. Para a execução deste vídeo-clip, foram utilizados vídeos que recolhemos da internet e filmagens feitas por nós, em casa.

C) Guião do vídeo-clip
O nosso vídeo-clip tem como nome Cop Joni , em que Cop significa Copenhaga, a cidade onde decorreu a Cimeira, e Joni deriva da junção da primeira sílaba dos nossos nomes. O nosso vídeo pretende ser uma crítica à Cimeira.

Partindo de imagens relativas ao movimento 350, fazemos um apelo à redução das emissões dos gases promotores do efeito de estudo. Depois simulamos uma reportagem a partir da Cimeira de Copenhaga, dando enfase à incapacidade de se chegar a um consenso entre os vários países presentes emostrando as manifestações que vão decorrendo no exterior. Finalizamos lançando um apelo à consciencialização individual. Olhando e vendo o que ocorre à nossa volta, devemos reflectir e agir para minorar os danos globais do planeta.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful