ZIKAVIROSE/CHIKUNGUNYA/D

ENGUE

MsC. João Paulo Linhares
Farmacêutico/Bioquímico
Esp. Citologia Oncótica
MsC. Imunologia Complexo
Principal de Histocompatibilidade

APRENDENDO A PESQUISAR E DISTRIBUIÇÃO DA DOENÇA ZIKA – ENDEMIA? FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE LINK: portalsaude.br/index.php/perguntas-e-respostas- .gov.saude.

OS VÍRUS FONTE: BBC NEWS LINK http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160205_zika_perguntas_ fn .

A dispersão pelo mundo ocorreu da África: primeiro da costa leste do continente para as Américas. aedes aegypti pode carregar até 17 tipos de vírus FONTE:http://webcache.  .O VETOR – Aedes aegypti Versátil.php/clipagem/versatilaedes-aegypti-pode-carregar-ate-17-tipos-de-virus/+&cd=7&hl=ptBR&ct=clnk&gl=br  O A. depois da costa oeste para a Ásia.com/search? q=cache:tgk9sQjPUyUJ:www.googleusercontent.br/index. aegypti é originário do Egito.org.cremeb.

Há relato de que um só mosquito da dengue infectivo transmitiu dengue para cinco pessoas de uma mesma família. Normalmente. O mosquito da dengue tem uma peculiaridade que se chama “discordância gonotrófica”. que significa que é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. .  A dengue ocorre só no Brasil? Não. poderá transmitir o vírus da dengue neste processo. quando precisam ingerir sangue para realizar o desenvolvimento completo dos ovos e maturação nos ovários. as fêmeas intensificam a voracidade pela hematofagia após a fecundação. três dias após a ingestão de sangue as fêmeas já estão aptas para a postura. Austrália  e Polinésia Pacífica. no mesmo dia. bem como na África. mosquitos sugam uma só pessoa a cada lote de ovos que produzem.O VETOR – Aedes aegypti Quantas pessoas um mosquito é capaz de infectar? Os mosquitos fêmea sugam sangue para produzir ovos. Há registro da doença em diversos países das Américas. Embora possam ocasionalmente se alimentar com sangue antes da cópula. Por que só a fêmea pica? A fêmea precisa de sangue para a produção de ovos. Em geral. Se o mosquito da dengue estiver infectivo. Ásia. passando então a procurar local para desovar.

Uma alternativa de baixo custo  Crotalária breviflora .

Juan Pablo Pina.campusvirtualsp. de Nigua. con impacto en la calidad de vida y que requiere servicios especializados de salud. de Santo Domingo. de San Cristobal. Desde que se dobra'‘ febrero de 2014.  FONTE: http://brasil. el mismo mosquito que transmite el dengue.genera dolores intensos e inflamación en las mismas articulaciones afectadas en la fase aguda. Este nuevo virus en la región afecta a cualquier persona sin distinción de sexo o edad. -que se presenta en cerca de la mitad de los afectados y con mayor frecuencia en personas mayores de edad.org/node/229077 - . República Dominicana enfrenta por primera vez una epidemia de fiebre chikungunya. En su fase crónica. y Plaza de la Salud y Robert Reid Cabral. Estas fotografías fueron tomadas en los hospitales María Paniagua. y son cíclicos. Hasta junio del 2014.A DOENÇA CHICUNGUNYA  CHICUNGUNYA dialeto Tanzanês significa “aquele  pessoas acometidas pelo vírus chikungunya. el chikungunya ya se ha extendido por 22 países y territorios de las Américas. cediendo la fiebre y los dolores articulares. En su fase aguda se resuelve en 3 a 7 días.obliga a las personas a guardar reposo por el dolor e inflamación articular. un virus transmitido por el Aedes aegypty. pero –cuando se presenta en su forma más intensa.

Por : Pan American Health Organization-PAHO Pan American Health Organization-PAHO .

Por : Pan American Health Organization-PAHO Pan American Health Organization-PAHO .

Por : Pan American Health Organization-PAHO Pan American Health Organization-PAHO .

Por : Pan American Health Organization-PAHO Pan Amer ican Health Organization-PAHO .

Por : Pan American Health Organization-PAHO Pan Am erican Health Organization-PAHO .

é necessário fazer mais investigação antes de compreendermos a relação entre a microcefalia em bebés e o vírus Zika. . Recentemente.  Durante grandes surtos na Polinésia Francesa e no Brasil. assim como um aumento nos bebés nascidos com microcefalia no nordeste do Brasil. Os sintomas são semelhantes a outras infecções por arbovírus. Outras potenciais causas estão igualmente a ser investigadas. As agências que investigam os surtos de Zika estão a encontrar um conjunto de evidências cada vez maior sobre a ligação entre o vírus Zika e a microcefalia. respectivamente em 2013 e 2015. No entanto. Estes sintomas são. rápidos e duram 2-7 dias. e são a febre. incluindo o dengue. normalmente. as autoridades sanitárias nacionais comunicaram potenciais complicações neurológicas e auto-imunes como Síndrome de GuillainBarre da doença do vírus Zika. mas é provavelmente de alguns dias. mialgia. conjuntivite.ZIKAVIROSE O período de incubação (o tempo que decorre desde a exposição até aos sintomas) da doença do vírus Zika não está estabelecido. no Brasil. mal-estar e cefaleias. as autoridades sanitárias locais observaram um aumento das infecções pelo vírus Zika no público em geral. erupções pele. artralgia.

como o dengue.  . febre do Nilo Ocidental e febre amarela. normalmente.ZIKAVIROSE Diagnóstico O vírus Zika é diagnosticado através de PCR (reacção em cadeia da polimerase) e do isolamento do vírus em amostras de sangue. devem procurar aconselhamento e cuidados médicos. beber muitos líquidos e tratar as dores e a febre com medicamentos comuns. As pessoas com o vírus Zika devem repousar bastante. relativamente ligeira e não requer um tratamento específico. Se os sintomas piorarem.  Tratamento A doença do vírus Zika é. O diagnóstico por serologia pode ser difícil porque o vírus pode ter uma reação cruzada com outros flavivírus.

int/en/ .http://who.

 NOTIFICAÇÕES – 6.MICROCEFALIA  ÚLTIMOS DADOS:  FASE – OUTUBRO à MARÇO 2015.776  944 CONFIRMADOS  FONTE: G1  ESTUDOS ESTÃO EM ANDAMENTO A RESPEITO DA AÇÃO DO VÍRUS CONTRA MICROCEFALIA .