You are on page 1of 2

Exame 2010.1 – Curso Regular Modular Processo Civil 8/9 Sumário: 1. Recursos; 1.1. Apelação; 1.1.1. Efeito devolutivo; 2. Embargos de Declaração; 2.1.

Procedimento dos Embargos; 2.2. Efeito Modificativo/Infringente; 3. Recurso Extraordinário; 4. Recurso Especial;

1. Recursos (continuação) 1.1. Apelação (art. 513 do CPC). • Ao juiz compete: a) Admissibilidade. b) Efeitos art. 520 do CPC .

1.1.1. Efeito devolutivo • • As matérias de ordem pública sobem para o tribunal mesmo que a parte não recorra. Poderá o tribunal ao receber a apelação e julgar a matéria de mérito. - A sentença seja sem mérito; - A matéria seja de direito; - Que esteja em condições de imediato julgamento. • Súmula Impeditiva de Recursos: art. 518, § 1º, CPC.

2. Embargos de Declaração

Objetivam esclarecer uma decisão contraditória/obscura, ou integralizar uma decisão omissa.

REDE LFG – EXAME DE ORDEM – REGULAR MODULAR

Processo Civil– 8/9
Material de apoio disponibilizado na Área do Aluno LFG – www.lfg.com.br/areadoaluno

2.1 Procedimento dos Embargos 1. Cabem contra toda e qualquer decisão, inclusive interlocutórias; 3. Não há preparo e não há contraditório.

2.2 Efeito Modificativo/Infringente - Art. 538 do CPC os embargos de declaração interrompem a contagem de prazo para interposição de outros recursos. - Os embargos de declaração interrompem a contagem de prazo para outros recursos, salvo no caso de intempestividade.

3. Recurso Extraordinário

- Art. 102, III da CF. - Cabe quando houver violação a Constituição.

4. Recurso Especial

- Cabível nos casos de violação a lei federal, art. 105, III da CF. - Matéria de direito: STJ e STF. - Será recebido no efeito devolutivo. - É possível a obtenção do efeito suspensivo por meio de medida cautelar = Súmulas 634 e 635 do STF.

REDE LFG – EXAME DE ORDEM – REGULAR MODULAR

Processo Civil– 8/9
Material de apoio disponibilizado na Área do Aluno LFG – www.lfg.com.br/areadoaluno