You are on page 1of 11

PLANEJAMENTO ESCOLAR

Disciplina_____________________________________________________________________TurmasProfessor(a)___________________________________________________Bimestre.
EIXO
TÓPICO
HABILIDAES
RECURSOS PREVISÃO
INSTRUMENTO DE
DIDÁTICOS DE Nº DE
AVALIAÇÃO A SEREM
AULAS
UTILIZADOS

I

1

-Reconhecer o gênero de um texto a partir de
seu
contexto de produção, circulação e recepção.
-Usar índices, sumários, cadernos e
suplementos de jornais, livros e revistas para
identificar, na edição, textos de diferentes
gêneros.
- Situar um texto no momento histórico de sua
produção a partir de escolhas lingüísticas
(lexicais ou morfossintáticas) e/ou de
referências (sociais, culturais, políticas ou
econômicas) ao contexto histórico.
- Reconhecer semelhanças e diferenças de
tratamento dado a um mesmo tópico
discursivo em textos de um mesmo gênero,
veiculados por suportes diferentes.
- Reconhecer semelhanças e diferenças de
tratamento dado a um mesmo tópico
discursivo em textos de diferentes gêneros.
- Ler textos de diferentes gêneros,
considerando o pacto de recepção desses
textos.
-Reconhecer o objetivo comunicativo
(finalidade ou função sociocomunicativa) de
um texto ou gênero textual.
-Identificar o destinatário previsto para um
texto a partir do suporte e da variedade
lingüística (+ culta / - culta) ou estilística (+
formal / - formal) desse texto.
- Analisar mudanças na imagem dos
interlocutores de um texto ou interação verbal
em função da substituição de certos índices
contextuais e situacionais (marcas dialetais,

15

-Aulas
expositivas
-Resolução
atividades
-Textos
Diversos

de

-Tarefas
-Trabalhos em grupos
- Avaliação
Participação

OBS
interdisciplinarida
- Projeto “Aniversário da Escola

10 -Reconhecer e usar as fases ou etapas da descrição em um texto ou seqüência descritiva. o suporte e o destinatário previsto. .Participar de situações comunicativas.Relacionar tópicos discursivos. . . . de circulação e de recepção. ao interlocutor e ao gênero. nos gêneros orais. valores e sentidos veiculados por um texto a seu contexto de produção. considerando especificações (gênero.Relacionar os gêneros de texto às práticas sociais que os requerem.Reconhecer e usar marcas lingüísticas e gráficas de conexão textual em um texto ou seqüência descritiva.níveis de registro. . . -Aulas expositivas -Resolução atividades -Textos Diversos 15 de -Tarefas -Trabalhos em grupos .reconhecendo a variedade lingüística do interlocutor como parte integrante de sua identidade. o gênero...Relacionar gênero textual.Avaliação Participação .Reconhecer.empregando a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa.) previamente estabelecidas. religiosa. gíria) por outros.Retextualizar um texto. .Selecionar informações para a produção de um texto.assumindo uma atitude respeitosa para com a variedade lingüística do interlocutor. objetivo da interação. Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal em um texto ou seqüência descritiva. -Reconhecer e usar estratégias de organização da descrição em um texto ou seqüência descritiva.respeitando. buscando soluções compatíveis com o domínio discursivo. destinatário. jargão. . ideológica ou de interesses econômicos do produtor. . suporte. marcas da identificação política. suporte. a alternância dos turnos de fala que se fizer necessária. variedade lingüística e estilística e objetivo comunicativo da interação. em um texto.

Reconhecer e usar marcas lingüísticas e gráficas de conexão textual em um texto ou seqüência expositiva. .-Reconhecer e usar mecanismos de textualização de discursos citados ou relatados dentro de um texto ou seqüência descritiva. na produção de textos ou seqüências descritivas orais ou escritas. ou vice-versa. -Reconhecer e usar recursos lingüísticos e gráficos de estruturação de enunciados expositivos. produtiva e autonomamente. .Retextualizar. recursos de textualização adequados ao discurso. ao suporte.Reconhecer e usar recursos lingüísticos e gráficos de estruturação de enunciados descritivos. ao gênero. ao destinatário e ao objetivo da interação. 11 -Reconhecer e usar as fases ou etapas da exposição em um texto ou seqüência expositiva.Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal em um texto ou seqüência expositiva. -Reconhecer e usar estratégias de organização da exposição em um texto ou seqüência expositiva. .Usar. .Reconhecer e usar mecanismos de coesão nominal em um texto ou seqüência expositiva. .Reconhecer e usar mecanismos de coesão nominal em um texto ou seqüência descritiva. -Recriar descrições lidas ou ouvidas em textos do mesmo gênero ou de gênero diferente. . . -Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso em um texto ou seqüência descritiva. descrições orais em descrições escritas.Avaliação -Participação . -Aulas expositivas -Resolução atividades -Textos Diversos 10 de -Tarefas -Trabalhos em grupos . -Reconhecer e usar mecanismos de textualização de discursos citados ou relatados dentro de um texto ou seqüência expositiva.

-Recriar textos injuntivos lidos ou ouvidos em textos do mesmo gênero ou de gênero diferente.-Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso em um texto ou seqüência expositiva. recursos de textualização adequados ao discurso.Recriar exposições lidas ou ouvidas em textos mesmo gênero ou de gênero diferente. . -Retextualizar. 12 . .Reconhecer e usar marcas lingüísticas e gráficas de conexão textual em um texto ou seqüência injuntiva.Reconhecer e usar estratégias de organização do discurso em um texto ou seqüência injuntiva. ao gênero. -Usar. ou vice-versa. -Reconhecer e usar mecanismos de textualização de discursos citados ou relatados dentro de um texto ou seqüência injuntiva.. ou vice-versa. na produção de textos ou seqüências -Aulas expositivas -Resolução de atividades -Textos Diversos 10 -Tarefas -Trabalhos em grupos . ao destinatário e ao objetivo da interação. discursos injuntivos orais em discursos injuntivos escritos.Reconhecer e usar recursos lingüísticos e gráficos de estruturação de enunciados injuntivos. -Usar. na produção de textos ou seqüências expositivas orais ou escritas. . . produtiva e autonomamente. produtiva e autonomamente.Retextualizar. .Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal em um texto ou seqüência injuntiva.Reconhecer e usar as fases ou etapas da injunção em um texto ou seqüência injuntiva.Avaliação -Participação . discursos expositivos orais em discursos expositivos escritos. . ao suporte. -Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso em um texto ou seqüência injuntiva.Reconhecer e usar mecanismos de coesão nominal em um texto ou seqüência injuntiva. .

ao gênero.Recriar textos argumentativos lidos ou ouvidos em textos do mesmo gênero ou de gênero diferente. recursos de textualização adequados ao discurso. ao destinatário e ao objetivo da interação 13 . na produção de textos ou sequências argumentativas orais ouescritas. . discursos argumentativos orais em discursos argumentativos escritos. .Reconhecer estratégias musicais e visuais -Aulas do discurso poético em um texto ou seqüência expositivas 10 Tarefas -Trabalhos em grupos . ao gênero. recursos de textualização adequados ao discurso. . -Aulas expositivas -Resolução de atividades -Textos Diversos 14 . . . ou vice-versa. . produtiva e autonomamente. . .Reconhecer e usar mecanismos de coesão nominal em um texto ou sequência argumentativa.Reconhecer e usar mecanismos de textualização de discursos citados ou relatados dentro de um texto ou sequência argumentativa.Reconhecer e usar estratégias de organização da argumentação em um texto ou sequência argumentativa.Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso em um texto ou sequência argumentativa.Reconhecer e usar marcas lingüísticas e gráficas de conexão textual em um texto ou sequência argumentativa.Reconhecer e usar as fases ou etapas da argumentação em um texto ou sequência argumentativa.injuntivas orais ou escritas. .Reconhecer e usar recursos lingüísticos e gráficos de estruturação de enunciados argumentativos. ao suporte.Retextualizar.Avaliação -Participação 10 -Tarefas -Trabalhos em grupos . ao destinatário e ao objetivo da interação. .Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal em um texto ou sequência argumentativa.Usar. ao suporte.

em discursos.Corrigir um texto ou seqüência textual. .II 23 24 textual literária. . textos ou gêneros literários ou não (canções. .Reconhecer efeitos de sentido de estratégias musicais e visuais do discurso poético em um texto ou seqüência literária.Avaliação -Participação 10 -Tarefas -Trabalhos em grupos .Reconhecer efeitos de sentido de imagens poéticas. . filmes. .Reconhecer imagens poéticas em um texto ou seqüência literária. referenciações dêiticas e remissivas de pronomes pessoais e seus efeitos de sentido. estratégias visuais e musicais do discurso poético em função dos efeitos de sentido pretendidos.Reconhecer diferenças entre a norma padrão e o uso não padrão de pronomes pessoais. considerando a necessidade de uso da norma padrão de pronomes pessoais. . . . -Resolução atividades -Textos Diversos .Construir imagens poéticas adequadas aos efeitos de sentido pretendidos.Reconhecer o uso de estratégias do discurso poético e seus efeitos de sentido.Reconhecer diferenças entre a norma padrão e o uso não padrão de concordância verbal e nominal em um texto ou seqüência textual.Usar a norma padrão de emprego de pronomes pessoais em situações comunicativas e gêneros textuais que a exijam. considerando a situação comunicativa e o gênero do texto. contos.Avaliar a adequação da norma padrão ou não padrão de pronomes pessoais em um texto ou seqüência textual. . .). -Aulas expositivas -Resolução atividades de . romances. -Aulas expositivas -Resolução atividades -Textos Diversos . slogans. telenovelas. provérbios. em um texto ou seqüência literária.Reconhecer.Avaliação -Participação de de .Avaliação -Participação 10 -Tarefas -Trabalhos em grupos .Usar. etc. em um texto ou seqüência textual. anúncios publicitários. em um texto ou seqüência textual.

Reconhecer princípios sintáticos de -Aulas 5 -Tarefas -Trabalhos em grupos .Avaliação -Participação de de 10 -Tarefas .Corrigir um texto ou seqüência textual. -Usar a norma padrão de pronome relativo em situações comunicativas e gêneros textuais que a exijam. considerando a situação comunicativa e o gênero do texto. retomadas temáticas feitas por pronomes relativos. 25 26 30 -Reconhecer diferenças entre a norma padrão e o uso não padrão de regência verbal e nominal.Avaliação -Participação 8 -Tarefas -Trabalhos em grupos .Avaliar a adequação da norma padrão ou -Textos não padrão de concordância verbal e nominal Diversos em um texto ou seqüência textual.Usar a norma padrão de concordância verbal e nominal em situações comunicativas e gêneros textuais que a exijam. considerando a necessidade de uso da norma padrão de concordância verbal e nominal. considerando a situação comunicativa e o gênero do texto. -Aulas expositivas -Resolução atividades -Textos Diversos . considerando a necessidade de uso da norma padrão de pronomes relativos. -Usar a norma padrão de regência verbal e nominal em situações comunicativas e gêneros textuais que a exijam. . em um texto ou seqüência textual. considerando a necessidade de uso da norma padrão de regência verbal e nominal. . -Aulas expositivas -Resolução atividades -Textos Diversos . -Reconhecer diferenças entre a norma padrão e o uso não padrão de pronomes relativos (estratégias de relativização). em um texto ou seqüência textual.Reconhecer. . -Avaliar a adequação da norma padrão ou não padrão de regência verbal e nominal em um texto ou seqüência textual. considerando a situação comunicativa e o gênero do texto -Corrigir um texto ou seqüência textual. .Corrigir um texto ou seqüência textual.Avaliar a adequação da norma padrão ou não padrão de pronomes relativos em um texto ou seqüência textual..

.Identificar.estruturação e encadeamento de seqüências textuais (frase. conformativas. . adversativas.Produzir textos ou seqüências textuais com conexão textual e frasal adequada aos efeitos expositivas -Resolução atividades -Textos Diversos de -Trabalhos em grupos . omitindo ou deslocando elementos. modais e locativas. estruturas sintáticas e sinais de pontuação em um texto ou seqüência textual. . conjunto de frases. .Estabelecer relações sintáticas e semânticas adequadas entre seqüências textuais.Manter ou alterar o sentido e/ou o efeito argumentativo de um texto ou seqüência textual.) por subordinação.Identificar. alternativas. temporais. em um texto ou seqüência textual. em um texto ou seqüência textual. . comparativas. . semântico e discursivo de articuladores em um texto ou seqüência textual.Avaliação -Participação . concessivas.Identificar.Reconhecer o papel sintático. . efeitos de sentido de construções causais.Identificar.Relacionar o objetivo comunicativo e a direção argumentativa de seqüências textuais à seleção de itens lexicais e construções sintáticas. coordenação e correlação. . .Corrigir impropriedades de uso de articuladores. parte de frase. estruturas sintáticas e sinais de pontuação em um texto ou seqüência textual. efeitos de sentido de construções aditivas. finais. .Reconhecer efeitos de sentidos do uso de operadores argumentativos em um texto ou seqüência textual.Avaliar a propriedade da seleção de articuladores. condicionais. efeitos de sentido de construções adjetivas restritivas e explicativas. . substituindo. incluindo. etc. explicativas e conclusivas. efeitos de sentido de construções com orações substantivas. em um texto ou seqüência textual. em um texto ou seqüência textual. consecutivas. . proporcionais.

Expressionismo. nacionalismo. . .Explicar a importância dos movimentos de vanguarda para o Modernismo brasileiro. -Reconhecer. . na perpetuação de determinados discursos sobre minorias sociais e políticas brasileiras. em textos literários apresentados. -Reconhecer. o silenciamento de outras vozes. em textos literários apresentados.Reconhecer. à situação comunicativa e ao gênero textual. o silenciamento de outras vozes. experimentalismo) e da prosa de ficção (neo-realismo.Estabelecer relações intertextuais entre um texto literário e uma outra manifestação cultural sobre a vida social e política brasileira.Comparar representações de imigrantes em textos literários de uma mesma época ou de épocas diferentes da história literária brasileira. conflitos e formas de resistência de minorias sociais e políticas brasileiras. intimismo. .Caracterizar os movimentos de vanguarda européia (Futurismo.Avaliação -Participação 37 -Comparar representações da vida social e política em textos literários de uma mesma época ou de épocas diferentes da história literária brasileira. antropofagia. -Aulas expositivas -Resolução atividades -Textos Diversos 8 -Tarefas -Trabalhos em grupos .de sentido pretendidos. . conflitos e formas de resistência de diferentes etnias de imigrantes da população brasileira.Reconhecer. as principais tendências da poesia (primitivismo. III 36 . -Aulas expositivas -Textos -Resolução de atividades Diversos -Uso de data show 5 -Tarefas -Trabalhos em grupos . universalismo. Dadaísmo.Estabelecer relações intertextuais entre um texto literário e uma outra manifestação cultural de/sobre imigrantes.Localizar. Surrealismo). .Avaliação -Participação 45 . Cubismo.Avaliação -Participação -Fichas de leitura de . intimismo. numa linha de tempo. na perpetuação de determinados discursos sobre imigrantes. Aulas expositivas -Resolução de atividades -Textos Diversos -Uso de data show -Filmes 20 -Tarefas -Trabalhos em grupos .

.). frente aos valores. marcas discursivas e ideológicas das principais tendências da poesia e da prosa de ficção desse estilo de época e seus efeitos de sentido.experimentalismo) do Modernismo brasileiro. circulação e recepção.Localizar. especialmente a primitivista. . em textos literários do Modernismo. a regionalista e a universalista. 46 -Caracterizar movimentos culturais e poéticos de vanguarda (concretismo. contracultura. as principais -Aulas expositivas -Resolução atividades 15 de -Tarefas -Trabalhos em grupos .Reconhecer e caracterizar a contribuição dos principais autores do Modernismo brasileiro para a literatura nacional. . -Identificar.Explicar a importância dos movimentos de vanguarda para a literatura brasileira contemporânea. -Reconhecer as propostas das diferentes correntes modernistas. poema-processo. poesia práxis. às ideologias e às propostas estéticas representadas em obras literárias do Modernismo brasileiro. numa linha de tempo.Relacionar características discursivas e ideológicas de obras do Modernismo brasileiro ao contexto histórico de sua produção. produtiva e autonomamente. . pop art. textos orais e escritos de análise e apreciação de textos literários do Modernismo brasileiro. como pessoa e como cidadão. -Identificar efeitos de sentido da metalinguagem e da intertextualidade em textos literários do Modernismo brasileiro. . a nacionalista. .Elaborar. -Estabelecer relações intertextuais entre textos literários do Modernismo e outras manifestações literárias e culturais de épocas diferentes. Posicionar-se.Reconhecer a importância do Modernismo brasileiro para a formação da consciência nacional e a consolidação da literatura brasileira.Avaliação -Participação -Teatro . etc.

-Reconhecer e caracterizar a contribuição dos principais autores brasileiros em textos literários brasileiros contemporâneos. . . como pessoa e como cidadão. marcas discursivas e ideológicas das principais tendências da poesia e da prosa de ficção contemporânea e seus efeitos de sentido.Identificar.Elaborar.tendências da poesia e da prosa de ficção brasileira contemporânea. . às ideologias e às propostas estéticas representadas em obras literárias do Modernismo brasileiro. -Identificar efeitos de sentido da metalinguagem e da intertextualidade. -Textos Diversos -Uso de show -Filmes -Fichas de leitura data . produtiva e autonomamente da contemporaneidade para a literatura nacional. -Posicionar-se. textos orais e escritos de análise e apreciação de textos literários brasileiros contemporâneos. em textos literários brasileiros.Relacionar características discursivas e ideológicas de obras brasileiras da contemporaneidade ao contexto histórico e à situação de produção. -Estabelecer relações intertextuais entre textos literários da contemporaneidade e produções literárias e culturais de diferentes épocas. circulação e recepção dessas obras. frente aos valores.