P. 1
Volumetria ácido-base

Volumetria ácido-base

|Views: 2,318|Likes:
Published by Ana Paula Pereira

More info:

Published by: Ana Paula Pereira on May 18, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/18/2013

pdf

text

original

18-05-2010

Da atmosfera ao oceano: soluções na Terra e para a Terra

Volumetrias de ácido – base

Ana Paula Pereira – 2009/2010

Sumário
• • Introdução Volumetrias de ácido - base:
1. Reacção entre ácido forte - base forte 2. Reacção entre ácido forte – base fraca 3. Reacção entre ácido fraco – base forte

• •

Titulações Curvas de titulação

1

18-05-2010

Introdução
Com base na teoria protónica de Bronsted e Lowry, pode afirmar-se que: Uma reacção ácido-base não é mais do ácidoque a passagem de um ião hidrogénio (ou seja, de um protão) de um ácido para uma base, com a formação dos respectivos pares conjugados ácido-base.

Introdução
Quando se trata de uma reacção entre um ácido forte e uma base forte está-se em forte, presença de duas espécies que se encontram totalmente ionizadas / dissociadas, ou seja, ocorrem as reacções completas: HA (aq) + H2O (l) → A- (aq) + H3O+ (aq) B (aq) + H2O (l) → HB+ (aq) + OH- (aq)

2

18-05-2010

Introdução
Desta forma, a reacção ácido-base é descrita pela equação:
A-(aq)+H3O+(aq)+HB+(aq)+OH-(aq) → A-(aq)+HB+(aq)+2H2O(l)

Eliminando os iões espectadores, fica:
H3O+ (aq) + OH- (aq) → 2 H2O (l)

Isto quer dizer que cada ião H3O+ resultante do ácido neutraliza um ião OH- resultante da base, originando uma espécie neutra (H2O).

Volumetrias de ácido - base
1.Reacção entre ácido forte – base forte 2.Reacção entre ácido forte – base fraca 3.Reacção entre ácido fraco – base forte

3

18-05-2010

1. Reacção entre ácido forte - base forte
HCl (g) + H2O (l) → Cl- (aq) + H3O+ (aq) NaOH (s) → Na+ (aq) + OH- (aq) H3O+ (aq) resultante da ionização do HCl vai reagir com OH- resultante da dissociação do NaOH, com formação de água: H3O+ (aq) + OH- (aq) → 2 H2O (l) Como o produto da reacção entre um ácido forte e uma base forte é água, se forem misturadas quantidades equivalentes de ácido e de base obtém-se uma solução neutra (pH = 7, a 25 ºC).
H 2O (l )

2. Reacção entre ácido forte – base fraca
HCl (aq) + NH3 (aq) → Cl- (aq) + NH4+ (aq) • Se as quantidades químicas de HCl e NH3 que reagem forem iguais, em solução ficam Cl- e NH4+:
– Cl- é a base conjugada do ácido forte HCl, logo não tem qualquer tendência para captar protões (espécie neutra). – NH4+ é o ácido conjugado da base fraca NH3, logo pode reagir com a água libertando protões:

NH4+ (aq) + H2O (l) ⇄ NH3 (aq) + H3O+ (aq) • Como [H3O+] > [OH-], a solução será ácida (pH<7).

4

18-05-2010

3. Reacção entre ácido fraco – base forte
CH3COOH(aq)+NaOH(aq) → CH3COO-(aq)+Na+(aq)+H2O(l)

• Se as quantidades químicas de CH3COOH e NaOH que reagem forem iguais, em solução ficam CH3COO-, Na+ e H2O:
– Na+ é o ácido conjugado da base forte NaOH, logo não tem qualquer tendência para ceder protões (espécie neutra). – CH3COO- é a base conjugada do ácido fraco CH3COOH, logo pode reagir com a água:

CH3COO-(aq)+H2O(l) ⇄ CH3COOH(aq)+OH-(aq) • Como [H3O+] < [OH-], a solução será básica (pH>7).

Volumetrias de ácido - base
Espécies reagentes Em solução Ácido forte Base forte Ácido fraco Base fraca Ácido fraco Base fraca Adicionada Base forte Ácido forte Base forte Ácido forte Base fraca Ácido fraco Incompleta Praticamente completa Completa Água Base fraca e água Ácido fraco e água Extensão da reacção Produtos da reacção pH 7 7 >7 <7

Tabela – pH de uma mistura de um ácido com uma base

5

18-05-2010

Titulações
• Titulação – é uma operação analítica utilizada em análise volumétrica com o objectivo de determinar a concentração de uma solução. • Titulante – é a solução contida na bureta mesmo que a sua concentração seja desconhecida. • Titulado – é a solução de volume rigorosamente medido, que se coloca no erlenmeyer.

Titulações
• Ponto de equivalência – é a situação em que a reacção química entre as duas soluções é completa, ou seja, foram usadas quantidades estequiométricas dos dois reagentes. • Ponto final – é a situação em que se detecta experimentalmente uma variação brusca de uma propriedade física ou química da mistura reaccional.

6

18-05-2010

Titulações
A detecção do ponto final pode ser realizada através dos métodos:

Potenciométrico

Colorimétrico

Titulações
Critérios a que deve obedecer a escolha de um indicador ácido-base: • O valor do pH do ponto de equivalência da titulação deve estar incluído na zona de viragem do indicador; • A zona de viragem do indicador tem, obrigatoriamente, de estar toda incluída na gama de variação brusca de pH em torno do ponto de equivalência.
zona de variação brusca de pH pH inicial

Volume de titulante gasto até ao ponto de equivalência

7

18-05-2010

Curvas de titulação
As titulações ácido –base podem ser de três tipos:

1. Ácido forte-base forte forte-

2. Ácido fraco-base forte fraco-

3. Ácido forte-base fraca forte-

Distinguem-se equivalência.

pelo

pH

no

ponto

de

8

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->