A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.

com to remove the watermark

memória descritiva
fase 4 | projecto em design I design | universidade de aveiro ana gil 50420 marisa santos 50026 rafael lemos 49674

índice
3 | introdução 4 | função do brinquedo 5 | constituição do brinquedo 6 | embalagem 7 | referências usadas 8 | anexo: desenho dos outros brinquedos

introdução
No âmbito da cadeira de Projecto em Design I, correspondente ao 2º semestre do curso de Design, foi-nos proposto a concepção de um brinquedo, para um mercado específico dentro da faixa etária dos 0 aos 10 anos, cujo principal material constituinte deveria ser madeira, e que deveria ter em vista as normas de segurança europeia, bem como o património nacional português e preocupações implícitas de carácter social, ético e lúdico. O desenvolvimento deste projecto envolveu muita pesquisa, nomeadamente em lojas como Didakto e empresas como Naef, Plan Toys, entre outras, sugeridas pelos professores da disciplina. O projecto foi reformulado e redesenhado várias vezes, devido à necessidade de fazer algo que correspondesse aos critérios e fosse minimamente diferente daquilo que já é produzido. Após projecção definitiva do projecto, o brinquedo foi maquetizado, primeiramente em roofmate, e, de seguida, em madeira, com os devidos acabamentos.

3

função do brinquedo
O brinquedo desenvolvido consiste numa colecção de seis animais selvagens portugueses (lobo ibérico, lince ibérico, cabra montês ibérica, gamo, raposa vermelha e veado) para crianças de ambos os sexos, numa faixa etária dos 5 aos 7. Os animais escolhidos foram re-desenhados com um aspecto geometrizado, quase robótico. Cada animal possui encaixes para cabeça, membros dianteiros e traseiros e cauda. Assim, há a possibilidade de trocar peças entre animais (por exemplo, um lobo com patas de veado e cauda de lince), o que estimula a capacidade criativa da criança, e está relacionado com o imaginário infantil que liga os animais às fábulas e aos contos. Além disso, este brinquedo tem um cariz educativo, no sentido em que ajuda ao desenvolvimento de capacidades cognitivas, incentivando a criança a reconhecer e distinguir certos animais e podendo despertar a criança para o facto de alguns animais existirem apenas em certos locais e, consequentemente, para a noção de extinção.

4

constituição do brinquedo
O brinquedo é composto quase exclusivamente por madeira de seringueira. A madeira de seringueira é um material leve e de cor branca, que é esteticamente agradável e adequada ao brinquedo. Usar madeira de sobreiro permite uma produção sem riscos ecológicos, já que após 25 anos, os sobreiros deixam de produzir seiva e são cortados, sendo plantadas novas árvores no seu lugar – assim, não se corre o risco de desflorestação para obtenção da matéria-prima. Os encaixes das várias peças são feitos de um modo simples e que é simultaneamente fácil de montar e fácil de manusear, ao permitir o movimento das várias partes do corpo de forma independente. Cada peça tem uma fenda de forma circular, que tem uma fenda correspondente, também circular, no tronco do animal. Inserindo uma pequena borracha de forma tubular nas fendas, consegue-se fazer a ligação entre as duas partes. Cada animal tem uma série de tattoos, desenhos impressos na madeira com metal aquecido, que possibilitam que, por muitas trocas de peças que se façam, a criança consiga sempre voltar ao animal original. Isto é possível visto que os desenhos gravados na madeira são idênticos àqueles apresentados na ilustração gravada na embalagem. Assim, estabelecendo uma relação entre embalagem e brinquedo, a criança pode facilmente montar e desmontar o brinquedo sem perder a noção de qual o animal original.

5

embalagem
A embalagem, como referido anteriormente, tem imprimida uma ilustração (do animal) que usa uma linguagem semelhante à usada no brinquedo, e um pequeno rótulo sobre o animal em questão, o que deriva de uma necessidade de incentivar a criança a conhecer o que o brinquedo representa. A embalagem tem a forma de um paralelepípedo, relativamente simples, em plástico d2w® semi-transparente, um material biodegradável e reciclável que não apresenta riscos para a saúde e segurança da criança.

6

referências usadas
Loja DIDAKTO Rua Miguel Bombarda, Porto. http.://www.didakto.pt Plan Toys http://www.plantoys.com/about_how_quality.php Oak Plus http://www.oakplus.com/rubberwood.htm d2w.net http://www.d2w.net/ http://www.d2w.net/what/index.shtml http://www.d2w.net/credentials/index.shtml

7

anexo: desenho dos outros brinquedos
8

raposa vermelha

lince iberico

cabra montesa iberica

gamo

veado

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful