You are on page 1of 2

Exame 2010.1 – Curso Regular Modular Direito do Trabalho 2/4 Sumário: 1. Contratos de Trabalho. 2. Por Prazo Determinado. 3. Temporário. 4.

Terceirização. 5. Salário. 5.1. Meios de Pagamento de Salário.

1. Contratos de Trabalho - art. 443 da CLT • • Anotação na CTPS é prova de contrato de trabalho; Regra geral: o contrato de trabalho prazo indeterminado.

2. Por Prazo Determinado - art. 443, § 1º e 2º, CLT • • • Não cabe aviso prévio; Não há multa do FGTS; Não há nenhum tipo de estabilidade.

Hipóteses de contrato por prazo determinado - art. 443, § 2º, CLT a) serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a pré determinação do prazo (aumento de produção) – limite de 2 anos b) atividades empresariais de caráter transitório – limite de 2 anos c) contrato de experiência – limite máximo de 90 dias

Ver arts. 479 e 480 da CLT.

3. Temporário - Lei 6.019/74 acréscimo de serviço Hipóteses substituição de pessoal

Limite máximo de 3 meses, podendo ser prorrogado por mais 3 meses.
REDE LFG – EXAME DE ORDEM – REGULAR MODULAR

Direito do Trabalho– 2/4
Material de apoio disponibilizado na Área do Aluno LFG – www.lfg.com.br/areadoaluno

O art. 16 desta lei descreve que em caso de falência da locadora, a tomador de serviços se responsabiliza solidariamente para com os créditos trabalhistas dos empregados.

4. Terceirização - Súmula 331 do TST Na terceirização não precisa conter limite de prazo Na terceirização não compreende contratação pessoal de serviços Na terceirização deve compreender contratação de atividade meio e nunca de atividade fim Na terceirização existe responsabilidade subsidiaria do tomador sempre

Diferenças entre terceirização e temporário

5. Salário Gratificações Vale transporte PLR Diárias que não excedam 50% do salário

Não integra a remuneração

Ver Súmula 354 do TST

5.1. Meios de Pagamento de Salário • • • Em dinheiro - art. 463 da CLT Em cheque ou deposito bancário. Portaria 3281/84 do MT. Salário utilidade ou “in natura”

REDE LFG – EXAME DE ORDEM – REGULAR MODULAR

Direito do Trabalho– 2/4
Material de apoio disponibilizado na Área do Aluno LFG – www.lfg.com.br/areadoaluno