You are on page 1of 6

Língua Portuguesa


Ano

Nome: ___________________________________________________
Data: ____/____/______

 Lê, atentamente, o texto que se segue:
As Duas Bonecas

5

10

15

20

25

30

35

Lá longe, na Índia, havia um rei que tinha uma filha.
Ora, queria o rei que a sua filha casasse com um homem de muito
juízo. “O noivo da minha filha” (dizia ele) “pode ser fidalgo, valente, bonito, rico
– tudo isso será bom; mas mais que tudo, antes e acima de tudo, eu quero
que o noivo da minha filha seja um homem e muito juízo, uma pessoa discreta
e de muito bom senso.”
Um dia, o rei mandou fazer duas bonecas muito
bem feitas, do tamanho das pessoas crescidas. Era
olhar para elas, e vê-las iguais – mesmo iguaizinhas.
(…)
O rei, depois mandou pôr as duas bonecas à
porta do palácio. Um arauto avançou por ordem dele, e
gritou assim, para que todos ouvissem:
– Olá! Oiçam todos o que vou dizer! Oiçam
todos, e passem palavra do que vão ouvir! À porta do
palácio estão duas bonecas. O homem (quem quer
que ele seja) que for capaz de dizer certinho em que é
que as bonecas não são iguais – esse casará com a
nossa princesa, e virá um dia a ser rei! (…)
E desde então, de dia e de noite, passava gente de todas as partes… e
nada, nada, nada! Ninguém via diferença alguma. Eram iguais! (…)
E os cozinheiros, portanto, não tiveram de cozinhar o banquete para o
dia do casamento da princesa.
Por fim, apareceu uma manhã um homem alegre e muito novo – um
jovem – de olhos brilhantes e de gesto calmo, que parecia pensar as coisas
bem pensadas, até adivinhar, bem adivinhadas, as adivinhas que lhe
propusessem. Ouvira falar do aviso do rei, e queria ver, também ele, as duas
bonecas!
Colocou-se pois adiante das duas, e esteve muito tempo a examiná-las.
Não via, também, nenhuma diferença. (…)
De repente, lembrou-lhe uma coisa. Foi ver as orelhas das duas
bonecas. Viu também as suas bocas.
Procurou depois qualquer coisa pelo chão, até que encontrou uma
palhinha.
Pegou na palhinha, e voltou para as bonecas.

1

ao meio dos lábios. porque não tira pela boca fora tudo que lhe entra pelos ouvidos. Tinha caído. uma das bonecas é melhor do que a outra. empurrou mais. para dentro do corpo. os oficiais. os mordomos. A outra ponta da palhinha não lhe saía pela boca. Não havia passagem do ouvido para a boca. olhando para os lábios dessa mesma boneca. Então. tudo aquilo quanto ouve dizer. empurrou. Já dei com o segredo. António. chamou um criado e disse-lhe assim: – Faça favor de dizer a el-rei que lhe peço para lhe falar sobre as bonecas. A palha desapareceu. e toda a demais gente do real palácio! E isso é que foi uma festa. empurrando. a do casamento da filha do rei! SÉRGIO. – Ora até que enfim! – declarou o rei – Trataremos de preparar a festa do noivado. Este jovem tem juízo. pois. ao passo que a outra deixa sair pela boca tudo que pelos ouvidos se lhe meter. meus amigos. certamente. Empurrou a palha. até que viu sair a outra ponta pela boca da boneca. meteu a palhinha por dentro do ouvido duma delas. os alfaiates. Foi depois à outra boneca – a da esquerda – e meteu-lhe a palha para dentro do ouvido. As Duas Bonecas (Adaptado) 2 . Foi-a empurrando. empurrando. – Meu senhor – começou o jovem –. os criados. Puxou então por essa ponta. Empurrou tudo.36 40 45 50 55 60 Então. e há-de casar com a minha filha! E então é que foi trabalho. até ao fim. e assim tirou a palhinha cá para fora. a outra é linguareira e indiscreta. Uma não repete. para os cozinheiros.

” [linha 31] 7. 5. O que se passou depois de se ter espalhado esta notícia? 5. e por toda a parte se dizia (…): Casará com a princesa.1. Porque é que o rei concluiu que o jovem tinha juízo? 3 .1. explica a diferença que existia entre elas. apareceu uma manhã um homem alegre e muito novo – um jovem – de olhos brilhantes e de gesto calmo. virá a ser rei quem for capaz de descobrir em que é que as bonecas não são iguais!” 5. Por palavras tuas. De que se lembrou ele? 7.1. O jovem concluiu que as duas bonecas eram muito diferentes. Foi fácil descobrir a diferença entre as bonecas? Justifica a tua resposta. 6. “A notícia correu de terra em terra.” [linhas 24 e 25] 6. “Saiu o jovem de ao pé das bonecas… De repente lembrou-lhe uma coisa. “Por fim. O que pretendia o rei de que nos fala o conto? 2. 8.2. Que vinha fazer esse jovem ao palácio? 7.2. que outras qualidades devia ter o noivo? 4. Faz a localização espacial da acção. Além de bom senso. Transcreve uma expressão que justifique a tua resposta. 3.1. Explica por palavras tuas. “– Ora até que enfim! … Este jovem tem juízo” [linhas 55 e 56] 8. Responde de forma clara e completa: 1. o que quer dizer a expressão “bom senso”.

o arauto. Completa as frases. vestiu o seu melhor fato. 5. Sublinha os adjectivos que encontras na frase acima transcrita. “Por fim. Vós não _____________ o tal sinal do árbitro.” [linhas 24 e 25] 1. Se o jovem não _____________ (descobrir) o segredo. b. Arauto.1. pondo o verbo entre parêntesis no pretérito imperfeito do conjuntivo. Indica o modo em que se encontram as formas verbais do verbo ir nas seguintes frases: a. d. Seria óptimo se tu ____________ (querer) ir ao banquete. 4. Tu _______________ bem o concerto. apareceu uma manhã um homem alegre e muito novo – um jovem – de olhos brilhantes e de gesto calmo. o rei zangar-se-ia. e. Completa o quadro seguinte: Formas Verbais Infinitivo Conjugação Pessoa Número havia ____________ ____________ ____________ ____________ mandou ____________ ____________ ____________ ____________ era ____________ ____________ ____________ ____________ ouvissem ____________ ____________ ____________ ____________ punha ____________ ____________ ____________ ____________ ouve ____________ ____________ ____________ ____________ 3. mas ele _____________ melhor. Completa as frases com o verbo ouvir no pretérito perfeito do indicativo. 2. b. Gramática 1. a. Ele iria ser ouvido por muita gente. 4 . Para ir à praça. a princesa não teria casado. b. a. vai ler esta notícia ao parvo! O arauto foi à praça dar a notícia. Se o arauto não fosse à praça. mas eles ____________ de imediato. c.

______ noite quando chegamos a casa. Faz a análise sintáctica desta frase: Amanhã. os. Amanhã. à. c. os convidados entregarão os presentes à princesa. d. 5 ..6. à. ______ é um alívio poder descansar ______ vontade! ______ um óptimo filme ______ quinta-feira. ah!. Completa as frases com as formas há. Classifica morfologicamente as seguintes palavras: a. sabe bem ver televisão. ______ quanto tempo andas na escola? ______ pessoas que passa. 8. 7. um quarto da sua vida a estudar. pelo menos. princesa. b.

o rei tem muito poder.Nesta história. Imagina que és um ser com muito poder…. como em muitas que conheces. O que fazias. até decide com quem é que a filha há-de casar. que sonhos concretizavas? Se eu fosse _______________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 6 .

Related Interests