VISITA AO MOINHO DA CARVALHA GORDA – Campia (Vouzela – Viseu) em Maio 2010 Registo feito oralmente pela Carolina (5 anos

) Fizemos uma visita de estudo, para ver como se fazia papel reciclado. Com roupa velha de algodão. A roupa era cortada às tiras pequenas, passava por outras máquinas que ainda ficavam mais pequeninas e juntava-se água. O algodão ficava muito mole, parecia mais uma nuvem e algodão para tratar as feridas. Este algodão vai para outro tanque passando por um tubo debaixo da fábrica. Aqui ficava ainda mais macio. Com uma das tábuas com quatro quadradinhos metia-se dentro do tanque e escorria a água e ficava o algodão/papel. O papel ia para cima de um papel absorvente, prensava-se, espalmava-se e batia-se com máquina.

uma

Depois ia para a estufa secar. A seguir já saía papel a sério. Passava o papel noutra máquina e as folhas ficavam macias e leves. Umas tinham pétalas, folhas e outras só com uma folha. a Tinham cheiro a chocolate, pastilha, morango, canela e hortelã. Outras eram feitas de borras de café, com centeio e outras feitas com gangas que ficavam todas azuis.