A Influência da Publicidade da Televisão na Alimentação Infantil

Introdução
O que é a publicidade? A publicidade é um método de vendas utilizado em todo o mundo, que tem como objectivo promover um produto de modo a que os futuros consumidores se sintam influenciados, quer por algumas frases que sobressaltem ou pelos preços. O que é a influência? A influência é um acto ou efeito de influir. O que é a influência da publicidade da televisão na alimentação? A influência da publicidade da televisão na alimentação é o acto de influir a difusão e a divulgação sobre a alimentação. Muitas vezes influenciados pela televisão, pela rádio e pelas revistas vamos comprar os alimentos que na realidade não valem nada.

Desenvolvimento
O aumento da obesidade, documentada tanto em adultos como em crianças de países desenvolvidos, faz desta a maior ameaça à saúde pública. As crianças andam cada vez mais dependentes da televisão designando -se a isso por analfabetismo natural. De facto, a televisão e o mundo das crianças cruzam-se muitas das vezes de uma forma não muito equilibrada quanto seria desejável, dando assim origem a várias doenças secundárias. Os sintomas físicos das doenças secundárias, como a diabetes são apenas parte das consequências da obesidade em crianças, havendo importantes implicações no desenvolvimento psicossocial e bem -estar. Assistir à televisão é um dos passatempos mais importantes na vida de crianças e adolescentes. Praticamente em todas as casas de Portugal e em outros países, seja qual for o nível social, o televisor está sempre presente, substituindo muitas vezes a aprendizagem e uma boa prática de exercício físico. Não há discordâncias quanto ao facto de que a televisão pode entreter, informar e acompanhar as crianças, mas tamb ém pode exercer influências indesejáveis. Os problemas não são apenas detectados somente nos programas vistos, pois, encontram -se sob a influência de centenas de anúncios

comerciais, muitos dos quais introduzem hábitos alimentares nada saudáveis, estimulando o consumismo. Para ajudar nas vendas a equipa de concepção dos alimentos escolhe pessoas famosas para melhor atrair o público. Muitas vezes usam o efeito sonoro para aumentar (em) as vendas. Em certas cadeias de fast-food e não só, vêm publicidades a apresentar os brindes, o que, na maior parte das vezes influencia as crianças a comprar os produtos. Os brindes têm a finalidade de aumentar as vendas influenciando as pessoas mais jovens a comprarem os alimentos não pelo que valem, mas sim pelo brinde. Este tipo de alimentos não são nada saudáveis, com vários aditivos alimentares, que podem prejudicar a saúde, e possuem poucos nutrientes favoráveis à nossa vida, que podem causar várias doenças tais como a obesidade.

A Obesidade
A obesidade é uma doença que constitui um importante factor de risco para o aparecimento, desenvolvimento e agravamento de outras doenças. Um artigo da APP (Associação de Psicologia Portuguesa) aponta que a epidemia de obesidade é um assunto de saúde pública sério e qu e tem aumentado a mortalidade de homens e mulheres, além de ter um altíssimo custo social e econômico.

Consequências A obesidade pode ser uma grande causadora de doenças como: - hipertensão arterial; - diabetes tipo 2; - insuficiência venosa crónica; - propensão a quedas; - carcinoma da mama. Causas O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia dispendida. Os factores que determinam este desequilíbr io são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental.

Como se previne a obesidade? - Dieta alimentar equilibrada; - Actividade física regular; - Modo de vida saudável.

Conclusão
Não nos devemos influenciar pela publicidade da televisão pois ela nunca diz a verdade! Devemos ler os rótulos, pois esses dizem a verdade, para termos uma alimentação saudável.

Bibliografia: http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Crivelaro.PDF http://alimentacaoinfantil.blogspot.com/2007/08/influncia -da-tv-naalimentao-das.html http://www.minerva.uevora.pt/stclara/pp0304/alunos/6f/alimentacao/introd.htm

Trabalho realizado por: Ana Almeida nº1 João Cardoso nº 11 Mafalda Sofia nº15 Tiago Pais nº 24

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful